8 dicas de treino de futebol para crianças
Futebol

8 dicas de treino de futebol para crianças

Escrito por Unisport Brasil

A prática de atividades físicas na infância, assim como em qualquer idade, traz muito benefícios à saúde. Um dos esportes mais escolhidos para essa faixa etária é o futebol para crianças que, por ser um esporte coletivo, é um grande aliado para que haja um melhor desenvolvimento físico e social na infância.

Nessa fase da vida, os treinos devem ser bem estruturados e pensados, para que a criança fique motivada e não desista do esporte. Para ajudar os treinadores a elaborarem um plano de aula adequado, criamos esse post com 8 dicas de treinos de futebol para crianças. Confere aí!

O futebol para crianças

Existem alguns fundamentos básicos que devem ser trabalhados nos treinamentos de futebol para crianças. Para facilitar o entendimento do que traremos neste post, vamos dividir as dicas de treino acordo com cada um desses fundamentos. São eles:

  • domínio;

  • condução;

  • passe;

  • chute;

  • cabeceio;

  • marcação;

  • drible;

  • tática.

Pronto para as dicas? Então vamos lá!

8 dicas de treino para crianças

1. Treino de domínio

Divida o time em duplas e coloque-os de frente para uma parede. Um dos jogadores deve chutar a bola em direção à parede, e o colega deve dominá-la e devolvê-la. É permitido dar dois toques na bola: um para dominar e o outro para chutar novamente em direção à parede.

Caso não tenha uma parede disponível para o exercício, é possível adaptá-lo fazendo com que cada jogador passe a bola diretamente ao seu colega. Para aumentar o nível de dificuldade, eleja partes do corpo para realizar o domínio: primeiro só vale de cabeça e posteriormente peito, coxa e pé.

2. Treino de condução

Separe a equipe em duas colunas e posicione-as de maneira que fique uma em cada ponta da área. Dentro da área, espalhe cones. A atividade consiste em conduzir a bola por entre os cones até chegar à coluna que está do outro lado, entregando a bola para o próximo jogador fazer o caminho inverso.

Após um tempo de treinamento, é interessante formar mais do que duas colunas e criar uma competição entre os atletas para ver qual coluna termina o exercício primeiro. Essas variações nas atividades contribuem para deixar as crianças mais entretidas e motivadas.

3. Treino de passe

Para treinar o passe, uma das adaptações que o treinador pode fazer é determinar que os times possam apenas dar um toque na bola durante a partida. Para facilitar o aprendizado, divida a equipe em pequenos times e diminua o tamanho do campo.

Conforme a habilidade vai sendo aprimorada, aumente o espaço e o número de jogadores até que todos estejam participando da atividade. Gradualmente, aumente o número de toques na bola.

Uma maneira interessante de incentivar as crianças é aumentar o número de passes conforme a equipe vai marcando gols. Ou seja, quando o time faz um gol, passa a poder dar dois toques na bola e assim sucessivamente.

4. Treino de chute

Faça uma fileira com todos os atletas em um dos lados do campo rente à linha da área e posicione um jogador na marca do pênalti. O primeiro atleta da fileira deve fazer um passe para o jogador que estará posicionado na marca do pênalti, que dominará a bola e devolverá para o colega realizar um chute a gol.

O atleta que chutou fica posicionado na marca do pênalti para fazer o domínio para o próximo colega, e o que estava posicionado ali anteriormente vai para o final da fila.

Essa atividade é muito interessante pois, mesmo que a finalidade principal seja o chute, ela trabalha outros dois fundamentos ao mesmo tempo: o passe e o domínio.

5. Treino de cabeceio

Para desenvolver o fundamento do cabeceio, forme duplas entre os jogadores e determine que eles troquem passes de cabeça, sem deixar a bola cair ao chão. Para estimular os atletas, faça competições entre as duplas para ver qual deixa a bola cair por último.

Outro treino interessante é modificar o jogo conhecido como “três dentro e três fora”, em que só vale gol de dentro da área. Nesse caso, separe a equipe em grupos de três times e para fazer a brincadeira em que, para marcar gol, o atleta terá que, obrigatoriamente, fazê-lo de cabeça.

6. Treino de marcação

Nessa atividade, divida o time em pequenos grupos, que podem variar de quatro a seis jogadores, dependendo do tamanho da equipe. Determine um espaço pequeno para que cada grupo possa jogar. 

O treino consiste em metade do grupo marcar e a outra metade defender. Para marcar ponto, o time precisa ficar com a posse de bola durante um minuto. Quando a equipe perde a bola, zera o cronômetro e o outro time passa a atacar. 

7. Treino de drible

Separe o time em duas equipes e posicione uma em cada linha da lateral. Deixe a bola exatamente à mesma distância dos dois lados e numere os jogadores. Ao chamar um número, os dois atletas que correspondem a ele devem sair correndo em direção à bola, sendo que o primeiro a alcançá-la será o atacante e o outro o defensor. O objetivo de quem está atacando é driblar o defensor e fazer o gol. 

8. Treino tático

Na infância, o treino tático deve ser passado de maneira mais leve, para não entediar as crianças. A regra é: quanto mais jovem, menos teoria e mais prática.

Para facilitar, elaboramos um pequeno guia de treinamento tático por idade:

  • Entre 05 e 07 anos: o jogo se dá sem posicionamento definido. Procure explicar apenas divisões básicas do campo em ataque, meio e defesa.

  • Entre 08 e 10 anos: comece a introduzir as posições do futebol em forma de rodízio, para que todas as crianças possam experimentar todas as posições.

  • Entre 11 e 13 anos: o atleta já tem a capacidade de escolher em qual posição prefere jogar e, provavelmente, já terá desenvolvido habilidades que o destaquem em alguma posição.

A partir dos 14 anos, está liberado realizar treinos táticos mais teóricos e com posições bem definidas.

treinamento na infância deve ter um caráter lúdico, sem deixar a competição de lado. É importante que o profissional de Educação Física cuide para não exigir demais das crianças a ponto de fazer com que elas não queiram mais praticar o esporte.

Adicionar brincadeiras em meio ao treinamento de futebol para crianças é uma tática excelente para manter o interesse e a atenção dos jogadores, ao mesmo tempo em que os fundamentos são treinados.

Gostou das nossas dicas de treino? Se quiser mais dicas sobre o universo dos esportes , curta a nossa página no Facebook e acompanhe muito mais!

 

Sobre o autor

Unisport Brasil

5 comentários

  • A Dermatoglifia é um exame que nossa empresa realiza, através da coleta das impressões digitais dos dedos das mãos, afim de descobrir seu potencial individual de fibras musculares e capacidades físicas para maximizar o trabalho para resultados Este exame foi criado na Rússia e atualmente utilizado no treinamento físico para qualidade de vida e performance em todo o mundo, pode ser utilizado para a descoberta de talentos no esporte, como também, orientar o treinamento individualizado para a melhoria da qualidade de vida e saúde. Caso queira realizar com você ou seus alunos, entre em contato conosco pelo whatsapp: +55 15 996738143. Conheça este exame: https://www.youtube.com/watch?v=6-LT80sPERY e veja nosso site: http://www.dermatosport.webnode.com
    Pode ate ser realizado a distância.

  • Parabéns pelas dicas. Não sou professor de educação física mas trabalho com crianças de varias idades. Procurava um subsídio para qualificar nossos treinos. Vou usar as tuas dicas.

    • Que bom Carlos, ficamos felizes que você tenha gostado do artigo.
      Espero que te ajude bastante.
      Grande abraço!

  • boa noite meu nome é Daniel soares tenho 36 anos,não sou prof.de educação física formado mais do aula de futebol Society para alunos de 4 a 14 anos feminino e masculino.Queria aulas de treino tático,finalização,marcação,lançamento e outros treinos se poderem me ajudar é claro. Meu e-mail é danielsoaresleite33@gmail.com ou no meu zap 031 989521093. Desde de ja muito obrigado tenham uma boa noite abraço.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This