Conheça a importância da análise e observação da equipe
Futebol

Conheça a importância da análise e observação da equipe

Escrito por Unisport Brasil

Nos últimos anos, as diretorias dos clubes começaram a prestar atenção em aspectos relevantes para o sucesso dentro dos campos e das quadras, como a análise e observação da equipe. Grandes instituições contam com um departamento exclusivo voltado para estruturar os dados obtidos e gerar informações para os treinadores.

Com esse auxílio, a comissão técnica tem uma visão mais ampla dos seus jogadores, com insights sobre o seu rendimento e atributos que eles precisam melhorar. Além disso, há um aumento na qualidade das contratações, já que é mais fácil identificar se aquele atleta encaixa no estilo de jogo da equipe.

Quer conhecer os benefícios da análise e observação da equipe e entender como você pode se especializar nessa área? Então continue a leitura!

Como a análise de desempenho contribui para o sucesso da equipe?

A análise de desempenho tem uma participação relevante em todos os aspectos de um clube. Desde a diretoria de futebol, na decisão sobre as contratações, até o técnico e a montagem da equipe, todos são auxiliados pelos dados coletados e pelo material que o analista desenvolve.

A preparação é uma das chaves do sucesso de uma equipe em qualquer esporte. É impossível prever se determinado estilo de jogo vencerá todos os jogos, mas com estatísticas e insights importantes sobre o rendimento do time, o técnico consegue adaptar o esquema para anular os pontos fortes do adversário.

Isso é possível com o estudo sobre as outras equipes. Na Europa, esse é um material comum e que, nos últimos anos, começou a ser explorado no Brasil. Preparar um documento com o estilo de jogo do próximo adversário e quais os seus principais jogadores, por exemplo, garante que a comissão tenha armas para escalar o melhor time.

O que deve ser observado em uma equipe?

Separamos três tópicos em que a análise de desempenho pode fazer a diferença na rotina de uma equipe. Veja mais!

Formação do time

Em um time de futebol, existe uma extensa variação de táticas, como o 4-3-3 e o 3-5-2. Da mesma forma, no basquete, o técnico pode optar por jogar com uma marcação por zona ou individual. Os resultados dão indícios de sucesso ou fracasso, mas não devem ser os únicos parâmetros.

Com a observação técnica, é possível analisar com maior detalhe o rendimento de cada atleta na partida e buscar a melhor tática de jogo. Além disso, com vídeos dos adversários, a comissão é capaz de montar variações táticas e escalar os jogadores certos para dificultar a ação do outro time.

Desempenho no decorrer do jogo

Depois de um primeiro set ruim, seu time de voleibol precisa melhorar na próxima parcial para não ficar muito atrás no placar. Com a observação da equipe, o analista pode indicar ao treinador os pontos fracos naquele período, como erros do bloqueio e problemas na cobertura no fundo da quadra.

O mesmo vale para o futebol. Muitas viradas no segundo tempo são construídas no intervalo, quando o técnico faz alterações táticas ou opta pela entrada de um jogador que tenha uma característica que case melhor com o estilo do adversário. O mesmo vale para encontrar oportunidades, como o mapa de finalizações e o índice no acerto de passes.

Identificação dos talentos

Durante o processo de observação, a equipe técnica define parâmetros e, com essas informações, o analista vai aos jogos e procura pelos jogadores que atendam a essas características. O modo como a equipe joga e os pensamentos do treinador devem estar alinhados com elas.

Assim, são criadas planilhas de acompanhamento ou podem ser utilizados softwares que guardam esses dados. Mesmo que determinado atleta não seja contratado naquele momento, ele permanece no banco para ser consultado no futuro. Esse processo minimiza os erros e diminui os custos.

Quais as vantagens de uma boa análise e observação da equipe?

O investimento das diretorias em uma equipe de análise de desempenho não é em vão. Os benefícios vão desde uma gestão mais profissional até os resultados nos campeonatos. Confira!

Melhor tomada de decisão

Existem jogadores que funcionam muito bem no esquema com três atacantes, mas têm dificuldades para atuar com apenas dois, por exemplo. Com o auxílio da tecnologia e a coleta dos dados, o treinador tem acesso a essas informações e consegue pensar em uma tática que privilegie os seus melhores talentos.

Da mesma forma, a diretoria precisa de um embasamento para fazer as contratações corretas ou promover os jogadores da base. Por exemplo: o seu esquema necessita de um atleta rápido pelas pontas, mas que consiga finalizar bem de fora da área. Com a prospecção, você encontra essas características e aumenta as chances de sucesso.

Aumento no rendimento dos jogadores

Imagine que, durante uma partida, o atacante da equipe teve cinco oportunidades para fazer o gol da vitória, mas desperdiçou todas. Depois do jogo, o time de observação técnica pegou os dados computados e analisou que todas elas foram provenientes do pé esquerdo, que é uma das suas deficiências.

Nos treinamentos seguintes, a comissão técnica pode criar atividades específicas para melhorar esse atributo. Também é possível buscar uma preparação física melhor para que o atleta chegue mais “inteiro” na hora da finalização. Esse é apenas um exemplo de como os dados podem melhorar as habilidades técnicas.

Maior número de informações sobre a equipe

O departamento de análise de desempenho é responsável por, entre outras coisas, municiar a comissão técnica com informações sobre a equipe. Esse trabalho é contínuo e ocorre nos treinamentos e nas partidas, sendo fundamental para encontrar o melhor sistema de jogo para o time.

O mesmo vale para as categorias de base, que são os atletas que podem fazer a diferença na equipe profissional nos próximos anos. Os analistas devem criar critérios de desempenho quantitativos e qualitativos, que indicam os aspectos que precisam ser melhorados e o que deve ser valorizado nesses atletas.

Busca pelos melhores jogadores

Da mesma forma que as análises indicam o desempenho dos jogadores durante uma partida, eles também são capazes de indicar as melhores contratações para o técnico. Quando um sistema de jogo é definido, a comissão deve procurar por quem tem o perfil ideal para cada posição.

Nem sempre esses jogadores estão disponíveis no elenco, então buscar alguém no mercado é natural. Com os dados em mãos, a equipe de olheiros e observadores pode trazer atletas que tenham as características necessárias — muitas vezes, eles custam menos e dão um ótimo retorno para o clube.

Agora que você aprendeu a importância de fazer a análise e observação da equipe, chegou a hora de dar o próximo passo na carreira. Essa profissão está em alta no esporte brasileiro, principalmente porque os clubes entenderam os benefícios dos dados no seu rendimento em campo.

A UniSport Brasil oferece um curso de análise de desempenho no futebol, em que o profissional tem contato com professores especialistas na área e tem a oportunidade de fazer uma aula prática durante um jogo do Campeonato Brasileiro. Confira mais informações e tire todas as suas dúvidas!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This