Como escolher um curso na área esportiva?
Aprendizado

Como escolher um curso na área esportiva?

Escrito por Unisport Brasil

A faculdade de educação física oferece muitos conhecimentos teóricos, mas você já parou para pensar na importância de se especializar para conquistar mais credibilidade no mercado? Então, chegou a hora de você saber como escolher um curso na área esportiva.

Voltar a estudar requer uma mente aberta para o novo. É preciso que haja a consciência de que somos eternos aprendizes. O profissional que considera saber o suficiente porque concluiu um curso de graduação está seriamente ameaçado de sucumbir ao fracasso.

Por esse motivo, é importante ficar atento às oportunidades e não perder o tempo certo de agarrá-las para construir uma carreira sólida e garantir o sucesso no mercado de trabalho. Afinal, cada um de nós é responsável pelas próprias escolhas, não é mesmo?

No post de hoje, confira as melhores dicas para você fazer a opção mais acertada e garantir o seu futuro:

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Busque informações sobre como escolher um curso

O primeiro passo para você encontrar o curso ideal para as suas necessidades é fazer exatamente o que você está fazendo agora: buscando informações. Leia, pesquise no Google. Na internet existem ótimos blogs esportivos. Não esqueça de dar uma olhada também na banca de revistas pertinho da sua casa.

Outra atitude que ajuda muito é conversar com as pessoas que estão fazendo ou já concluíram a mesma formação que você deseja. Pergunte qual a instituição melhor, o que elas acharam do curso, quais as perspectivas para o setor. Enfim, seja uma espécie de repórter investigativo a seu favor!

Determine os seus objetivos profissionais

A sua escolha é muito importante para o seu futuro profissional. Por isso, antes de fazer qualquer opção, determine os seus objetivos. Como e onde você pretende atuar quando concluir o curso? Gostaria de trabalhar com coordenação de grupos? Ou, quem sabe, consultoria?

Avalie o mercado de trabalho na área que você tem interesse, estude a concorrência, identifique as potenciais empresas para trabalhar, anote endereços e outras informações de contato. Quanto mais informações você reunir, melhor. Quem sabe onde quer chegar tem mais chances de seguir pelo caminho certo.

Estude todas as possibilidades

O esporte é uma profissão que abre portas para diversos tipos de profissão. A educação física é apenas uma delas. No segmento de marketing, é possível atuar como comentarista ou assessor em publicidade, relações públicas, rádio, jornalismo ou TV.

Dentro da fisioterapia, como autônomo em clínicas especializadas, clubes e associações atléticas. No campo da nutrição esportiva, o profissional pode trabalhar com conhecimentos de nutrição, bioquímica e fisiologia aplicados à atividade física. A medicina esportiva é outra possibilidade.

Essa especialidade estuda a influência do exercício sobre o ser humano com o objetivo de prevenir e tratar a reabilitação. Quem está habilitado para exercer esse ofício cuida de atletas profissionais, amadores e pessoas comuns de todas as faixas etárias. Também é possível se especializar em cardiologia do esporte ou traumato-ortopedia desportiva.

Alinhe seus objetivos com o que você gosta de fazer

O sonho de muitos profissionais é trabalhar naquilo que gosta de fazer. Nem sempre isso é possível, afinal, a vida às vezes nos leva a trilhar outros caminhos. Quando você optou pelo curso de educação física, certamente foi motivado por algum acontecimento ou preferência pessoal que trouxe desde a infância.

Então, pergunte a si mesmo se existe algum esporte, em especial, que está no topo da lista das suas paixões. Se for possível alinhar os objetivos profissionais com o seu esporte preferido, você será muito mais feliz no trabalho. Hoje, tão importante quanto a profissão é a carreira que você constrói sem comprometer a sua qualidade de vida. Pense nisso!

Conheça a instituição de ensino do curso

Antes de fazer a sua matrícula na primeira instituição que aparecer, procure saber o que ela oferece de vantagem sobre as outras. Hoje é possível encontrar cursos presenciais e on-line, direcionados especialmente para profissionais de educação física.

O mercado também oferece cursos que incluem técnicas internacionais comprovadas de coaching esportivo. Esse estudo contempla o desenvolvimento de atletas e equipes de alta performance, o aprimoramento da liderança, entre outros. Além desse, existe ainda os cursos específicos para as áreas de futsal, futebol e vôlei.

Avalie o custo-benefício de voltar a estudar

O investimento de um curso especializado requer gastos com mensalidades, além do fato de que você vai se sentir tentado a comprar livros para ampliar seus horizontes. Também convém considerar despesas com transporte e alimentação – as instituições educacionais mais próximas da sua cidade ou bairro são ideais.

Quanto aos custos, considere que o melhor investimento da sua vida é este: seu sucesso profissional. Os benefícios são frutos colhidos das sementes que você vai plantar ao longo dessa jornada. O futuro pode ser incerto para muitas pessoas, menos para aquelas que arregaçam as mangas e fazem acontecer agora.

Como você viu, a opção certa do curso e de uma boa instituição de ensino não é um bicho de sete cabeças. No entanto, é prudente pesquisar sobre o assunto, conversar com as pessoas, estudar todas as possibilidades. Depois, para evitar frustrações, o ideal é alinhar os seus objetivos com a profissão dos seus sonhos. Qual a área esportiva que faz você mais feliz?

A sua resposta é o início do caminho. Para chegar no destino, é importante que você comece agora. Colete informações sobre a empresa fornecedora do curso. Se for necessário, visite pessoalmente o local. Conheça de perto a infraestrutura, o ambiente, os educadores. Observe o fluxo dos estudantes que permanecem ali.

Dessa forma, você se sentirá confiável para continuar os estudos e com a certeza de que vai fazer o melhor investimento em busca de melhores resultados.

Gostou de aprender sobre como escolher um curso? O esporte é uma paixão nacional. Entenda isso como uma vantagem para você que pretende se aperfeiçoar exatamente em uma área que é adorada pela grande maioria dos brasileiros. Invista em você!

Para ficar por dentro de outras dicas úteis para a sua carreira, assine gratuitamente a nossa newsletter. Fazendo um cadastro rápido, você receberá nosso material diretamente em seu e-mail!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

2 comentários

  • Procuro um curso que me ensine a me tornar um gerente geral do clube, de técnico de um time, até mesmo chegar a presidencia de um clube, no ramo de Beisebol, Rugby e futebol.
    Meu intuito é espandir meu conhecimento no ramo do esporte em varios setores dentro de um clube!
    Por qual curso devo começar primeiro e quais devo fazer?

  • Procuro um curso que me ensine a me tornar um gerente geral do clube, de técnico de um time, até mesmo chegar a presidencia de um clube, no ramo de Beisebol, Rugby, Basquete e Futebol.
    Meu intuito é espandir meu conhecimento no ramo do esporte em varios setores dentro de um clube!
    Por qual curso devo começar primeiro e quais devo fazer?

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This