4 dicas para traçar metas na carreira esportiva
Aprendizado

4 dicas para traçar metas na carreira esportiva

Escrito por Unisport Brasil

É a partir de metas e objetivos que todo profissional consegue se desenvolver e alcançar seus maiores sonhos, dando um passo de cada vez. Porém, sempre há dúvidas em relação às etapas, como definir a próxima ação, quais as implicâncias disso e se é ou não o caminho certo.

Na área esportiva, tanto o jogador quanto o técnico, treinador e coaching deparam-se com os mesmos dilemas, precisando se preparar para entender quais as principais metas na carreira esportiva que devem ser definidas, como reconhecer o momento de se arriscar e quais as formas de progredir na busca de seus objetivos, sempre sem perder o foco.

Para isso, separamos algumas dicas que farão diferença na hora de traçar metas e se preparar! Confira e vá atrás de seus sonhos!

1. Defina objetivos

Todos temos mais de um objetivo, podendo dividi-los entre quatro âmbitos sociais:

  1. Familiar
  2. Profissional
  3. Social
  4. Pessoal

É importante traçar e definir esses objetivos para entender prioridades e visualizar como eles estão conectados. Um exemplo é a área profissional e familiar: ao traçar metas de crescimento de carreira, é indiscutível que haverá influências no meio familiar, seja por mudanças relacionadas ao trabalho ou a partir do reconhecimento em cargos mais altos, que oferecem benefícios financeiros e base de sustento para a família; um ponto que pode facilitar o alcance de outros objetivos.

Para metas na carreira esportiva, é importante saber que o foco será no círculo profissional e, a partir disso, é possível identificar quais os objetivos de curto, médio e longo prazo.

Tente separar, no máximo, três opções principais para depois entender os passos para cada uma. Uma dica é pensar em sonhos interligados, em que o alcance de um deixe o outro “mais próximo”.

Outro cuidado é não deixar um objetivo sobrepor o outro, criando uma ordem de prioridade entre os quatro âmbitos sociais. Para identificar essa ordem, comece se perguntando:

  • o que é mais importante para mim no momento?
  • é um objetivo crível?
  • me fará melhor?
  • poderei focar em outros objetivos depois de conquistar este?

Entender a diferença e, ao mesmo tempo, a conexão entre sonhos é um passo para iniciar uma busca equilibrada e com foco!

2. Identifique as principais metas na carreira esportiva

Depois de saber os grandes objetivos, identifique quais metas você deve completar para alcançá-los, sendo que cada conquista deixará o propósito mais próximo da realidade. Na carreira esportiva, é comum, por exemplo, querer passar de técnico para treinador, tornar-se professor, seguir a carreira de coaching ou trabalhar em uma instituição grande e renomada.

Para isso, tente seguir alguns métodos que definem prioridades. Dentre eles, veja uma opção muito aderida entre profissionais:

SMART

A técnica Smart compila cinco conceitos essenciais para definir suas metas e chegar ao objetivo maior, divididos em sua sigla para melhor retenção de informação.

S – Específica (Specific)

Comece desmembrando seu objetivo em algumas perguntas que envolvem:

  • qual meu objetivo principal?
  • como posso conquistá-lo?
  • quais minhas alternativas para isso?
  • quais obstáculos para isso?
  • em qual fase estou?
  • quais as próximas obrigações?

Essa divisão ajuda a entender quais as dificuldades que podem ser encontradas, qual o ponto de início e se há uma estimativa de tempo predeterminada.

M – Mensurável (Mensurable)

A partir dos esforços identificados e possíveis problemáticas, é possível encontrar as etapas que vão exigir investimento de tempo e dinheiro. Se preparar para isso torna a meta mensurável e, assim, melhor planejada.

A – Atingível (Attainable)

O importante é ser realista, saber qual o momento atual e entender as metas que podem realmente ser atingidas com esforço e dedicação. O timing define o cumprimento da meta ou a frustração, então, pense em questões como:

  • possuo o tempo necessário para trabalhar nessa meta?
  • posso investir esse momento para o objetivo definido?
  • há finanças envolvidas? Posso arcar com os custos?

R – Relevante (Relevant)

Se a meta condiz com seus objetivos maiores, é importante para seu desenvolvimento e influencia de forma positiva seus sonhos, ela é relevante e deve ser considerada.

Porém, é necessário avaliar e reavaliar no decorrer do projeto qual a relevância de cada ponto, sem medo de começar do zero e seguir outros planos de vida.

T – Temporal (Time-related)

É importante que você defina prazos para cumprir cada meta. Assim, além de acelerar o objetivo final, evita-se postergar as atividades e acomodar o sonho no plano do imaginário, desconsiderando uma possível realização.

Equilibrar todos esses pontos é uma alternativa para conseguir alcançar seus objetivos no tempo ideal, considerando cada passo de forma racional, crível e muito bem programada.

3. Avalie seus pontos fortes e fracos

Se você pretende alavancar a carreira, focar em algum esporte específico ou mudar de instituição, deve considerar quais os pontos e habilidades profissionais que são exigidos ou vistos como referenciais.

Muitas vezes, alcançar sonhos e objetivos maiores incluem uma “reforma” pessoal, complementar ao perfil pessoal e profissional. Para isso, você pode optar por cursos que te preparam para maior atuação, como:

  • Iniciação esportiva;
  • Curso futebol moderno: a aplicabilidade das táticas no jogo;
  • Curso de formação em coaching esportivo;
  • Fisiologia no futebol.

A qualificação é sempre bem-vista na hora de crescer ou redirecionar, então busque uma base de qualidade que te ajude a caminhar com maior preparo.

4. Lide com o medo

Pensar em investir tempo, dinheiro, se arriscar e buscar coisas novas pode dar um “frio na barriga” indesejado, que te faz repensar sobre os objetivos definidos. Mesmo com a insegurança, o foco deve ser mais forte do que o medo.

Para reforçar seus sonhos, pense nos resultados finais da realização, nos benefícios que serão alcançados e no crescimento pessoal e profissional que você vai adquirir nesse trajeto. Para maior segurança, vale a pena conversar com pessoas que passaram por situação semelhante e entender quais foram suas principais superações, riscos, momentos altos e baixos do empreendimento.

Além disso, figuras que servem como inspiração podem ser um apoio emocional na hora de seguir em frente, assim como o âmbito familiar, profissional e social.

Seguir metas na carreira esportiva envolve muito mais do que oportunidade. Se preparar para enfrentar desafios e, mesmo com eventuais falhas, seguir em frente, deve ser resultado de um equilíbrio entre habilidade e preparo. Sabendo disso, invista nos seus sonhos de forma racional e sem perder as esperanças, garantindo um futuro melhor para você e todos os envolvidos.

Gostou das ideias para alcançar metas na carreira esportiva? Gostaria de saber formas de se qualificar para conseguir seus objetivos? Entre em contato conosco e conheça as opções!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This