Como realizar o treinamento de goleiro no handebol? Entenda!
Handebol

Como realizar o treinamento de goleiro no handebol? Entenda!

Escrito por Unisport Brasil

Quem trabalha com preparação de atletas sabe que desenvolver um treinamento de goleiro no handebol é uma tarefa árdua que demanda bastante conhecimento na área, certo?

Compor um treinamento efetivo e condizente com os campeonatos que o clube disputa é a sua principal missão. Porém, para conquistar tal feito é necessário estudo, dedicação, treinos intensos e um bom planejamento — afinal, um bom trabalho deve se iniciar pela organização previa do profissional responsável pela preparação.

Visando ajudá-lo com o treinamento de goleiro no handebol, mostraremos a importância de investir em conhecimento especializado, além de explicar as principais funções que um goleiro de handebol tem (defender, armar contra-ataque e orientar os jogadores de defesa e ataque). Esse jogador é muito importante, e suas atribuições vão além de proteger o gol. Quer entender a fundo todas as questões que envolvem esse atleta? Acompanhe e confira!

A função do goleiro no handebol

Primeiramente, você precisa entender que o goleiro no handebol não tem a mesma função que um goleiro de futebol. Os esportes são diferentes, assim como as regras do handebol e as medidas da quadra, inclusive esse último fato é o principal motivo pelo qual esse atleta tem mais funções dentro de uma partida.

O comprimento da quadra permite que o goleiro faça ligações diretas com o ataque da sua equipe, ou seja, pode puxar contra-ataques rápidos resultantes em gol. Outro aspecto, é que esse atleta tem a facilidade de observar jogadas e a formação do time adversário por conta da posição privilegiada.

E esse fato, automaticamente, contribui para que o goleiro se torne um grande orientador dentro de quadra, auxiliando o técnico com informações do posicionamento ofensivo e defensivo da equipe adversária. Desse modo, o técnico pode elaborar uma estratégia mais efetiva com as informações passadas pelo seu goleiro. Da mesma maneira, o comandante do time pode utilizá-lo para ajudar a orientar a sua equipe dentro de quadra.

As principais técnicas de treinamento de goleiro no handebol

O treino é fundamental para o aprimoramento de técnicas relevantes, além disso o treinamento auxilia o atleta no desenvolvimento ideal de posicionamento e movimentação.

O método como os treinos são aplicados pode mudar de acordo com a necessidade da equipe/atleta, porém, independentemente disso, existem técnicas que devem ser trabalhadas sempre, pois são princípios básicos para um goleiro de handebol como, por exemplo, a defesa:  

  • defesa Y — consiste na saída do goleiro com a perna de apoio no solo e a outra deve ser lançada junto dos braços na direção da bola, formando, aparentemente, a letra Y;
  • defesa X — essa técnica é utilizada, normalmente, em situações em que o atacante está cara a cara com o goleiro. O intuito dessa defesa é abafar o lance do adversário, fechando os principais ângulos do gol. O movimento consiste em pular com os dois pés juntos afastando as pernas no ar e o mesmo deve ser feito com os braços, formando assim a letra X;
  • meia altura — é usualmente para jogadas em que a bola já foi lançada. O goleiro salta lateralmente com uma perna de apoio no chão e lança a outra na direção da bola junto aos braços.

O treino de deslocamento

Outra função do treinamento de goleiro no handebol é o aperfeiçoamento das demais habilidades individuais, como o deslocamento e o contra-ataque. O deslocamento, por exemplo, divide-se em três tipo.

  • semicírculo — esse nome foi dado devido ao semicírculo que é formado entre as traves. O goleiro acompanha a troca de passe feito pela equipe adversária com o movimento de semicírculo, partindo da posição básica em deslocamento lateral, posicionando o corpo sempre na direção da bola;
  • ataque à bola — esse é um estilo de descolamento que é feito para frente. Normalmente é usado quando o atacante está cara a cara com o goleiro. Usualmente, esse descolamento é realizando junto à defesa do tipo X, com o intuito de reduzir os ângulos do atacante adversário;
  • defesa de ponta — apesar de ser uma defesa, essa técnica é reconhecida como descolamento porque o goleiro usa parte do corpo para fechar um canto do gol e o outro canto ele protege com o braço e a perna. É um estilo de jogada que pode ser usada quando a equipe adversária ataca pelas pontas.

A importância da capacitação profissional nessa área

A formação acadêmica é primordial para obter instrução ou para modernizar os conhecimentos que você possui. Além disso, a capacitação profissional especializada pode ser uma excelente opção para quem deseja se reinventar no cenário esportivo.

Com uma boa base teórica, você terá a chance de implementar treinamentos técnicos e táticas inéditas, sem necessariamente ter que copiar as que já se encontram no mercado. Seja original!

Não é que seja um problema reproduzir métodos que funcionam, porém pense que a consequência de utilizar um padrão de treinamento de goleiros no handebol, o mesmo que é usado em outras equipes, pode lhe trazer um resultado inexpressivo, e é aí que o profissional se perde. Por isso, é imprescindível a busca por estudo, referência própria com o único objetivo de estruturar um esquema vitorioso e autêntico.

Comece o treinamento de goleiro no handebol de forma eficiente

Para isso, você terá que realizar uma análise de desempenho durante os treinos, até que se encontre o mais adequado para o atleta. Para tal, realize, semanalmente, estratégias diferentes até que consiga vislumbrar uma melhora significativa do jogador.

A capacitação profissional vai direcioná-lo com uma base teórica, porém é somente por intermédio da prática que você identificará se os métodos utilizados estão sendo efetivos. Por isso, treine bastante, faça transições e mude de estratégias quantas vezes julgar necessário.

Quanto mais preparado estiver, melhor. Mas, ressaltamos que para comandar um treinamento eficaz, é necessário harmonizar as funções do goleiro com as atividades dos demais membros da equipe. Se bem entrosado, o grupo terá mais chances de vitória.

E se você, preparador físico, tem o interesse em amplificar método, técnica, estratégia de treinamento de goleiro no handebol e todas as vertentes que envolvem esse esporte fascinante, entre em contato com UniSport Brasil para usufruir do melhor ensino do cenário esportivo.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This