Como melhorar a comunicação com o time de futsal?
Futsal

Como melhorar a comunicação com o time de futsal?

Escrito por Unisport Brasil

Assim como no futebol de campo, o futsal é um esporte que envolve trabalho em equipe, competitividade equilibrada, foco, pressão e, claro, muito espírito esportivo para seguir as táticas de jogo e, ainda assim, saber como agir em momentos inesperados.

Uma equipe preparada para enfrentar seus oponentes deve ser composta por jogadores focados em atingir seus objetivos e um técnico que consegue definir boas estratégias e repassá-las para o time. Com uma comunicação clara, fica mais fácil alinhar os focos antes e no meio da quadra, e, assim, partir para a vitória.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para entender como melhorar a comunicação com o time de futsal e ganhar confiança dentro e fora do jogo. Confira, aplique e não perca tempo!

Alinhe suas propostas e táticas

Antes de repassar propostas de treino, estratégias e táticas para a equipe, é importante organizar a linha de raciocínio individual, detalhando todas as ideias antes de indicá-las para os jogadores. Com isso, é mais fácil evitar confusões na hora da explicação e do treino, problema que pode quebrar a fluidez e o desempenho da equipe e fazer com que os jogadores percam tempo considerável até entender a proposta.

Além disso, ao definir todos os pontos, possíveis problemáticas e soluções, é mais fácil responder perguntas da equipe, conseguir encaixar sugestões e aprimorar o planejamento sem perder o foco.

Uma dica é pensar em supostas perguntas antes de apresentar o projeto e incluir um “plano B” que deve ser apresentado. Assim, os jogadores poderão comparar as opções e opinar sobre o estilo de treino ou jogo.

Seja assertivo com a equipe

Depois de elaborar as estratégias e definir o plano de ação, repasse as ideias de forma clara, objetiva e organizada. O ideal é que o projeto faça sentido para todos os jogadores presentes, então, as dicas são:

  • criar empatia em um primeiro momento para a conversa ser mais natural;
  • entender o tipo de linguagem que deve ser usada para a compreensão de todos;
  • evitar distrações durante a exposição;
  • usar elementos visuais para melhor entendimento, como lousas, quadros, canetas de diferentes cores e explicações práticas como exemplo;
  • separar minutos finais para uma discussão aberta com sugestões e propostas.

Além de construir um projeto teórico melhor elaborado, a objetividade ajuda no entendimento dos jogadores. Porém, objetividade é diferente de rispidez! Seja claro em relação aos seus pontos com a equipe e, ainda assim, esteja aberto para comentários, sugestões e críticas. A boa comunicação inclui ouvir seu público e aceitar novas ideias.

Padronize a linguagem não-verbal

No futsal, é recorrente o técnico se comunicar com o time de forma não-verbal, indicando os próximos passos durante a partida, erros, pontos fracos do adversário e sugestões de ataque.

Antes de entrar em quadra, é interessante definir com os jogadores qual a “legenda” para sua comunicação não-verbal indicando ações no jogo. Os gestos podem ser generalizados e direcionados para a equipe, porém, também podem ser combinados com o beque, ala, pivô e goleiro, principalmente quando há participação destes na posse de bola.

Foque na simplicidade do diálogo não-verbal para que os jogadores entendam de forma rápida e saibam como tomar as próximas decisões.

Melhores os pontos fracos da comunicação

Se você não se considera uma pessoa articulada, é inibido e possui muita dificuldade em passar suas ideias para outros, é hora de melhorar os pontos fracos para conseguir aprimorar os resultados com a equipe.

Para isso, há algumas dicas que podem ser divididas de acordo com o objetivo, como:

Melhor articulação

  • pratique ler em voz alta;
  • preste atenção ao seu tom de voz, equilibrando a intensidade;
  • use pausas entre uma frase e outra;
  • teste exercícios de respiração que influenciem no diafragma.

Bom entendimento

  • busque repassar frases curtas e diretas;
  • dê ênfase em momentos oportunos;
  • pergunte de tempos em tempos se há dúvidas ou ideias;
  • cuidado com a pronúncia de palavras e o tipo de vocabulário que considera inadequado.

Postura firme e correta

  • lembre que seu papel na equipe exige imposição e força de imagem;
  • treine simulando momentos para agir sob pressão e, ainda assim, manter uma posição profissional;
  • teste formas de tratamento com os jogadores que, mesmo empáticas e próximas, demonstrem força e garra.

Exercícios na frente do espelho, aulas de canto, teatro, improviso e atividades relacionadas com a apresentação em público são ótimas opções de como melhorar a comunicação de forma interessante e divertida.

Mantenha as técnicas e a equipe atualizadas

Não há tática que funcione em todas as partidas. Assim, conforme as opções forem desenvolvidas, aprimoradas e passarem por mudanças durante o tempo de treinamento, não adianta tentar “encaixar” as diferenças no meio do jogo, é necessário se reunir com a equipe para discutir novas ideias.

Com isso, além do jogador se sentir parte de toda a elaboração de jogo (e não apenas na partida), é mais fácil conectar opiniões e pensamentos para uma estratégia melhor formada, com adesão pela equipe e, consequentemente, bons resultados em quadra.

Na realidade, o ideal é reunir a equipe com frequência, garantindo que os jogadores estejam alinhados e testando formas de como melhorar a comunicação geral; uma boa oportunidade para resolver problemas iniciais e ouvir os membros da equipe.

Prepare-se para melhorar a comunicação com a qualificação

Mesmo sem generalizar, há profissionais que se sentem inseguros na comunicação com a equipe por não estarem preparados. Aproveite esse reconhecimento para se qualificar, buscando cursos que ajudem a entender o esporte com focos diferentes, indo desde uma iniciação até um aperfeiçoamento. Como exemplo, há cursos de:

  • Futebol Moderno: a aplicabilidade das táticas no jogo;
  • Iniciação esportiva;
  • Fórum brasileiro de futsal.

Além disso, há opções tanto presenciais quanto online, ajudando a encaixar a qualificação com a correria do dia a dia.

Pense grande

Ao trabalhar com opções de como melhorar a comunicação, com certeza haverá preparo para a equipe atual, porém, também para momentos futuros. A comunicação é ideal para etapas diferentes da vida, como entrevistas para novos cargos, testes práticos, resolução de problemas, empregos novos etc.

Com isso, pense que, ao se qualificar, melhorar a articulação e o trabalho em equipe, você estará se preparando para várias atividades e se destacando na articulação e no profissionalismo.

Gostou das sugestões sobre como melhorar a comunicação com o time? Então, confira também nosso artigo com 5 dicas de como treinar um time de futsal!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba tudo sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas todo mês!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This