O treinamento técnico e tático no Futebol
Futebol

O treinamento técnico e tático no Futebol

Escrito por Unisport Brasil

Quem trabalha no segmento esportivo sabe o quão difícil é desenvolver um treinamento técnico de futebol, certo?

Não é tarefa fácil compor um esquema tático efetivo e condizente com as características do clube. Conquistar tal feito demandará estudo, dedicação, treinos intensos e um bom planejamento – afinal todo trabalho consagrado se inicia por uma pré-organização.

Com o intuito de destacar a relevância dessa árdua missão, hoje demonstraremos como é primordial o investimento na sua formação acadêmica no âmbito esportivo. Você vai se espantar, quando perceber que os métodos de treinos somados a esquemas modernos podem transformar totalmente sua equipe. Ficou interessado? Então acompanhe!

Qual é a importância do treinamento técnico de futebol?

É no momento dos treinos onde as principais conclusões são tiradas, como: identificação de talentos particulares; organização de formações defensivas/ofensivas; preparação de bons cobradores de faltas.

Outra função do treinamento técnico de futebol é o desenvolvimento das habilidades individuais e o entrosamento geral do grupo. O talento individual de um atleta pode ser o diferencial de um bom time, entretanto sem harmonia, comunicação e planejamento, trabalho nenhum vinga. Para que tudo funcione de forma organizada em prol da equipe inteira, os treinos diários são indispensáveis.

Contudo sabemos que não é uma tarefa fácil e muito menos rápida. Somente com muito preparo, dedicação e reflexão que se conseguirá extrair o melhor que cada atleta tem a oferecer.

Qual é a função da metodologia no futebol?

Na verdade, não é uma pergunta fácil de responder, mas vamos exemplificar de forma a que você mesmo tire suas próprias conclusões, ok? Então vamos lá!

O procedimento usado no treinamento técnico de futebol vai variar de acordo com a filosofia de jogo que você tem em mente para sua equipe. A turma old school, no geral, costuma aplicar os treinos tradicionais que se baseiam em treinos coletivos (sem intervenção e/ou objetivo previamente planejado)” e exercícios com cones.

Nesse tipo de procedimento de exercícios com cones, os jogadores precisam desviar de todos os obstáculos em um campo pré-determinado, ao final finalizam a jogada chutando a bola para o gol. Trabalhando assim as técnicas de domínio de bola, condução e finalização.

Porém essa metodologia não escapou da modernização. Atualmente os cones são usados exclusivamente para limitar o espaço do campo onde as técnicas de ataque e defesa serão realizadas. Agora os companheiros de time é que fazem o papel dos jogadores “adversários”, a intenção com essa mudança tornar o treinamento mais próximo da realidade do jogo (ambiente aberto e imprevisível) e  é dificultar a tarefa dos jogadores ofensivos, que precisam driblar e finalizar para o gol, e da mesma forma o trabalho dos defensores que têm como objetivo o desarme de bola.

Esse tipo de prática desempenha exatamente os mesmos fundamentos que o método tradicional, porém com a vantagem de poder efetuar um treinamento técnico de futebol em conjunto – ataque e defesa. Oportunizando a reprodução de circunstâncias reais de jogo, com direito à pressão forte e tudo mais.

O modo como o treino será empregado, só depende de você. A análise do jogo coletivo somado ao talento individual é que será determinante para que se desenvolva um bom esquema de preparação, por isso estude seu time, entenda seus jogadores. Dessa forma será capaz de encontrar a melhor metodologia que suprirá suas deficiências e requintará suas principais qualidades.

Qual melhor maneira de identificar o melhor treino tático para sua equipe?

A metodologia engloba a maneira como você vai conduzir os seus treinos. O treino técnico por sua vez, tem como base aprimorar os fundamentos como: passe, domínio, drible, marcação/desarme e finalização. Óbvio que esses elementos mudarão de acordo com a função do atleta dentro de campo.

Já o treino tático tem como objetivo fazer com que o seu time jogue da melhor maneira possível, usando uma formação organizada e ensaiada. Todos unidos em busca do maior objetivo do futebol, que é o gol.

Pode parecer simples, mas imagine encaixar 11 jogadores de forma harmoniosa em um esquema de jogo adequado. Esquema em que você tem a difícil missão de fazer com que todos joguem em prol do coletivo, aplicando todas as táticas e técnicas que foram passadas durante os treinos. Estratégia essa que foi elaborada cuidadosamente com o intuito de se sobressair diante dos pontos fracos da equipe adversária. Continua parecendo algo fácil?

A tática normalmente é preparada de acordo com as características do time contrário, mas também é altamente dependente das características dos jogadores que possui na sua equipe. Formação de jogo, jogadas ensaiadas e talentos individuais devem ser estudados a fundo, de modo com que se consiga identificar o melhor procedimento para neutralizar os pontos mais poderosos do oponente. Óbvio que respeitando as peças que você tem à disposição para reproduzir o esquema, certo?

Qual a diferença da capacitação profissional?

A formação acadêmica é primordial seja para buscar instrução ou para atualizar os conhecimentos que já existem, seja para se reinventar e aprimorar a sua experiência.

Com uma boa base teórica você terá a chance de implementar metodologias técnicas e táticas inéditas, sem necessariamente ter que copiar as que já se encontram no mercado. Originalidade é a palavra.

Não é que seja um problema replicar “fórmulas” vencedoras, mas pense que a consequência de utilizar o mesmo modelo já usado por outros times pode lhe trazer um resultado inexpressivo, e é aí que o profissional se perde. Por isso é imprescindível a busca por estudo, referência própria com o único propósito de estruturar um esquema vitorioso e autêntico.

Como inserir o treino técnico tático de forma assertiva?

Testando! É amigo, não tem alternativa, treinando duro. Analisando minuciosamente o desenvolvimento do grupo e todos os jogadores durante as atividades. Realizando semanalmente, estratégias diferentes até consequentemente obter o resultado esperado.

A capacitação profissional vai direcioná-lo com fundamentações teóricas, mas é somente com prática que você identificará se os métodos de treinamento técnico de futebol escolhidos por você estão adequados. Por isso treine bastante, faça transições e mude de estratégias quantas vezes julgar necessário.

Quanto mais preparado estiver, melhor. Mas lembre-se que para comandar um treinamento competente é preciso conciliar todas as atividades com uma preparação física adequada. Isso evitará fadiga e lesões.

O futebol é um esporte atraente, presente na cultura do povo brasileiro e apenas com muita dedicação e estudo que você chegará aos três pilares do futebol, que são: conceito, metodologia e gestão. Acha que consegue?

Se você tem o interesse em expandir seus conceitos sobre treinamentos técnicos e táticos do futebol bem como todas as vertentes que envolvem essa prática fascinante, não deixe de conferir o post que preparamos sobre análise de desempenho do futebol, certamente agregará muito à sua formação.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

1 comentário

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This