6 passos para se tornar um coach esportivo
Aprendizado

6 passos para se tornar um coach esportivo

Escrito por Unisport Brasil

Você já ouviu falar em coach esportivo? Apesar de ser uma profissão relativamente nova no Brasil, ela vem ganhando destaque dentro do futebol e outros esportes à medida em que os clubes percebem seus resultados. O coach esportivo é o profissional que orienta atletas e treinadores a fim de que eles encontrem caminhos para alcançar suas metas.

Parece muito simples? E é mesmo! Só é preciso ter cuidado para entender bem a função do coach, que é fornecer as ferramentas necessárias para que cada coachee (os clientes) encontre a melhor forma de realizar seus objetivos. Muita gente confunde o coach com consultores ou psicólogos, mas são profissões bastante diferentes.

Os consultores formulam opiniões, dão aconselhamentos, interferem nas decisões dos seus clientes. O mesmo vale para os psicólogos, a depender da linha de trabalho que eles seguem. Com os coaches, é diferente. Eles não fazem esse tipo de orientação. A atividade do coach é auxiliar seus clientes para que eles mesmos encontrem as soluções de que precisam, em qualquer área.

Quando se trata do coach esportivo, o objetivo final é, na maioria das vezes, ganhar. Agora que você já sabe como funciona o trabalho de um coach, confira 5 passos fundamentais para se tornar um coach esportivo de sucesso:

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

1. Invista em formação

Você não precisa ter graduação em alguma área específica, mas é fundamental investir em um curso de formação em coaching. O Instituto Brasileiro de Coaching oferece um dos programas mais conhecidos no país, com especializações em diferentes campos do coaching. 

A Unisport, empresa especializada em cursos na área esportiva, também oferece formação em coaching. O programa traz temas como:

  • fundamentos do coaching esportivo;
  • competências necessárias para se tornar um coach esportivo de sucesso;
  • diferenças entre o coach esportivo e o treinador de esportes;
  • coaching para equipes, entre outros.

Ou seja, investir em formação vai abastecê-lo com o conteúdo e ferramentas necessárias para você se tornar um coach esportivo de sucesso. Assim, você entrará em contato com a metodologia e principais técnicas de desenvolvimento do coaching com os futuros clientes.

2. Espelhe-se em profissionais que utilizam o coaching

Procure profissionais da área que você admira, descubra quais caminhos eles trilharam, onde buscaram formação, quais foram seus clientes, quais são as inspirações deles. Ter uma referência dentro do coaching esportivo vai ajudá-lo a definir aonde quer chegar e quais metas traçar para alcançar esse objetivo.

No Brasil, um dos nomes mais conhecidos no mercado é Adilson Batista, ex-atleta profissional de futebol que hoje atua como técnico e utiliza o coaching para aperfeiçoar seu desempenho como treinador. Bernardinho, ex-técnico da seleção masculina de vôlei, também se tornou referência na área. Seu livro “Transformando suor em ouro” tornou-se um best seller no mercado editorial e contém poderosas lições sobre liderança e gestão de equipes.

3. Conheça a fundo o esporte em que pretende atuar

Isso vale para qualquer carreira no universo esportivo, e mais ainda para quem pretende atuar como coach. Ter informações sobre o esporte com o qual você pretende trabalhar é fundamental para alçá-lo a posições mais altas no mercado. É só fazer uma comparação com outros cargos: um treinador de basquete poderia estar no lugar que ocupa sem conhecer a fundo funções táticas e estratégias de jogo?

Para aprofundar seus conhecimentos em algum esporte específico, também vale investir em formação. Há inúmeros cursos no mercado, em empresas especializadas, voltados para profissionais de Educação Física que querem buscar carreiras diversificadas no mundo esportivo, fora do circuito tradicional das academias de ginástica. O principal benefício de um curso é a possibilidade de ter acesso a conhecimento teórico e prático, além de entrar em contato com profissionais bem-sucedidos na área.

4. Busque experiências de vida

A função do coach esportivo é orientar o seu coachee (o cliente) para que ele alcance seus objetivos. Para isso, além da metodologia de coaching aprendida durante a formação, é preciso adquirir experiências de vida. Um coach de sucesso trabalha estimulando os clientes a encontrarem caminhos para realizar seus sonhos, sem julgamentos ou aconselhamentos de caráter pessoal. 

Nesse sentido, diferentes vivências podem ajudá-lo a ampliar sua visão de mundo, o que pode ser benéfico durante o processo de coaching. Incremente seu repertório lendo livros sobre temas variados, assistindo a filmes de diversos gêneros, viajando, enfim, entrando em contato com todas essas fontes que ajudam a ampliar sua bagagem de vida e melhorar seu desempenho como coach esportivo.

5. Participe de eventos do mundo esportivo

Comece a formar uma rede de contatos dentro da área em que você pretende atuar no futuro. Mesmo que seu objetivo seja tornar-se um coach, é importante manter boas relações não só com outros coaches, mas também com outros profissionais do mesmo ramo que o seu. 

Para isso, participe de eventos na área esportiva. Procure workshops, cursos, palestras, encontros com colegas. Vale também entrar em contato com antigos conhecidos de faculdade e marcar almoços de trabalho, encontros de negócios etc. A ideia é facilitar o networking no seu campo de trabalho, ampliando seus contatos.

6. Acredite no seu potencial como coach

Nada mais importante do que acreditar em si mesmo e no seu potencial como coach. Tendo isso em mente, o primeiro passo para desenvolver uma carreira como coach esportivo é confiar na sua capacidade de chegar lá. Afinal, todo coach precisa ser autoconfiante e seguro de si, para passar as mesmas impressões aos seus clientes.

Converse com outros coaches para entender como eles desenvolveram habilidades como liderança, convicção, credibilidade e confiabilidade. Isso fará toda a diferença no seu processo de desenvolvimento como coach. Além disso, pode ser uma boa maneira de também ampliar sua rede de contatos

Escolher a profissão de coach esportivo é uma alternativa para quem busca uma especialização na área, mas não quer ficar restrito aos ambientes tradicionais de trabalho, como academias e clubes. Seguindo essas dicas, fica mais fácil trilhar um caminho de sucesso! O segredo é ter disciplina e determinação para dar o primeiro passo e manter-se comprometido com seu objetivo de se tornar um coach esportivo.

Gostou desse artigo? Curta nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos como este!

 

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

4 comentários

    • Olá Marcelo.
      Claro, o coaching esportivo pode atribuir muito no trabalho de um treinador de futebol!

  • Já tenho 31 anos, sou formado em economia e sempre fui apaixonado por psicologia e esporte. Hoje decidi que tenho que seguir em fazer o que realmente sou apaixonado. Acredita que eu deva fazer faculdade de Ed. Física e/ou Psicologia para ser coach esportivo?
    Abs!

    • Olá Igor, tudo bem?
      Você tem que correr atras do que você ama mesmo, boa sorte nessa nova trajetória.
      Você não precisa ser formado em psicologia ou educação física para trabalhar com o coaching. Mas é bom ter uma formação pare que você ganhe autoridade nos assunto.
      Muitos Psicologos e treinadores usam o coaching como ferramenta de trabalho.
      Grande abraço Igor e obrigado pelo comentário.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This