Como funciona um departamento de análise de desempenho no futebol? Entenda
Futebol

Como funciona um departamento de análise de desempenho no futebol? Entenda

Escrito por Unisport Brasil

O avanço e o desenvolvimento da tecnologia vêm mudando a vida de pessoas e empresas. No mundo dos esportes e do futebol não é diferente. Técnicos e clubes procuram por oportunidades de melhorar o desempenho dos seus times, conhecendo seus atletas e entendendo como o adversário se movimenta. Para atender essa demanda, os clubes estão criando departamentos específicos para a análise de desempenho no futebol. 

Buscando acompanhar o desenvolvimento tecnológico na área dos esportes, muitas pessoas têm se interessado pelo assunto: torcedores, curiosos, profissionais de estatística e professores de educação física, são alguns exemplos.

Por esse motivo, resolvemos criar este post para explicar um pouco mais sobre o assunto! Continue lendo e descubra como funciona um departamento de análise de desempenho no futebol!

O que é o departamento de análise de desempenho no futebol?

O departamento de análise de desempenho no futebol é o responsável por estudar os atletas e o esquema tático da equipe e dos adversários. É por meio dos dados gerados por esse departamento que o treinador elabora as suas estratégias para cada partida, e que o clube analisa as opções disponíveis no mercado e faz as suas contratações. Normalmente, uma equipe é composta por cinco profissionais. Esse número pode variar para mais ou menos, de acordo com as necessidades do clube.

O trabalho designado a cada um deles também é particular de cada equipe, mas, na maioria das vezes, ele se divide entre analisar a performance dos jogadores do próprio time e analisar a do mercado, que corresponde ao desempenho dos adversários e a performance de novos atletas que sejam possíveis contratações. 

Alguns clubes contam também com um setor específico para a categoria de base. Nesse caso, é comum que os sistemas sejam integrados, para que seja possível comparar as informações do profissional com a base, obtendo melhores resultados. 

Como o departamento trabalha?

O departamento de análise de desempenho trabalha utilizando softwares que fornecem as informações. Em questão de segundos é possível obter diferentes dados, inclusive de uma partida que esteja acontecendo. Nesse caso, o trabalho do analista é criar os relatórios para que o treinador consiga ter acesso aos dados de forma simples, facilitando a tomada de decisão.

Algumas equipes costumam criar vídeos individuais dos adversários e enviar para o atleta que provavelmente terá contato com o oponente. Zagueiros recebem vídeos dos atacantes e laterais, por exemplo. 

Além disso, vídeos editados de partidas anteriores, tanto do adversário como da própria equipe, também são disponibilizados pelo departamento. Nesse caso, os analistas podem editar e focar nas informações mais relevantes. Com o curto período de treino entre as muitas competições paralelas, essa ação é fundamental para melhorar o desempenho tático. 

Quais as contribuições do departamento para um melhor desempenho das equipes?

As principais contribuições do departamento, como já dissemos, é o fornecimento dos relatórios aos treinadores e ao departamento médico. Isso proporciona a correção de erros e aumenta as chances de se criar um esquema tático que dificulte a ação do adversário e facilite a da equipe. Mas, afinal, quais são esses dados que podem ser gerados por meio dos softwares e como eles funcionam?

A principal forma de captar os dados utilizados na análise de desempenho é por meio de microcâmeras, que são espalhadas pelo campo. Alguns clubes, como o Corinthians, possuem até câmeras superiores, instaladas na parte de cima do estádio, que conseguem captar o campo em todos os ângulos. 

Além dessa, diversas pequenas câmeras são instaladas em pontos estratégicos. Elas fazem uma gravação que capta imagens a cada milésimo de segundo, o que permite que muitas ações de movimentação e posicionamento dos atletas possam ser percebidas. 

A partir disso, é possível obter muitos dados. Veja alguns exemplos de informações que podem ser observadas do adversário e da própria equipe:

  • a quantidade de passes acertados por cada atleta;
  • o número de vezes que determinado atleta cobra escanteio no primeiro ou segundo travessão;
  • a quantidade de vezes que um jogador corta para a direita ou esquerda a jogada;
  • a probabilidade de um pênalti ser batido alto, baixo, no canto, no meio;
  • o comportamento dos goleiros nas cobranças de pênalti: se esperam a cobrança, se escolhem o canto, qual canto costumam escolher etc;
  • qual local do campo foi mais ocupado pela equipe;
  • qual a quantidade de desarmes feitos e tomados;
  • o deslocamento total de cada jogador na partida. 

O que fazer para participar de um departamento de análise de desempenho?

Apesar de parecer fácil ser um analista de desempenho no futebol, a tarefa não é tão simples. É preciso ter um bom conhecimento sobre o assunto para conseguir quantificar os dados, elaborar os resultados que sejam importantes à equipe e focar nos atletas que realmente possam ser interessantes ao clube.

Como a área é relativamente nova, especialmente no Brasil, há uma grande demanda de profissionais. Entretanto, também existe uma significativa concorrência. Portanto, para conseguir fazer parte de um departamento de análise de desempenho, os profissionais precisam buscar meios de se qualificar e se destacar no mercado.

Uma boa ideia é realizar um curso de qualificação. Existem algumas empresas de qualidade que oferecem cursos online, o que é uma grande vantagem para aqueles que têm uma rotina corrida. No curso é possível ainda criar um network, o que pode facilitar na hora de procurar uma oportunidade no mercado.

O mercado dos esportes tem se revolucionado a cada dia. A tecnologia, como vimos, vem se tornando uma grande aliada dos clubes e, com certeza, aqueles que ainda não se utilizam dela estão ficando para trás. 

Para acompanhar o avanço do mercado, os profissionais de Educação Física precisam estar atentos às novidades. Se você chegou até o final deste texto, parabéns! Isso mostra que você está procurando saber mais sobre a análise de desempenho no futebol, e isso é um grande passo!

Agora que você já aprendeu um pouco sobre a análise de desempenho no futebol, que tal compartilhar a sua experiência? Deixe um comentário no post e nos conte um pouco sobre o que te trouxe até aqui! Caso tenha qualquer dúvida, é possível perguntar por meio do comentário também!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This