Conheça 8 dicas de como organizar um evento esportivo!
Aprendizado

Conheça 8 dicas de como organizar um evento esportivo!

Escrito por Unisport Brasil

O mundo do esporte, em geral, cresce a cada dia, seja no surgimento de novas técnicas ou na quantidade de pessoas que têm interesse em praticar e participar de eventos dentro dessa temática.

Sendo assim, investir nesse ramo pode ser uma boa ideia para alavancar a carreira e conseguir um dinheiro extra. Ficou interessado? Continue a leitura para conferir 8 dicas sobre como organizar um evento esportivo!

1. Faça uma checklist

Organizar um evento é algo requer planejamento e realização de algumas etapas e cuidados indispensáveis ao longo de semanas. Para garantir que tudo saia dentro do programado, faça uma checklist com todas as metas que precisam ser feitas, para evitar problemas perto da data marcada.

Se possível, faça a lista antes mesmo de começar os preparos. Organize o checklist por ordem de prioridades, das mais urgentes até aquelas com prazo maior. Assim, você ganha tempo e evita sobrecarga desnecessária poucos dias antes do evento.

2. Encontre uma localização adequada

A escolha de um local apropriado para realizar o evento é um processo que exige tempo, afinal, você dependerá da disponibilidade do espaço e do tamanho da burocracia para enfrentar.

Na hora de escolher a localização, avalie a amplitude e viabilidade do espaço. Você deve dispensar espaços pequenos e apertados, além de evitar adaptações, visto que elas podem não ser muito bem-vindas em alguns casos, por diminuir a segurança ou não se adequar corretamente a sua função.

O espaço deve oferecer conforto e segurança a todos, além de ser adequado para a programação oferecida. É essencial que o lugar não seja de difícil acesso e que, de preferência, tenha boa visibilidade ao público.

Além do mais, considere o dia e hora do evento antecipadamente. Dessa forma, você pode reservar o local para o seu evento. Atente-se a datas comemorativas e feriados, períodos de alta procura de espaços para a realização de eventos.

3. Busque patrocinadores

Conseguir bons patrocinadores para o seu evento é uma das melhores maneiras de conseguir fazê-lo acontecer, mesmo sem muito dinheiro para investir. Para isso, você deve fazer um planejamento do evento e apresentá-lo as empresas que estejam relacionadas a ramos esportivos.

Essa etapa deve ser feita logo no início para garantir que o evento tenha suporte para acontecer e que seja um sucesso. Além disso, os nomes dos patrocinadores devem aparecer nas divulgações assim que iniciarem.

Lembre-se de que seu plano deve ser vantajoso para você e para os patrocinadores. Se necessário, negocie com cada uma das empresas. Quanto mais concordarem em patrocinar, melhor para você!

4. Analise os fornecedores do mercado

Os produtos e equipamentos utilizado devem ter qualidade e não custarem preços exagerados. Por isso, fazer uma ampla pesquisa de fornecedores de cada ramo é uma etapa indispensável para encontrar qual oferece melhor custo-benefício.

Ao escolher fornecedores para placas de identificação, camiseta, brindes, panfletos, água, equipamentos opte por fazer alguns orçamentos para fazer uma boa escolha.

 É preciso também ter cuidados com os preços. Muitas vezes, é preferível fazer um investimento mais alto por um produto de qualidade. No entanto, nem sempre preço baixo significa baixa qualidade. Fique de olho!

5. Faça uma boa divulgação

Quanto maior a divulgação, melhor para o seu evento! No entanto, é importante não somente atingir a maior quantidade de pessoas, mas também alcançar o público-alvo da atração escolhida.

Você deve analisar quem são as pessoas que gostam de eventos esportivos para que possa alcançá-las. Mas, em geral, anunciar em banners no centro da cidade e fazer panfletagem são sempre boas ideias. Além disso, utilize a tecnologia a favor, criando páginas e eventos em redes sociais como o Facebook.

São diversas as formas de divulgação, então, é só explorá-las! Se necessário, veja a possibilidade de anunciar em algum canal de TV da sua região, academias, blogs que abordem temas relacionados a esportes, lojas de produtos naturais, entre outros. Você também pode realizar sorteios antes ou durante o evento para atrair o público.

Não se esqueça de que, independentemente da forma de divulgação, as informações devem ser claras e de fácil entendimento, além de contarem com uma boa apresentação para chamar a atenção de um bom número de pessoas.

6. Invista na alimentação

Eventos esportivos são programas que normalmente duram horas. Para evitar pessoas indo para outros lugares, a procura de algo para comer, é necessário investir em alimentos e bebidas. Esse aspecto aumentará o entretenimento do evento, tornando-o ainda mais interessante para os participantes.

Para isso, você pode contratar uma empresa especializada ou contar com fornecedores para esse serviço. É importante que a alimentação esteja relacionada à identidade do evento, ou seja, voltada para opções de alimentação saudáveis e fitness.

7. Disponibilize venda ou inscrições pela internet

Para garantir uma boa quantidade de pessoas em seu evento, é essencial que seja possível se inscrever ou comprar ingressos de maneira fácil e rápida. Afinal, quando os locais de venda ou inscrição são restritos, o evento se torna menos atrativo e tende a atrair poucos participantes.

Portanto, aproveite o potencial de alcance da internet, oferecendo pontos de venda de ingresso/inscrição em um website oficial da empresa. Esse pode não ser o único meio de participar do evento, mas certamente é indispensável para atrair mais pessoas.

8. Terceirize o planejamento do evento

Se você já tem uma ideia infalível para um evento esportivo, é possível potencializar o seu planejamento, realizando a terceirização dessa fase da preparação, do modo a garantir que tudo saia bem com mais facilidade. Hoje, existem empresas que podem auxiliar você na execução do evento, com o auxílio de profissionais qualificados na área.

Agora que você já sabe como organizar um evento esportivo, o que está esperando para colocar o seu plano em prática? Faça já o seu checklist, procure bons fornecedores, faça pesquisa dos melhores locais, entre as outras etapas essenciais para que tudo seja um sucesso. Lembre-se: é importante estar em constante capacitação com cursos para conquistar mais espaço com a sua carreira esportiva.

Gostou de saber um pouco mais sobre o planejamento de um evento esportivo? Assine já nossa newsletter e receba mais conteúdos interessantes como este! 

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This