Como fazer uma avaliação de desempenho no handebol?
Handebol

Como fazer uma avaliação de desempenho no handebol?

Escrito por Unisport Brasil

Analisar o desempenho dos atletas no esporte está em alta e pode ser decisivo na hora de uma equipe conquistar a vitória. Acompanhando as novidades do mercado, a avaliação de desempenho no handebol vem sendo muito utilizada tanto para os atletas profissionais como nas categorias de base, em que se buscam novos talentos.

Com o avanço das tecnologias, é possível obter em detalhes o comportamento de cada atleta e sua forma física e tática. Para acompanhar os novos recursos, muitos treinadores têm buscado estar atualizados.

Se você é um deles, temos uma notícia boa! Neste post ensinaremos como fazer uma avaliação de desempenho no handebol. Preparado para aumentar o rendimento dos seus atletas? Então continue lendo!

O que é uma avaliação de desempenho no handebol?

Nada mais é que a verificação do desempenho de uma equipe, em conjunto, ou de cada atleta individualmente. As análises podem ser realizadas durante partidas contra adversários ou mesmo em treinamentos.

Normalmente, em uma análise de equipe, a quadra é estudada separadamente, dividindo suas áreas em ataque e defesa. Dados relativos a contra-ataques realizados e sofridos também podem ser computados durante a divisão.

A análise de desempenho do jogador, além de observar as características de cada atleta, também considera dados referentes ao número de faltas sofridas e cometidas, número de gols, passes certos e errados, roubadas de bola, etc.

A avaliação de desempenho no handebol, então, é um relatório feito em cima dos dados do time. Ele serve para que o treinador consiga conhecer as qualidades e defeitos de todos os seus jogadores, com o objetivo de melhorar os resultados da equipe.

Além disso, a análise do desempenho no handebol pode ser utilizada nas categorias de base e em times infantis com a finalidade de ajudar o treinador a descobrir novos talentos.

Qual a importância da preparação para avaliar os atletas?

Devido à grande concorrência, estar sempre atualizado com relação às novidades do mercado é muito importante para aqueles treinadores que desejam conquistar um lugar de destaque em alguma equipe.

A avaliação de desempenho é um desses diferenciais e, portanto, preparar-se para aplicá-la garante que a técnica seja realizada com eficiência. Uma das melhores formas de se preparar para avaliar os atletas é por meio de cursos e treinamentos.

Além disso, preparar-se para avaliar atletas por meios oficiais em cursos especializados tem uma vantagem maior do que apenas buscar informações sobre o assunto na internet. Nesses cursos, o treinador consegue colocar em prática todo o conhecimento teórico e essa ação permite melhores resultados na atuação profissional.

A elaboração e análise de relatórios de desempenho

Se você chegou até aqui e está interessado em saber mais sobre a avaliação de desempenho no handebol, mas ficou com dúvida de como os relatórios de avaliação são organizados e analisados, não se preocupe! Vamos antecipar algumas informações.

A principal forma de elaborar os relatórios é por meio de um software. O programa funciona usando como base vídeos gravados por câmeras posicionadas estrategicamente para cobrir toda a quadra.

A partir das imagens captadas algoritmos são usados para calcular as informações presentes nelas, gerando os dados que serão utilizados na análise de desempenho de cada atleta.

Para que o software funcione, é preciso programar a bola para que ela seja reconhecida por ele. Além disso, os atletas recebem sensores diferenciados para cada braço, facilitando o reconhecimento e a análise.

Relatórios e apresentações

Após a captação de dados pelo software, o analista de desempenho deve criar um relatório e uma apresentação, para que os resultados possam ser utilizados pelo treinador e toda a equipe da melhor maneira possível. Afinal, de nada adianta ter uma informação útil, mas não conseguir repassá-la, não é mesmo?

Uma boa dica para a apresentação é usar gráficos que sintetizem as informações. Para facilitar o estudo, os pontos mais relevantes da avaliação de desempenho podem estar em destaque, utilizando fontes, cores ou tamanhos diferentes.

O que deve ser avaliado de fato nos atletas?

Existem quatro principais áreas que devem ser avaliadas nos atletas: física, tática, técnica e psicológica. As três primeiras podem ser estudadas, em sua maioria, utilizando o software.

Contudo, para conhecer as características psicológicas de cada jogador é necessário conversar constantemente com o mesmo, além de avaliar o comportamento do atleta no grande grupo. Neste caso, uma equipe multiprofissional que considere a atuação de um psicólogo do esporte pode ser fundamental para o desenvolvimento de todo potencial de desempenho dos atletas.

Características físicas

As características físicas que devem ser analisadas no handebol são aquelas que permitem que o jogador se sobressaia ao adversário durante o jogo. Dentre elas, podemos destacar a estatura física, capacidade de impulsão, velocidade, agilidade, flexibilidade, força física e de arremesso.

Para fazer um estudo individual e mais detalhado dos atletas, o analista pode fornecer pontuações para as características físicas, conforme a posição de cada um dentro do time. Por exemplo: a velocidade para os pontas pode ter peso máximo, já que é uma característica importante para essa posição, assim como a agilidade para os atacantes e a força física para os defensores.

Características técnicas

Na lista das características técnicas que devem estar presentes no estudo, podemos destacar a precisão de passe do jogador, a capacidade de o atleta manusear a bola, a quantidade de desarmes, o número de bolas arremessadas ao gol que foram convertidas e a qualidade dos cruzamentos.

Lembrando novamente que essas qualidades podem ser divididas e avaliadas separadamente, conforme a posição exercida por cada jogador em quadra.

Características táticas

Aqui, o analista precisa averiguar a competência do jogador para cumprir um objetivo tático dentro da quadra. Para realizar essa análise é necessário ter em mãos as táticas definidas pelo treinador para cada membro do time.

Entre as qualidades táticas podemos destacar a capacidade de preencher a posição definida para ele, o trabalho coletivo e a manutenção do esquema por parte do atleta.

Características psicológicas

Na parte psicológica, pode-se analisar a capacidade que o jogador tem de analisar e entender o jogo. Entre as características destacadas para esse tópico podemos prestar atenção em atributos como a criatividade e a forma como o atleta reage a diferentes situações, como a vitória ou a derrota.

Além disso, durante os treinamentos, o comportamento de grupo do jogador pode ser observado. Para melhorar o relatório, o analista deve considerar realizar conversas individuais com cada jogador, além de reuniões em grupos, bem como a atuação de um psicólogo do esporte.

O handebol é uma modalidade em crescimento com muitas oportunidades de carreira no mundo dos esportes. Aqueles profissionais de educação física que estiverem atentos às mudanças e necessidades do mercado terão vantagens com relação à concorrência.

Por isso, entender sobre a avaliação de desempenho no handebol é tão importante para aqueles que desejam ter sucesso profissional. Se este é o seu caso, procure um curso agora mesmo e se torne um especialista na área!

Agora que você já sabe reconhecer a importância e as características gerais de uma avaliação de desempenho no handebol, que tal entender mais sobre esquema tático no handebol e como montar um time campeão?

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This