Como se tornar um treinador de futsal: saiba mais sobre a carreira
Futsal

Como se tornar um treinador de futsal: saiba mais sobre a carreira

Escrito por Unisport Brasil

A carreira de um treinador de futsal pode ser muito promissora, mas também envolve muito estudo e atualização constante. Essa dedicação é necessária para definir novas metodologias e alcançar uma maior qualidade nos treinos.

Até porque o princípio básico dos esportes consiste em buscar novas estratégias, a fim de propiciar que os atletas alcancem uma boa preparação física e obtenham um desempenho cada vez melhor. Nesse sentido, treinar todo um time de futsal exige muito trabalho. Quer conseguir sucesso nesse ramo e se tornar uma referência no esporte?

Neste artigo, vamos apresentar um panorama sobre a carreira de um treinador de futsal. Acompanhe a leitura!

O que faz o treinador de futsal?

O treinador de futsal é o profissional responsável por comandar toda uma equipe de jogadores. Ele tem a função de orientar os jogadores a projetar as melhores jogadas e efetuar os movimentos adequados, elaborar treinamentos técnico e táticos, observar o jogo, estimular o desempenho de todo o time e estudar sempre novas possibilidades a fim de otimizar a performance da equipe. Também, deve observar o desenrolar de cada partida e fazer as substituições necessárias de jogadores.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Ele também funciona como uma figura de liderança, no qual os jogadores buscam se espelhar. Por isso, é essencial ser um exemplo e atuar sempre com ética, postura, respeito e comprometimento com o trabalho — respeitar os horários de treinos, tratar os colegas bem, dar o melhor de si, obedecer às orientações dadas. Além disso, o profissional também pode acumular tarefas paralelas e complementares ou atuar em outras áreas, como coaching esportivo, treinador particular, preparador físico etc.

Como é a carreira de um treinador de futsal?

O profissional que deseja ser um treinador de futsal pode começar a carreira de sucesso de várias maneiras: treinar crianças e jovens em escolas de ensino fundamental e médio ou em escolinhas de esporte de futebol ou futsal. Além disso, o trabalho costuma ser dividido em turnos (períodos). Nesse caso, é possível trabalhar em uma escola pela manhã e em outra pela noite, por exemplo.

A Educação Física é um ramo promissor e com um grande número de profissionais. No entanto, isso não pode ser um obstáculo e sim uma motivação. Afinal, muitos nem sequer se especializam nesse segmento e atuam de uma maneira mais generalista e pouco específica, o que resulta em uma menor qualidade de trabalho.

Como se tornar um treinador de futsal?

Conheça, a seguir, um passo a passo de como o profissional pode obter sucesso como treinador de futsal.

Graduação

É necessário frequentar o curso de Educação Física. Lá, o profissional adquire o conhecimento aprofundado em várias disciplinas importantes, como fisiologia do esporte, anatomia humana, preparação de atletas, táticas e técnicas do futebol etc.

Pós-graduação

A especialização envolve o trabalho como treinador de futsal de forma a se tornar um expert no assunto. Não é uma formação muito exigida para dar aulas em escolas, por exemplo. Contudo, lembre-se sempre de que quanto mais preparado você estiver, maiores serão as chances de conquistar os seus objetivos. Portanto, saber mais sobre os fundamentos do futsal se torna imprescindível para o sucesso na carreira.

Licenças

Não é necessário ter grandes conquistas para ser um treinador em escolas e atuar no esporte amador. Contudo, se você deseja ir além e quer atuar como técnico profissional, deverá obter uma licença.

A CBF oferece cursos de capacitação profissional para os educadores físicos que querem prosseguir nessa carreira. Primeiramente, ele deve ter frequentado a graduação. Após, o currículo é analisado por uma equipe especial que vai verificar se há a chance de ingressar em um curso de capacitação e obter a licença desejada. Confira!

Licença C

Essa licença é ideal para quem busca capacitação para atuar como um técnico de futebol em escolas para crianças e adolescentes. No curso, o profissional adquire aprendizado sobre técnicas para incentivar o desenvolvimento infantil e como ensinar o futebol para os jovens.

Licença B

É necessário ter a licença C, antes de partir para a B. Nesse curso, o profissional vai se habilitar no treinamento de jogadores que compõem as equipes que jogam na categoria de base. Logo, o nível de exigência vai ser mais elevado — mais horas de curso, matérias e treinos.

Licença A

Esse curso é voltado para o treinamento de equipes profissionais. Aqui, o profissional aprende, com mais detalhes, como funcionam os treinamentos visando a alta performance, psicologia para atletas e como montar um time de sucesso.

Licença PRO

A licença PRO só é concedida para profissionais convidados. O curso é bastante intenso e complexo. Nele, o técnico aprende a legislação envolvendo o esporte, adquire conhecimentos sobre como lidar com crises e conflitos, coaching etc.

Outras opções

Caso alguém deseje ser técnico de futsal e já veio diretamente do esporte, não será necessário seguir o passo a passo acima, ou seja, há um atalho para isso. Essa situação é muito comum com jogadores profissionais que são ligados a uma federação e decidem encerrar a carreira como jogador. Nesse sentido, eles podem perfeitamente atuar como treinador — obter a licença A da CBF sem ter que passar por cursos.

Além disso, é possível se tornar um técnico reconhecido internacionalmente. Para isso, o profissional deve frequentar cursos internacionais e obter licenças de outras confederações, como da UEFA — que traz a habilitação de atuar como treinador em qualquer equipe do mundo.

Como organizar a rotina de treinos?

Antes de tudo, é necessário conhecer um pouco melhor os jogadores e, então, organizar os treinos conforme as características pessoais de cada indivíduo que compõe o time. Esse cuidado é necessário para estimular o desenvolvimento de todos:

  • monte um cronograma ou rotina de treinos programados e direcionados de acordo com as necessidades da equipe;
  • ofereça atividades desafiadoras para manter os jogadores sempre motivados;
  • elabore treinamentos físicos que estimulem a agilidade, impulsão, força, arranque, resistência e fortalecimento muscular;
  • estimule o talento de cada jogador e a habilidade individual dos atletas: goleiro, fixo, ala, pivô.

Como você pôde perceber, a rotina de um treinador de futsal é bem intensa e exige bastante dedicação. Nesse sentido, é extremamente necessário que o profissional frequente cursos de especialização e aprimoramento das técnicas e táticas utilizadas no esporte. Trata-se de um diferencial que vai ajudá-lo a alavancar a carreira. Nesse cenário, você não pode deixar de conhecer os cursos oferecidos pela UniSport Brasil.

Quer saber mais sobre como se tornar um treinador de sucesso? Então, baixe o nosso e-book e entenda como montar um time de futsal imbatível!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This