Como renovar a missão do profissional de educação física?
Aprendizado

Como renovar a missão do profissional de educação física?

Escrito por Unisport Brasil

A missão do profissional de educação física, resumidamente, pode ser possibilitar o acesso à saúde, por meio da prática de exercícios físicos. Porém, essa tarefa vai muito além desta definição. A educação física tem o poder de transformar pessoas com o esporte, além disso, possui a capacidade de unir grupos e despertar habilidades adormecidas em cada ser humano.

Por mais nobre que seja promover e cuidar da saúde dos outros, o ofício conta ainda, com muitos preconceitos. A maioria das manifestações contrárias à profissão de educador físico parte de pessoas que não conhecem as funções que ele desempenha e o grande leque de oportunidades.

Apesar de as possibilidades serem muitas, algumas vezes o trajeto pode ser difícil, e manter-se motivado é a chave do sucesso de qualquer caminho que o educador opte por seguir.

Neste post, então, vamos dar algumas dicas para que o juramento que cada profissional fez em sua formatura mantenha-se vivo a cada dia no exercício da educação física. Acompanhe!

Faça cursos e mantenha-se atualizado

Com o avanço da tecnologia, a informação está voando. Cada vez mais os alunos estão buscando conhecimento sobre exercícios físicos na internet. É preciso se manter sempre atualizado para não correr o risco de não conhecer determinada atividade que faça sucesso no meio do esporte.

Investir em cursos é um diferencial que se torna vantagem competitiva em relação à concorrência. Provavelmente, esse proveito vai ser revertido em oportunidades de trabalho e, consequentemente, motivação ao profissional envolvido.

Além disso, a área da saúde se desenvolve constantemente. São inúmeras novas pesquisas e descobertas, que podem ser aplicadas aos alunos, mantendo o professor ativo e animado. Essas novidades resultam positivamente para os profissionais que se mantêm informados, pois tornam o dia a dia do trabalho mais dinâmico e sem uma rotina específica.

Tenha um plano de carreira

O planejamento é resultado de uma carreira bem-sucedida e feliz. A área da educação física é cheia de opções e oportunidades, e se o profissional não planejar qual destino deseja seguir pode se sentir perdido pelo caminho e fazer com que a escolha profissional seja desagradável.

Talvez, antes de entrar na faculdade, as pessoas não tenham ideia das diversas opções que podem seguir ao graduar-se em educação física.

O ideal é que durante o curso, tire dúvidas e experimente as diferentes áreas de atuação. As escolhas podem variar, entre outras, em ser personal trainer, trabalhar em academias, na área de licenciatura, em clubes ou seguir a vida acadêmica e de pesquisa.

Quem já é formando, não tem mais a opção de se dedicar um pouco em cada área para decidir qual mais lhe convém, mas é provável que já se tenha uma ideia. O planejamento de carreira nesse caso começa então com a direção do caminho já definido.

O segundo passo é dedicar-se à sua imagem. O seu nome, como profissional, precisa ser conhecido e isso não se faz da noite para o dia, sendo preciso muita dedicação e reconhecimento. Os seus clientes precisam se sentir satisfeitos com o serviço prestado para então indicarem a outros e assim sucessivamente. O trabalho é árduo, mas a recompensa vem.

Depois de investir na sua imagem é hora de traçar as metas de carreira. Se você não tiver alguma para ser batida, pode se sentir desmotivado no meio do percurso. É importante então sempre renová-las.

Indicamos que os objetivos sejam traçados anualmente. A cada início de ano sente-se e escreva tudo o que está planejando para a sua carreira durante os próximos 365 dias. Esses vão ser os seus objetivos anuais.

Porém, sabemos que um ano demora muito para passar então, o segredo nesses casos é além do conjunto anual, ter metas mensais. Realizar conquistas mensalmente pode deixar o profissional motivado, alavancando a carreira.

Importante: Para que não haja uma desmotivação trace sempre planos que sejam possíveis de cumprir.

Nunca se esqueça da importância do esporte

O esporte, no meio educacional, transforma a vida de milhares de crianças, adultos e idosos. Os profissionais de educação física precisam lembrar-se disso constantemente. É muito importante não deixar a chama que se acendeu no início da profissão se apagar com o tempo.

Recorde sempre os motivos que fizeram escolher a educação física. Promover conhecimento aos jovens e fazer com que eles saibam que são bons em alguma coisa é maravilhoso. Com o esporte, muitas crianças começam a se socializar. Aprendem também o que é o trabalho em equipe e que juntos podem chegar muito mais longe do que individualmente.

Todos esses ensinamentos, transmitidos pelo educador físico são aprendizados que o ser humano leva para a vida inteira. O profissional da área da saúde é o responsável pela inclusão, e ajuda diretamente na formação de caráter dos estudantes.

Já no caso dos idosos, o esporte é importantíssimo para manter a saúde do corpo humano. Praticar atividades físicas na terceira idade possibilita maior qualidade de vida, além da diminuição dos riscos de desenvolver doenças.

O corpo e a mente precisam ser constantemente desafiados. O esporte é uma atividade importantíssima nessa fase da vida, além disso, com ele é possível reintegrar o idoso ao meio social, por meio de atividades em grupo.

Motive-se com o preconceito

Quando alguém diz que escolheu educação física para cursar na faculdade, ou que é formado no curso, muitas pessoas expressam opiniões ruins a respeito. Porém, elas não conhecem a fundo o quão nobre é essa profissão.

Na maioria das vezes o discurso é o mesmo. Eles argumentam que não é uma carreira séria, que ensinar futebol na escola ou passar treinos de musculação não vão render dinheiro o suficiente. Contudo, a profissão de educador físico vai muito além das tarefas citadas por aqueles que não pesquisam sobre ela.

Com certeza, em algum momento da sua carreira, você vai vivenciar ou notar o preconceito. Faça dele mais uma motivação para seguir em frente e aprimorar cada vez mais os conhecimentos, qualificando o seu trabalho.

O educador físico tem uma profissão nobre em mãos. Busque sempre se manter atualizado, invista na sua carreira e dedique-se a você mesmo. A missão do profissional de educação física é com a sociedade, porém é preciso que ele esteja bem consigo mesmo para que possa colocar essa missão em prática com êxito.

Se você curtiu o post, compartilhe nas suas redes sociais e motive também os seus colegas de profissão!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This