6 dicas essenciais para quem quer ser um educador físico de sucesso
Aprendizado

6 dicas essenciais para quem quer ser um educador físico de sucesso

Escrito por Unisport Brasil

A busca pela longevidade saudável faz com que as pessoas se preocupem cada vez mais com o seu bem-estar , adicionando a prática esportiva e a alimentação saudável à rotina. Esses novos hábitos têm se tornado mais presentes desde a infância até a terceira idade, construindo um mercado repleto de oportunidades para o educador físico.

Apesar de a profissão estar em alta, a concorrência e a exigência de clientes e alunos são altas. Sendo assim, não basta apenas se formar em um curso superior. É preciso estar em constante aperfeiçoamento para conseguir conquistar sucesso na profissão de educador físico.

Para ajudar você nessa jornada, criamos este post com 6 dicas essenciais para se tornar um educador físico de sucesso. Preparado? Então vamos nessa!

1. Busque sempre novas capacitações

O grande número de pesquisas científicas, as novas tecnologias e a elevada gama de informações disponíveis na internet fazem com que a área da saúde esteja em constante evolução. O educador físico, portanto, precisa ter atenção a isso e se manter sempre atualizado.

Uma das melhores formas de conseguir atender às demandas do mercado é realizar cursos e estar por dentro das melhores técnicas, independentemente de qual seja a sua área dentro da educação física.

Escolha entre cursos de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado. As opções são muitas e, com certeza, você encontrará uma mais adequada para os seus interesses e a sua disponibilidade.

Para quem não tem muito tempo livre, é possível optar por cursos online. O importante é estar sempre capacitado e nunca atrás da concorrência nos quesitos informação e conhecimento.

2. Estude tendências e tecnologias do mercado

Além de buscar capacitação, o educador físico deve conhecer bem as tendências e as novas tecnologias que surgem no mercado. Nesse caso, não estamos falando apenas de informações técnicas a respeito de cada esporte, mas sim da forma como o mercado se comporta em relação aos serviços e às ferramentas de trabalho.

Se você é um professor de futebol para crianças, precisa saber que as festas infantis estão contratando cada vez mais profissionais como você para comandar uma partida durante um aniversário. Sendo assim, é preciso se preparar. Defina preços para a atividade, ofereça serviços de acordo com as demandas e esteja pronto para quando uma oportunidade surgir.

Por outro lado, aqueles que trabalham em academias, ofertando preparação física para atletas, ou em qualquer área voltada ao treinamento, devem saber quais são os novos aparelhos e as novas tecnologias desenvolvidas para facilitar e aprimorar o rendimento de seus alunos e clientes.

3. Atenda às expectativas de clientes e alunos

Trabalhar com o público requer mais que apenas ter conhecimentos técnicos. É importante que você também seja capaz de reconhecer e atender às expectativas das pessoas. Para que isso aconteça, a grande dica é aprender a ouvir os seus clientes.

Pense na seguinte situação: o educador físico elabora um planejamento, estuda, despende tempo, cria um treinamento e, no final, a opção oferecida não satisfaz o cliente. Esse desencontro é corriqueiro, mas pode ser resolvido com uma simples conversa.

Para satisfazer os desejos dos seus clientes e alunos, o primeiro passo é conhecê-los bem, saber o que procuram, como pretendem alcançar e qual é o preparo físico de cada um. Sendo assim, converse muito! Saiba o que as pessoas esperam das suas aulas para entregar um trabalho personalizado.

Ao fazer isso, fica mais fácil alinhar o conhecimento do professor aos objetivos do aluno. Consequentemente, os clientes ficarão mais satisfeitos ao terem suas necessidades levadas em consideração.

4. Cuide da aparência

A aparência não está relacionada a bons ou maus profissionais de educação física. Porém, ela pode ser um diferencial para que um cliente prefira um treinador a outro. Por isso, estar com o visual caprichado também pode ser uma forma de ganhar novos clientes.

Procure sempre utilizar roupas de esportes que permitam uma boa movimentação, assim você poderá auxiliar melhor os alunos. Limpe os tênis, combine peças, prefira roupas mais preservadas e cuide das unhas e dos cabelos. Enfim, tenha uma aparência profissional todos os dias.

5. Divulgue os seus serviços

Muitas vezes, o educador físico trabalha sozinho. Logo, não há nenhuma empresa ou grande organização que divulgue os serviços dele. Apesar disso, um profissional de educação física que deseja conquistar espaço no mercado precisa ser reconhecido e promover a sua imagem.

Esse é um trabalho árduo que deve começar logo com os primeiros clientes. Procure sempre tratá-los da melhor maneira possível para que fiquem satisfeitos e falem bem de você para outras pessoas.

Além disso, o marketing — principalmente o digital — é uma ferramenta muito importante para o profissional. As redes sociais são excelentes ferramentas para divulgar o trabalho por meio de fotos e vídeos, pois podem alcançar muitas pessoas. Adicione conteúdos de qualidade que atraiam a atenção do público. Assim, mais gente entrará nas suas páginas e conhecerá o seu trabalho.

Para aqueles que podem investir um pouco mais na divulgação, o mais recomendado é contar com os serviços de uma empresa especializada no assunto.

6. Tenha metas de carreira e organização

Independentemente da profissão, a organização é fundamental para que um profissional tenha sucesso. Por isso, é primordial ter claro qual o caminho que deseja seguir, afinal, a área da educação física é repleta de oportunidades.

Depois de pensar nos seus objetivos, é hora de traçar metas, principalmente se você trabalhar sozinho, o que é o caso de muitos educadores físicos. Desenhe um plano de carreira e siga atrás do que você pretende se tornar. Como autônomo, esse plano pode envolver cursos, número de alunos, quantidade de turmas em escolas, etc.

Por fim, manter-se organizado é fundamental para ter sucesso na carreira. Procure utilizar planilhas com todos os seus alunos, anote as suas características, seus contatos, treinos, e qualquer informação importante para acompanhar cada caso.

Guarde tudo em mais de um local, como no computador e no pendrive, por exemplo. Tenha em mente que esse é o seu trabalho e, portanto, é preciso ter disponível cada dado colhido e produzido ao longo do tempo.

Para ser um profissional de sucesso na educação física, assim como qualquer outra profissão, é preciso dedicação e empenho. Não basta apenas completar a graduação e esperar que as coisas aconteçam. É preciso estar sempre atento às tendências do mercado e manter-se atualizado.

Como vimos, a melhor maneira de fazer se tornar um excelente profissional é por meio de cursos. Nesse caso, a UniSport Brasil é referência no assunto. A empresa é especializada em cursos, treinamentos e projetos voltados para a área esportiva.

Se interessou? Entre em contato e encontre o curso ideal para você ter muito sucesso na sua carreira de educador físico!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This