5 aspectos que o futsal desenvolve nas crianças
Futsal

5 aspectos que o futsal desenvolve nas crianças

Escrito por Unisport Brasil

O ensino do futsal para crianças é muito importante, pois contribui para o desenvolvimento infantil como um todo. Dentre as diversas modalidades, ele costuma ser o mais escolhido pelos pequenos no Brasil, sendo uma boa oportunidade para introduzir um esporte na rotina da criança.

O futsal conta com mais de 11 milhões de praticantes — superando o futebol, que é o esporte mais querido pelos brasileiros. Esse fator pode ser explicado pela maior facilidade ao se jogar em quadras menores e cobertas. Além disso, o número menor de jogadores necessários contribui para que existam mais jogos e campeonatos infantis nessa modalidade.

Então, quer saber quais são as habilidades e outros fatores fundamentais para a saúde e sociabilidade que o futsal desenvolve nas crianças? Continue lendo para descobrir!

1. Habilidades motoras

Apesar de nossas ações motoras serem desenvolvidas desde o nascimento até a terceira idade, é na primeira fase da vida (em média, até os 12 anos) que o ser humano consegue adicionar movimentos ao seu repertório com mais facilidade.

Isso é muito positivo: uma vez que um gesto motor é adquirido, ele fica guardado na memória e auxilia inúmeras funções que envolvem flexibilidade, coordenação, postura etc. Portanto, quanto mais a criança for motivada a se exercitar, mais ela vai se desenvolver.

A prática de qualquer esporte é uma ótima maneira de desenvolver essas habilidades, mas o futsal é uma modalidade bem completa nesse quesito, estimulando gestos como receber, passar, chutar, rebater, saltar e correr. Além disso, as crianças reproduzem esses movimentos de forma saudável e espontânea. Elas não são cobradas nem precisam repetir os gestos sistematicamente: eles simplesmente aparecem a todo o momento, ao decorrer do jogo.

2. Condicionamento físico

Doenças provenientes de uma vida sedentária — como pressão alta, cardiopatia, diabetes e obesidade — normalmente são desenvolvidas por adultos e pessoas idosas. Atualmente, no entanto, esse problema tem atingido cada vez mais as crianças.

Conforme a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), 15% das crianças brasileiras estão obesas. E a principal causa para essa situação é a alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos. Especialmente por isso a prática de atividades é tão importante nessa fase da vida.

Trabalhando e estimulando o condicionamento físico por meio do futsal para crianças, o seu sistema cardiorrespiratório se desenvolve de forma mais eficiente. Isso permite uma melhora na capacidade respiratória e acelera o metabolismo, evitando o aparecimento da obesidade infantil e dos distúrbios metabólicos citados acima.

Além disso, esse treinamento do condicionamento físico contribui com a formação muscular, óssea e articular dos pequenos, evitando lesões e fazendo com que esses três fatores se desenvolvam em harmonia.

3. Aprimoramento cognitivo e intelectual

Além do aprimoramento físico, a prática do futsal para crianças auxilia o desenvolvimento cognitivo e intelectual. Inclusive, um dos seus grandes benefícios é o aumento da concentração: a criança aprende a prestar atenção a diversos detalhes ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de foco.

Além disso, os pequenos são constantemente instigados a tomar decisões, como:

  • em qual lugar da quadra se posicionar para receber um passe;
  • com qual parte do corpo dominar a bola;
  • em que direção se deslocar para receber um passe sem a marcação do adversário;
  • para qual colega passar a bola quando ela estiver em seu domínio;
  • qual adversário marcar;
  • como realizar essa marcação (próximo ou longe do adversário).

Essa tomada de decisões constante ajuda a desenvolver o raciocínio, tornando-o mais ágil, rápido e criativo.

Quanto mais situações diferentes a criança for submetida ao longo da prática do futsal, maior será o seu repertório disponível para responder às situações que surgirão. E esse desenvolvimento cognitivo desenvolvido no futsal poderá ser utilizado futuramente, em diversos outros esportes e situações cotidianas.

4. Desenvolvimento social

Por ser um esporte coletivo praticado por milhares de pessoas, o futsal é um dos grandes aliados do desenvolvimento social infantil.

Várias crianças que têm problemas relacionados ao convívio social encontram nessa prática esportiva uma válvula de escape. Muitas vezes, elas não conseguem fazer amigos e sentem vergonha de falar em público — com a prática esportiva, no entanto, acabam se soltando e melhorando esse convívio com outras crianças.

Durante uma aula de futsal, não há diferença entre os atletas; todos estão ali pelo mesmo objetivo: jogar bola. Isso torna as crianças mais próximas uma das outras, diminuindo as suas diferenças. Além disso, diversos conceitos importantes para construir uma sociedade melhor são ensinados no futsal. Um deles é o respeito ao adversário: mesmo que as outras crianças sejam oponentes, o jogador aprende é preciso sempre jogar com respeito, evitando faltas e jogadas que as machuquem.

A disciplina para seguir os ensinamentos do treinador, o trabalho em grupo e a lealdade aos companheiros de equipe também são valores aprendidos pelas crianças que jogam futsal. Com certeza, isso será utilizado em outras situações da vida, tornando os pequenos cidadãos melhores.

5. Desenvolvimento emocional

O último aspecto desenvolvido pelo futsal que escolhemos comentar neste post é a maturidade emocional. Atualmente, é comum que até as crianças se sintam muito pressionadas, sem saber lidar com as suas emoções — mas o futsal pode ajudá-los nessa questão.

Durante uma partida, a criança experimenta muitas emoções, como a de vencer ou perder um jogo no último minuto, errar um pênalti decisivo etc. Assim, sentimentos como alegria, frustração, superação e tristeza podem aparecer numa só partida, o que incentiva os pequenos a lidar com todos eles naturalmente.

Enfim, como vimos, o ensino de futsal para crianças é fundamental e ajuda a desenvolver muitos aspectos positivos, para que elas se tornem adultos felizes, saudáveis, disciplinados e com um bom relacionamento social.

Além do futsal, outros esportes também contribuem para esse desenvolvimento. O ideal, inclusive, é experimentar diversas modalidades na infância: essa variação é positiva para que a criança exercite um número maior de habilidades motoras, cognitivas, sociais e emotivas.

Então, gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe os benefícios do ensino do futsal para crianças, confira também as principais vantagens da natação infantil e como iniciar as crianças nesse esporte!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

4 comentários

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This