Conheça as principais regras do handebol
Handebol

Conheça as principais regras do handebol

Escrito por Unisport Brasil
O Handebol é um dos esportes mais praticados do mundo, sendo especialmente comum nas aulas de Educação Física no Brasil. Recentemente, a modalidade tem ganhado notoriedade em função dos resultados que os times brasileiros têm conquistado em competições internacionais. Você certamente conhece o esporte, mas sabe exatamente quais as principais regras do handebol?

Provavelmente não. Saber sobre elas é fundamental para entender melhor a modalidade. É a respeito disso que pretendemos tratar no artigo. Entenda como o Handebol funciona e quais são os seus diferenciais.

O histórico dessa modalidade

Essa modalidade, jogada com a mão, como o próprio nome sugere (hand significa “mão” em inglês), vem sendo praticada desde a Idade Média. Ao longo do tempo, passou por diversos países, com diferentes variações, mas foi no século XIX que surgiu a versão como conhecemos hoje, mais precisamente, na Alemanha.

É uma atividade que, desde sua chegada, sempre foi bem praticada no Brasil, seja em escolas ou em universidades, mas que, recentemente, tem ganhado em popularidade por conta do sucesso em competições internacionais das seleções masculina e feminina do Brasil.

Em relação a essa popularidade, podemos destacar dois pontos: o primeiro é o número de educadores físicos que têm visto na modalidade uma possibilidade de se especializar. Outro é a própria mudança de perfil do esporte. Se antes ele era associado ao sexo feminino, hoje a quantidade de homens que treinam e participam de competições é cada vez mais significativa.

As seleções brasileiras de Handebol

A seleção brasileira é sempre um catalisador das impressões a respeito do esporte no país, assim, quando ela vai bem, a tendência é que ele cresça, e, quando ela vai mal, é natural que sua visibilidade diminua.

Assim, nosso histórico recente é muito bom, tanto no que diz respeito ao time feminino quanto ao masculino. Se até alguns anos o Brasil não fazia frente a times tradicionais em grandes competições internacionais, hoje a situação já é outra.

No vigésimo sexto Campeonato Mundial de Handebol masculino, o Brasil conquistou seu melhor resultado na história, obtendo o nono lugar, o que aumenta as expectativas para a participação no Pan Americano de 2019 e, possivelmente, nas Olimpíadas de 2020.

Já o time feminino foi ainda mais longe, conquistando o título mundial em 2013, o primeiro de nossa história. Na ocasião, a equipe que agora se prepara para disputar o evento no Japão, derrotou o time sérvio na final por 22 a 20 dentro da Arena Belgrado, um feito marcante diante de mais de 20 mil pessoas.

Esses resultados mostram que a evolução do esporte no Brasil está em franca evidência nos últimos anos. Por isso, é viável acreditar que, no futuro, o Brasil conquiste resultados ainda mais expressivos, seja nos mundiais da modalidade, seja nos Jogos Olímpicos.

A essência do jogo de Handebol

Para que o jogo aconteça, é necessário ter duas equipes, formadas cada uma por sete jogadores, sendo seis na linha e um no gol. Além disso, cada time ainda pode contar com seis reservas para entrarem ao longo dos jogos.

As posições se dividem da seguinte maneira, as quais você verá a seguir.

Goleiro

Responsável por realizar as defesas do jogo, evitando o gol do adversário. A área é o espaço delimitado somente a ele e não é permitido que outros atletas transitem dentro dela.

O goleiro é a única pessoa do jogo que pode utilizar os pés — para realizar defesas —, mas apenas quando se encontra dentro da área. Os outros jogadores apenas podem encostar na bola se usarem as mãos.

Armador

É o atleta que fica na primeira linha da defesa, normalmente posicionado na parte central. Sua função é defensiva e ele não deve deixar a bola passar. Esse jogador age fazendo a interceptação da bola, visando parar o ataque adversário.

Alas

Cada equipe, em formação normal, tem dois alas ou meias, o direito e o esquerdo. Defensivamente, a função deles é proteger os ataques laterais, dando mais liberdade para a movimentação dos pontas.

Quando estão com a bola em mãos, os alas são os principais armadores do time. A ideia é que eles partam para o ataque, procurando os pontas ou os pivôs para dar passes. Normalmente, esses jogadores são habilidosos e têm boa capacidade de fintar os adversários.

Pontas

Cada equipe conta com dois pontas — um em cada lado da quadra. Eles se diferenciam dos alas, pois, embora, assim como eles, se posicionem na parte lateral, os pontas atuam de maneira mais avançada do que os alas, tendo como principal função defensiva marcar os pontas do time adversário.

Quando estão atacando, eles devem posicionar-se para receber a bola e efetuar o arremesso ao gol. Muitos times jogam com jogadores canhotos na ponta direita e destros na ponta esquerda para que consigam ter um espaço maior na hora de arremessar a bola.

Pivô

O pivô é o jogador mais adiantado do time na área central. Ele fica posicionado na defesa adversária, tentando sempre se desvencilhar dela para efetuar o arremesso ao gol. Normalmente, os jogadores mais altos e fortes do time desempenham essa função.

A bola e suas especificações oficiais

  • A bola destinada à prática do handebol não pode ser qualquer uma, pois ela deve ser feita de couro. O tamanho varia de acordo com os sexos dos atletas, da seguinte forma:

    Bola masculina

    • entre 58 e 60 centímetros de diâmetro;
    • peso de 425 a 475 gramas.

    Bola feminina

    • entre 54 e 56 centímetros de diâmetro;
    • pesa de 325 a 400 gramas.

    A quadra e suas dimensões

    A quadra de handebol deve ser retangular e medir entre 38 e 44 metros, com a largura variando de 18 a 22 metros. Convencionalmente, define-se o tamanho da quadra como sendo de 40 x 20 metros, podendo ela estar em ginásios fechados ou ao ar livre. Além disso, a quadra pode contar com um piso de madeira ou emborrachado.

    As marcações da quadra são feitas por meio de linhas de delimitação, da seguinte forma:

    • linha dos 4 metros: demarca a possibilidade de ação dos goleiros nas cobranças de tiro livre de 7 metros;
    • linha dos 6 metros: a área do goleiro, onde somente ele pode pisar;
    • linha dos 7 metros: local em que ocorrem as cobranças de tiro livre — ou penalidades;
    • linha dos 9 metros: local em que ocorrem as cobranças de falta, com a possibilidade de a barreira ser adicionada.

    O funcionamento da partida

    A duração de uma partida oficial de Handebol é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Caso o jogo acabe empatado, há o acréscimo de dois tempos de 5 minutos cada um. Se ainda assim persistir o empate, o placar é decidido com a cobrança de tiros de 7 metros de distância.

    Além dos jogadores de cada time, há outras pessoas envolvidas na partida para que ela ocorra de forma correta. São elas:

    • o secretário da partida, que tem como função controlar a lista de jogadores participantes, além de colocar em súmula os acontecimentos e a entrada dos atletas;
    • o cronometrista, que tem a responsabilidade de controlar os tempos de jogo, o tempo corrido e o tempo de desconto;
    • o árbitro — no caso, dois juízes comandam o jogo e são responsáveis por decidir e apitar todos os acontecimentos da partida.


As principais regras do handebol

O handebol apresenta regras específicas e que devem ser seguidas em todas as partidas. A seguir você verá as principais. Confira.

Condução da bola

Quando o jogador está com a bola em mãos, ele pode dar apenas três passos para conduzi-la. Depois disso, ele deve deslocar a bola para algum colega de time ou direcioná-la ao gol. Se o atleta quiser deslocar-se mais de três passos com a posse de bola é necessário que ela seja “picada” continuamente, como ocorre no jogo de basquete.

Desarme

O jogador só pode fazer o desarme de bola utilizando uma mão, que deve estar aberta. Não é autorizado que se arranque a bola da mão do oponente.

Área do goleiro

Outra exigência é que o jogador de linha não adentre a área do goleiro, tampouco pise na linha da área. É permitido apenas que ele acesse a área quando saltar para arremessar a bola em gol. Nesse caso, o arremesso deve ser realizado quando o jogador ainda estiver no ar.

Posse de bola

A equipe que estiver com a posse da bola deve sempre ir em direção ao ataque e não pode deixar passar o tempo trocando passes na área de defesa. Caso a falta seja cometida quando o jogador estiver se preparando para arremessar a bola ao gol, é marcado um tiro livre direto na linha de 7 metros.

A punição em caso de infrações ocorre da seguinte maneira: aviso, permanência de 2 minutos fora da quadra e desclassificação do jogo.

Algumas curiosidades sobre o esporte

A seguir, para finalizar, confira algumas curiosidades interessantes sobre o Handebol. Acompanhe!

Estreia nas Olimpíadas

A estreia do Handebol como esporte olímpico aconteceu somente no ano de 1932, nos Jogos de Berlim, na Alemanha. Na ocasião, a seleção anfitriã faturou a medalha de ouro.

Primeiros mundiais

Os mundiais da modalidade começaram a ser realizados somente nos anos 70, sendo a primeira competição oficial masculina organizada no ano de 1972, enquanto a edição feminina de estreia ocorreu quatro anos depois, em 1976.

Chegada no Brasil

No Brasil, o esporte chegou nos anos 30, trazido por colonos alemães que começaram a praticá-lo na cidade de São Paulo.

Estreia brasileira nos Jogos Olímpicos

A primeira participação brasileira na modalidade em uma Olimpíada aconteceu somente na edição de 1992, em Barcelona, na Espanha.

Número de praticantes

Atualmente, estima-se que a prática é comum entre aproximadamente 33 milhões de pessoas em 185 países. Para se ter uma ideia, isso é praticamente 3 vezes a população da República Tcheca (10,58 milhões de habitantes).

Enfim, o Handebol é um esporte cheio de curiosidades e com uma história que só se torna mais interessante com o passar dos anos. Uma boa maneira de se aperfeiçoar na atividade é realizar uma profissionalização na área. Por isso, não fique parado! Escolha o esporte com o qual você mais se identifica e torne-se um especialista.

Entendeu quais são as principais regras de Handebol? Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de enviar uma pergunta para nós, escrevendo nos comentários.

Voltar

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This