4 dicas de handebol para formar um time campeão
Handebol

4 dicas de handebol para formar um time campeão

Escrito por Unisport Brasil

A formação de um time campeão passa muito pela influência do técnico. Treinar e administrar um grupo de jogadores é uma tarefa de constante descobrimento, e nesse processo, aqueles que conseguem tirar o melhor do conjunto e elevar o nível da equipe são os mais reconhecidos.

Além de metodologia, existem pontos que merecem destaque na preparação de um time que almeja a glória. Por isso, nós vamos listar a seguir algumas dicas de handebol para fazer a diferença e deixar a sua marca. O título vem do suor! Vamos nessa?

1. Defina uma tática

Se você já conhece seu elenco e teve experiências com esse grupo de jogadores em competição, já é possível desenhar um plano tático eficiente. O handebol é um jogo muito dinâmico, com mudanças constantes, mas basicamente são 2 os principais focos na hora de escolher uma tática: as características dos seus atletas e a familiaridade deles com determinado estilo de jogo.

Seu time é alto, tem jogadores de boa envergadura, longilíneos? Se sim, você pode considerar uma defesa em zona 6:0 ou 5:1 com transições para 3:2:1 em situações específicas de jogo, por exemplo. Se o biotipo dos seus atletas é mais diversificado, com pontas ágeis e centrais mais fortes, pode considerar uma zona em 4:2 ou até mesmo em 3:3 para tirar muitas das chances de chute do time adversário.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Aqui, a tarefa é compreender qual o melhor estilo de jogo para a sua equipe, com qual ela vai se adaptar e obter os melhores resultados. O mesmo vale para o setor ofensivo. O grande toque dos melhores treinadores é formar um conjunto que em quadra ofereça mais do que suas individualidades. Ou seja, é praticamente um quebra-cabeça, e decifrá-lo é o papel do treinador.

2. Valorize o controle de bola

Ter a bola no handebol é o princípio de tudo, pois ao dominá-la o adversário que deve, primeiro, preocupar-se em recuperá-la para então pensar em marcar um gol. Portanto, coloque isso na cabeça dos seus jogadores: valorizem o controle da bola.

Com a posse dominada é possível começar a armar a jogada e chegar ao gol. É um conceito tão simples que pode soar até mesmo infantil, mas muitos times menosprezam esse fato.

Um bom conselho é estimular a cautela e a paciência na armação de jogo durante os treinamentos. Seus atletas não devem ter medo de ousar, mas na hora certa e desde que apareça uma chance. E as oportunidades surgem nos erros do adversário. Movimentar a bola vai abrir espaços no posicionamento defensivo, e então é hora de atacar e buscar o gol.

Portanto, deixe claro seu recado. Alguns erros, como um passe mal feito no contra-ataque, somam gols praticamente dados ao adversário, um valor que pode pesar demais no resultado final. Além disso, valorizar a bola não significa um ataque estático. Mas sim executar ações corretamente, dentro da dinâmica das jogadas ofensivas, sob o ponto de vista do trabalho do treinador. Disciplina e inteligência são fundamentais para alcançar o equilíbrio perfeito.

3. Invista no seu goleiro

Esse atleta tem um papel extremamente importante no handebol. Ter um goleiro de qualidade sob as traves vai fazer a diferença em busca de um título, sem dúvidas. Investir no goleiro é oferecer treinamentos e orientação de alto nível para que ele conheça a fundo o seu papel no time e permaneça sempre pronto para tomar boas decisões.

Diferente de esportes mais populares, o goleiro do handebol tem uma vantagem ao seu favor: a área. Ele é dono daquele espaço e nenhum outro jogador pode invadir ou pisar ali para tomar vantagem disso. Portanto, é essencial explicar para o atleta que antes de pensar em não tomar um gol, ele precisa defender a sua área. Assim, ele vai expandir sua ideia de defesa, compreendendo que suas ações e habilidades precisam focar nesse aspecto.

Isso vai influenciar no jogo como um todo. No melhor posicionamento ao abafar um arremesso, nos tiros de 7 metros e, o principal, fugir do conceito básico que o goleiro precisa agarrar a bola. No handebol, isso não é verdade. O goleiro precisa fazer com que ela não fure sua barreira e entre no gol, mas pode espalmá-la para a linha de fundo que mesmo assim seu time permanece com a posse de bola. Invista no aprendizado dessa noção, colocando a área como enfoque de defesa.

4. Foque na definição

Elevar o nível de execução nos arremessos é uma das grandes dicas de handebol. Além de ter uma defesa consistente e uma armação de jogo de boa qualidade, a bola só entra com um arremesso, certo? Por isso, compreender os tipos e o momento certo para usar cada um é algo que deve estar programado na cabeça do jogador. Na maioria das vezes essa escolha é inconsciente, um momento muito rápido em que a intuição do arremessador toma conta.

Os grandes jogadores e artilheiros sabem muito bem quando escolher cada arremesso e por isso são especiais. Dois pontos precisam de atenção para aprimorar esse aspecto do jogo: a técnica e a tomada de decisão. A técnica vem com o treinamento, a boa tomada de decisão vem com a consistência, a repetição dos movimentos.

Considerando os principais tipos de arremesso no handebol — arremesso em apoio, em suspensão, de quadril, em balão, com efeito, e o tiro de 7 metros —, é preciso criar uma cultura de aprimoramento dentro da sua equipe. Primeiro, aplicar situações no treino, sejam exercícios específicos ou mesmo dentro de um jogo. Use a criatividade junto do seu conhecimento sobre a partida para treinar seus atletas.

Além disso, um dos maiores legados que você pode deixar para uma equipe que busca um título é a paixão pelo treinamento. Jogadores que dão o próximo passo e atingem a alta performance são aqueles extremamente disciplinados e motivados para o treino. Nem sempre um atleta possui essa característica, mas isso é plenamente possível de moldar.

Com essas de dicas de handebol em mente, é possível fazer diferente. Lembre-se de que o processo é tão importante quanto o resultado final, e por isso ele deve ser tão valorizado. O handebol é uma modalidade que mescla a capacidade física com a mental. O time que melhor equilibrar esses aspectos é o que leva o título.

Curtiu nosso artigo? Conhecimento nunca é demais, certo? Então você vai adorar esse outro artigo sobre as táticas mais importantes do handebol!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

1 comentário

  • olá minha filha vai treinar handebol mas está com muito medo porque ela nem começou as aulas ,e ela vai para o jeca .
    quais são as dicas que voces dão para ela

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This