Conheça as principais regras do handebol
Handebol

Conheça as principais regras do handebol

Escrito por Unisport Brasil

Você conhece as principais regras do handebol? O esporte foi praticado em diversos países, com diferentes variações desde a Idade Média, mas foi no século XIX que se originou na Alemanha a versão que conhecemos até hoje.

A modalidade esportiva — que, como sugere o próprio nome, é jogada com a mão — vem ganhando espaço no cenário brasileiro e é cada vez mais praticada em escolas e universidades. O sucesso das seleções brasileiras femininas e masculinas nas competições internacionais também tem contribuído para gerar interesse no esporte.

Graças a isso, diversos educadores físicos e atletas vêm buscando mais informações sobre o handebol. Para ajudar você, neste post vamos mostrar um pouco do esporte e explicar as suas principais regras. Acompanhe!

Equipes

Para que o jogo aconteça é necessário ter duas equipes, formadas cada uma por sete jogadores — seis na linha e um no gol —, além de seis reservas.

As posições se dividem da seguinte maneira:

Goleiro

Responsável por realizar as defesas do jogo, evitando o gol do adversário. A área é o espaço delimitado somente a ele e não é permitido que outros atletas transitem nela.

O goleiro é a única pessoa do jogo que pode utilizar os pés — para realizar defesas —, mas apenas quando se encontra dentro da área. Os outros atletas apenas podem encostar na bola com as mãos.

Armador

É o atleta que fica na primeira linha da defesa, normalmente posicionado na parte central. Sua função é defensiva e ele não deve deixar a bola passar. Ele age fazendo a interceptação da bola, parando o ataque adversário.

Alas

Cada equipe, em formação normal, possui dois alas ou meias, o direito e o esquerdo. Defensivamente, a função deles é proteger os ataques laterais, dando mais liberdade aos pontas.

Quando estão com a bola em mãos, os alas são os principais armadores do time. Eles partem para o ataque, procurando os pontas ou os pivôs. Normalmente, esses jogadores são habilidosos e têm boa capacidade de fintar os adversários.

Pontas

Cada equipe conta com dois pontas — um em cada lado da quadra. Esses jogadores posicionam-se na parte lateral, mais avançados que os alas, e têm como principal função defensiva marcar os pontas do time adversário.

Quando estão atacando, eles devem posicionar-se para receber a bola e efetuar o arremesso a gol. Muitos times jogam com jogadores canhotos na ponta direita e destros na ponta esquerda para que consigam ter um espaço maior na hora de arremessar a bola ao gol.

Pivô

O pivô é o jogador mais adiantado do time na área central. Ele fica posicionado na defesa adversária, tentando sempre se desvencilhar da mesma para efetuar o arremesso ao gol. Normalmente, os jogadores mais altos e fortes do time desempenham essa função.

Bola

A bola destinada à prática do handebol deve ser de couro. O tamanho varia de acordo com os sexos dos atletas. Veja as especificações:

Bola masculina

  • Tamanho entre 58 cm e 60 cm de diâmetro.

  • Peso entre 425g e 475g.

Bola feminina

  • Tamanho entre 54 cm e 56 cm de diâmetro.

  • Peso entre 325g e 400g.

Quadra

A quadra de handebol deve ser retangular e deve medir entre 38 e 44m — a largura varia entre 18 e 22m. Convencionalmente, define-se o tamanho da quadra como sendo de 40 x 20m. O handebol pode ser praticado em ginásios ou ao ar livre. Além disso, a quadra pode contar com um piso de madeira ou emborrachado.

Saiba mais sobre as marcações da quadra:

Linhas de delimitação

  • Linha dos 4 metros: demarca a possibilidade de ação dos goleiros nas cobranças de tiro livre de 7 metros.

  • Linha dos 6 metros: a área do goleiro, onde somente ele pode pisar.

  • Linha dos 7 metros: local em que ocorrem as cobranças de tiro livre — ou penalidades;

  • Linha dos 9 metros: local em que ocorrem as cobranças de falta, com a possibilidade de a barreira ser adicionada.

Partida e elementos

A duração da partida é de 60 minutos, divididos em dois tempos de 30 minutos. Caso o jogo acabe empatado há o acréscimo de dois tempos de 5 minutos cada um. Caso o empate persista, o placar é decidido com a cobrança de tiros de 7 metros de distância.

Além dos jogadores de cada time, há outras pessoas envolvidas na partida para que ela ocorra de forma correta. Confira:

  • secretário da partida: tem como função controlar a lista de jogadores participantes, além de colocar em súmula os acontecimentos e a entrada dos jogadores;

  • cronometrista: sua responsabilidade é controlar os tempos de jogo, o tempo corrido e o tempo de desconto;

  • árbitro: dois juízes comandam o jogo e são responsáveis por decidir e apitar todos os acontecimentos da partida.

Principais regras do handebol

Além das regras já citadas acima para que a partida ocorra, ainda existem as principais regras. Confira:

  • quando o jogador está com a bola em mãos, ele pode dar apenas três passos. Depois disso, ele deve deslocar a bola para algum colega de time ou direcioná-la ao gol;

  • se o atleta quiser deslocar-se mais de três passos com a posse de bola é necessário que ela seja picada continuamente, como ocorre no jogo de basquete;

  • o desarme de bola deve ser feito utilizando apenas uma mão, que deve estar aberta. Não é autorizado que se arranque a bola da mão do oponente;

  • o jogador de linha não pode adentrar a área do goleiro, tampouco pisar na linha da área. É permitido apenas que ele acesse a área quando saltar para arremessar a bola em gol. Nesse caso, o arremesso deve ser realizado quando o jogador ainda estiver no ar;

  • a equipe que estiver com a posse da bola deve sempre ir em direção ao ataque e não pode deixar passar o tempo trocando passes na área de defesa;

  • caso a falta seja cometida quando o jogador estiver se preparando para arremessar a bola em gol é marcado um tiro livre direto na linha de 7 metros;

  • a punição em caso de infrações ocorre da seguinte maneira: aviso, permanência de 2 minutos fora da quadra e desclassificação do jogo.

O jogo de handebol está cada vez mais popular. É importante conhecer as regras e a maneira como ele funciona para que ele possa crescer no Brasil. É interessante comentar, ainda, que o handebol era primeiramente um esporte praticado somente por mulheres — cenário que também está sendo modificado.

Hoje já temos muitos homens que adotaram a prática como esporte, treinando e participando de campeonatos e torneios. Muitos profissionais, buscando diversificar as aulas e treinamentos e visando oferecer aos alunos a maior quantidade de oportunidade de práticas esportivas, estão correndo atrás de conhecimentos sobre diferentes esportes.

Uma boa maneira de se aperfeiçoar é realizar uma profissionalização na área. Por isso, não fique parado! Escolha o esporte com o qual você mais se identifica e torne-se um especialista.

Agora que você já sabe as principais regras do handebol, assina a nossa newsletter e fique sabendo muito mais sobre esse e diversos outros esportes!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This