Quais são os tipos de bloqueio no vôlei? Saiba como desenvolvê-los

O bloqueio é uma ação usada no vôlei para fazer a interceptação do ataque do time adversário. Os jogadores do voleibol saltam com braços levantados com o objetivo de impedir que a bola entre no seu campo devolvendo-a para a equipe que fez o ataque. Nesse tipo de estratégia é permitida a atuação de 3 atletas próximo à rede para impedir a pontuação pela equipe oposta.

Neste post, vamos apresentar quais são os tipos de bloqueio no vôlei e como desenvolver treinos para os jogadores executá-los. Além disso, vamos falar sobre as ações e mostrar a importância de fazer os treinamentos com a equipe. Aqui, vamos fornecer detalhes sobre bloqueio simples, bloqueio duplo e bloqueio triplo, além de explicar como eles acontecem durante o jogo.

Gostaria de saber como é possível desenvolver treinos para os jogadores executarem bloqueios na defesa e vencer o time oposto no ataque? Acompanhe a leitura deste artigo!

Qual é a importância dos treinamentos de bloqueios?

É muito importante realizar treinamentos de bloqueios com os jogadores, já que essas ações podem determinar qual será o time vencedor de uma partida. Trata-se de utilizar essa estratégia no sistema de defesa com a finalidade de impedir a outra equipe de pontuar em decorrência de ataques. O bloqueio pode variar conforme o sistema adotado pelos jogadores adversários.

Caso o outro time faça os seus ataques nas extremidades da quadra, os bloqueadores poderão se colocar em posição mais afastada. Contudo, se os oponentes atacam utilizando o centro da rede é necessário que os jogadores fiquem agrupados no meio da quadra para conter a bola. É comum que existam até 3 bloqueadores atuando nas competições. 

Quais são os 3 tipos de bloqueio no vôlei?

Caso o time adversário utilize atacantes como levantadores na posição 2 ou 4, normalmente contará com 2 cortadores. O bloqueio é uma arma para a defesa e para o ataque durante as partidas de vôlei. A defesa acontece quando o impacto da bola é cortado e os demais jogadores conseguem trabalhar em conjunto. Observe as seguir 3 tipos de bloqueio!

Bloqueio simples

O bloqueio simples ocorre quando somente 1 jogador fica responsável por bloquear a bola junto à rede. Ele terá que impedir a marcação de ponto do time adversário que tentará colocar a bola dentro da sua área de atuação. Às vezes a bola passa porque o bloqueador consegue diminuir a potência dos ataque e ajuda o time a contra-atacar.

Bloqueio duplo

No bloqueio duplo são 2 os jogadores que vão juntamente formar o bloqueio saltando ao mesmo tempo com os braços estendidos para cima. Essa ação ajuda a interceptar a maioria dos ataques do time adversário, dificulta as ações dos atacantes ou amortece a bola que vem da quadra da equipe adversária para favorecer novamente o seu levantamento.

Bloqueio triplo

Bloqueio triplo significa que 3 jogadores saltarão em conjunto para efetuar o bloqueio. Eles ficam dispostos mais à frente da equipe para ter mais chance de interceptar as bolas. A segunda linha vai ajudar com a recuperação da bola se esses bloqueadores não tiverem êxito. Muitos jogadores usam a força contra o bloqueio para que a bola caia no solo.

Como é possível pode desenvolver treinos para os jogadores?

Você pode desenvolver treinamento de vôlei para os jogadores desenvolverem uma percepção dos ataques dos adversários. É fundamental observar o estilo do time adversário, a altura dos seus atletas e o direcionamento da equipe oposta. Com isso, fica mais fácil planejar os ataques, a movimentação dos atacantes e o posicionamento dos levantadores.

Entendeu quais são os tipos de bloqueio no vôlei e como desenvolvê-los? Os bloqueadores precisam aprender a interceptar os ataques dos oponentes e a facilitar as ações do próprio time. Eles deverão observar com atenção a equipe adversária para compreender as suas estratégias e melhorar o entrosamento com a defesa para aumentar as chances de sucesso.

Gostou deste conteúdo? Então siga em frente e entenda como funciona o sistema de defesa do voleibol!

Curso de Vôlei

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.