6 dicas para professores de educação físicas se manterem atualizados
Aprendizado

6 dicas para professores de educação físicas se manterem atualizados

Escrito por Unisport Brasil

Trabalhar como educador físico não é tarefa fácil! Embora a profissão tenha se difundido muito nos últimos anos, o dia a dia desse profissional ficou ainda mais exigente e cheio de desafios. Ainda assim, se você é apaixonado pela prática, não dá para negar que ela é altamente compensadora.

Uma questão comum para muitos profissionais do ramo é como se manter constantemente atualizado — um ponto que pode parecer um detalhe, mas que reflete em vários aspectos. Nada mais natural, já que o mercado é cada vez mais competitivo e, além disso, as novas gerações chegaram revolucionando muitas coisas.

Se você percebe esse cenário e quer aprender a lidar com toda essa cobrança com mais facilidade, então está no lugar certo! Aproveite para conhecer algumas dicas para professor de educação físicas. Vamos juntos nessa?

1. Fique de olho em todas as inovações do setor

Uma habilidade cada vez mais pedida para os profissionais sérios é o acompanhamento das inovações do setor. Embora não seja tão comentado, muitas empresas esperam que seus funcionários se envolvam com essa medida de forma proativa.

Para quem não sabe por onde começar, uma ótima alternativa é ler jornais e revistas especializadas — uma iniciativa que acaba se tornando um hábito depois de certo tempo. Além disso, hoje existem muitos sites de empresas focadas em produzir material de qualidade para os mais diversos assuntos.

Portanto, quando pintar um tempo livre no trabalho ou até mesmo no decorrer do dia, lembre-se de procurar por artigos desse tipo e perceba como podem melhorar o seu trabalho.

2. Esteja aberto para receber feedback dos alunos

A rotina corrida faz com que muitos professores acabem entrando em um “piloto automático”. Esse ponto é responsável por puxar outros comportamentos, como fazer tudo de forma automatizada e perceber pouco os reflexos que isso traz.

Com esse comportamento, você passa a imagem de um professor fechado ou pouco acessível. Isso pode ser uma verdadeira derrocada, pois você para de receber feedbacks e, com isso, deixa de ter insumos para prosseguir melhorando.

A melhor forma de lidar com isso é procurar ser um professor ainda mais próximo e humano. Assim, as pessoas conseguem perceber que você é aberto e acabam trazendo feedbacks de forma natural.

Por mais duras que algumas palavras possam ser em um primeiro momento, lembre-se de que esse é um grande benefício. Esses depoimentos são dicas para você se aprimorar, para que você fique ainda mais capacitado e tenha uma carreira ainda mais promissora.

3. Fique antenado com a tecnologia e saiba como integrá-la às aulas

A tecnologia segue se desenvolvendo de forma acelerada e pode ser incorporada em diversas atividades. Como é muito dinâmica, é preciso ter um acompanhamento próximo, pois só assim é possível saber o que é lançado e ficar por dentro das novas tendências.

E não é só isso: muitas dessas novidades tecnológicas podem representar ótimas dicas para professor de educação físicas. Se você não acredita, pense na nova modalidade de exercícios que vem dominando o mundo: a eletroestimulação.

Nesse caso, as pessoas tomam choques que podem estimular mais de 300 músculos simultaneamente. Os resultados de 20 minutos de um treino como esse podem corresponder a 1 hora de musculação.

Agora ficou mais fácil entender como a tecnologia vai transformar o que temos hoje? Então esteja sempre atento e por dentro das tecnologias que prometem revolucionar tudo!

4. Acompanhe produções acadêmicas e inovações produzidas em outros idiomas

Os artigos acadêmicos e outros materiais de pesquisa também são muito importantes. Como trazem novidades, inovações e vários outros pontos que fazem toda diferença, não dá para negar que essa é uma forma eficiente de se informar sobre o assunto.

Além disso, não tem muito como fugir: as principais produções acadêmicas de todo o mundo contam com traduções para o inglês. Esse ponto pode parecer um detalhe, mas faz com que seja mais fácil ter acesso a conteúdos produzidos ao redor do mundo (desde que você tenha o domínio do idioma).

Caso não tenha, uma boa dica é se dedicar ao estudo do idioma. Essa iniciativa faz com que você se abra para muitas possibilidades, pois você fica mais preparado profissionalmente.

5. Invista em cursos de especialização

Seguindo a mesma linha do curso de idiomas, os cursos de especialização podem fazer toda diferença. Essa é uma maneira de dar um upgrade no currículo e mostrar que você é o tipo de profissional antenado e preocupado com a sua atualização constante.

Essa é uma das principais dicas para professor de educação físicas que sonham em se manterem atualizados — assim como outras profissões também. Por isso, não deixe de se movimentar nesse sentido.

Uma alternativa que tem crescido muito nos últimos anos é a opção dos cursos online. Essa dinâmica facilita vários outros pontos, como deslocamento, gerenciamento de tempo e custos financeiros.

Seja qual for a modalidade, o importante mesmo é se preparar e seguir um programa intensivo de capacitação. Assim, você aprende um pouco melhor sobre as peculiaridades de cada esporte, além de assuntos como nutrição desportiva, comunicação e outras possibilidades.

6. Conte com a ajuda da internet

Um educador preocupado em não ficar para trás pode contar com a ajuda da internet para se manter informado. Nada mais natural, já que o profissional que quer realizar um bom trabalho precisa estar muito familiarizado com esse tipo de interação.

A internet transformou a forma como lidamos com a informação, então é bom deixar de lado os métodos mais tradicionais e apostar nos novos caminhos. Além disso, a internet ainda pode revelar outras técnicas de ensino, novidades do mercado, maneiras de otimizar o tempo em sala de aula e outros detalhes do tipo.

Depois de ler este texto e descobrir algumas dicas para professor de educação físicas, não deixe de incorporar algumas (ou várias) delas em seu dia a dia. Tenha sempre em mente que um profissional bem-sucedido é aquele que se dedica de forma apaixonada pelo que faz.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer começar a se movimentar agora mesmo, então não deixe de conhecer e entrar em contato com a UniSport Brasil, para encontrar os cursos e as capacitações que você tanto precisa. A gente se encontra por lá. Até!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This