11 filmes sobre esportes para ver na Netflix
Aprendizado

11 filmes sobre esportes para ver na Netflix

Escrito por Unisport Brasil

A Netflix é uma das maiores plataformas de streaming de vídeos e seriados online sob demanda. Mas você sabia que ela pode ser uma ferramenta ideal para os profissionais de educação física que querem alavancar a carreira, atletas ou apenas interessados no assunto, que buscam aprender mais sobre o mundo esportivo? Em ano de Copa do Mundo e com o esporte em alta, o que não falta são opções de filmes sobre esportes na Netflix.

Motivação não vai faltar depois de você assistir a filmes baseados em histórias reais e documentários que mostram as histórias de luta e superação de grandes atletas. Se você tem paixão por esportes e aventuras, este artigo vai lhe interessar. Nos próximos tópicos, vamos apresentar 10 filmes sobre esportes. Acompanhe!

1. Gold Stars: a História Oficial da Copa do Mundo FIFA (2018)

Aproveitando o ano de Copa, esse documentário é um lançamento recente da Netflix para o público que tem interesse em futebol e acompanha todos os campeonatos mundiais.

Trata-se de uma série de três episódios — com cerca de uma hora cada — que mostra a história dos mundiais de futebol realizados pela FIFA. Nela, são mostrados diversos momentos dos mundiais, desde os anos 1930 até a Copa de 2014, sediada no Brasil.

O programa é uma narrativa e conta com quadros como o “Estatísticas”, que mostra, por exemplo, o goleiro que ficou maior número de partidas sem levar gols, o jogador que ficou mais tempo em jogo, entre outras. Também tem os maiores “Ícones”, que apresenta os melhores jogadores, e os “Vilões”, que ficaram conhecidos por algo negativo, como a marcação de pênaltis contra seus times, por terem comportamentos agressivos etc.

Além disso, o documentário também mostra outros mundiais realizados pela FIFA, envolvendo o futebol feminino, de areia, futsal e até mesmo a categoria sub-20.

2. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

O filme teve seis indicações ao Oscar e é baseado em fatos reais. Conta a vida de Billy Beane, técnico do time de baseball Oakland Athletics, e retrata como ele e seu assistente, Peter Brand, mudaram a história desse esporte.

Dispondo de poucos recursos financeiros, Billy Beane vai perdendo os jogadores mais importantes do seu time e não tem condições de contratar novos atletas do mesmo porte para substituí-los.

Para contornar a situação, ele pede a ajuda do economista Peter Brand, que, por meio de análise de desempenho, com métodos de estatística e matemática, e o auxílio de um software, consegue formar um time de ponta. Assim, o simples time Oakland Athletics torna-se um dos melhores times do baseball do país.

3. Arremesso de Ouro (2014)

O filme é baseado em uma história real. O agente esportivo J.B. Bernstein (Jon Hamm) cria o reality show “O Braço de um Milhão de Dólares” e vai até a Índia procurar atletas com potencial para jogar baseball. Lá, ele conhece dois jovens indianos jogadores de críquete, os leva até os Estados Unidos e os transforma em jogadores de ponta em uma liga de baseball.

4. Coach Carter (2005)

Baseado em fatos reais, conta a história de Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, que vai até um bairro carente para treinar o time de basquete de sua antiga escola.

Por meio de muita rigidez e disciplina, ele faz com que a equipe vença diversos campeonatos e alcance vários recordes. Além de treinar os jovens para o jogo, ele os treina para a vida, que nem sempre será fácil.

5. Ícaro (2017)

O documentário conta como funciona o sistema de venda de substâncias não permitidas para os atletas na Rússia. Para isso, o filme mostra a história do atleta Bryan, que, com a ajuda do médico Grigory Rodchenkov, podia escapar dos exames toxicológicos facilmente. A fraude foi descoberta e o escândalo fez com que todo o time russo de atletismo ficasse de fora das Olimpíadas de 2016.

6. Iverson (2014)

Esse documentário conta a história Allen Iverson, considerado um dos maiores jogadores de basquete do século XXI.

Iverson nasceu em um bairro pobre dos Estados Unidos, onde a criminalidade e as drogas eram problemas muito comuns. Para contornar essa situação, ele tinha o sonho de muitos jovens americanos desprivilegiados: o de alcançar o sucesso pelo basquete. O resultado você já imagina, não é mesmo?

O filme tem depoimentos reais do próprio Allen Iverson e de pessoas que conviveram com ele, amigos, ex-treinadores, colegas de time e parentes.

7. Deathgrip (2017)

O filme Deathgrip, do diretor Clay Porter, foi filmado em diversos lugares do mundo e demorou dois anos para ser produzido. Ele mostra o atleta Brendan Fairclough, ciclista de Mountain Bike, atuando em saltos e manobras radicais. O filme é recheado de belas imagens e paisagens de tirar o fôlego.

8. Hoop Dreams (1994)

O filme mostra a realidade de dois garotos de Chicago, Arthur Agee e William Gates, que buscam se tornar jogadores de basquete profissionais. Com poucas condições, esses adolescentes buscam superar as dificuldades e seguir firmes no objetivo de serem estrelas do basquete.

Além do esporte, o documentário aborda temas como segregação educacional e econômica, problemas comuns na periferia dos grandes centros.

9. 23 Blast (2013)

O filme é um drama esportivo inspirado na vida de Travis Freeman, um adolescente de Kentucky, que é vítima de uma infecção rara causada por uma meningite bacteriana e fica cego. A partir daí, o roteiro mostra como Travis aprende a contornar a situação e começa a lidar com as dificuldades do mundo sem a sua visão. Apesar disso, ele não desiste do seu sonho de jogar futebol.

10. Rocky: um Lutador (1976)

Esse clássico não poderia faltar na nossa lista. O filme levou o prêmio do Oscar nas categorias de melhor filme, edição e direção. É o primeiro dos sete filmes protagonizados pelo personagem Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stalone.

Ele retrata a vida do lutador de boxe da Filadélfia, que começa a mudar quando ele participa do campeonato mundial de pesos-pesados. Mesmo sem grandes chances de vencer, ele decide treinar pesado para enfrentar o melhor boxeador do mundo. O filme retrata os 15 rounds da luta e mostra a força de vontade extrema dos lutadores em seguir no ringue, mesmo com muitos machucados.

Com tantos filmes sobre esportes na Netflix retratando histórias de motivação e sucesso, o que não vai faltar são motivos para inspirar você. Escolha os seus preferidos da lista e divirta-se!

O que achou da lista? Tem algum filme que ficou de fora dela que você recomenda para os nossos leitores? Escreva aqui nos comentários!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This