Cristiano Ronaldo: 35 anos de idade, porém, 23 anos biológicos. Cristiano Ronaldo: 35 anos de idade, porém, 23 anos biológicos.
Aprendizado

Cristiano Ronaldo: 35 anos de idade, porém, 23 anos biológicos.

O peso é o valor que vemos quando subimos nas balanças convencionais. Todos sabemos que o nosso peso é composto de todos os tecidos como a massa muscular, a gordura, os líquidos, os ossos, etc.

Todos eles juntos dão o peso total que vemos quando subimos na balança. Mas duas pessoas que tenham o mesmo peso podem ter composições corporais e estéticas totalmente diferentes; uma pode ter mais massa muscular ou gordura que a outra e isso se nota tanto na estética como no bom funcionamento do organismo. O jogador de futebol Cristiano Ronaldo publicou sua composição corporal; vamos analisá-la:

IDADE: 35 ANOS ALTURA:

1.87M PESO: 84KG IMC:

    Fique por dentro de novidades da área esportiva!

    Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

    24,06 PORCENTAGEM DE GORDURA:

    7% MASSA MUSCULAR: 50%

    IDADE BIOLÓGICA: 23 ANOS

    O IMC normal para os homens, que é a proporção entre o peso e a altura, está entre 19 e 24,9. O do Cristiano Ronaldo está em 24,06 o que indica que ele está com um peso adequado para a altura que tem. Mas como ele pode ter o corpo que tem se o peso é normal? O segredo está na gordura e na massa muscular.

    A porcentagem de gordura dele é extremamente baixa – o normal para os homens entre 30 e 39 anos está entre 17,6 e 20,6%. Os jogadores de futebol de elite normalmente rondam os 10-12%. Quanto menor a porcentagem de gordura corporal, mais “fibrada” a pessoa vai estar.

    Cristiano Ronaldo consegue ter uma porcentagem de gordura ainda mais baixa que os outros profissionais do futebol. A parte, devemos ver também quanto de musculatura a pessoa tem; logicamente, quanto mais alto esse valor, mais “musculoso” é o sujeito. Cristiano Ronaldo possui a metade do peso dele somente de massa muscular.

    Ou seja, um peso adequado somado a uma baixa porcentagem de gordura e uma massa muscular aumentada resultam em um excelente rendimento esportivo e uma estética fitness. Normalmente, os outros jogadores de futebol não passam de 46%.

    Os jogadores de futebol dos grandes clubes são obrigados a fazer o controle da composição corporal (e não somente do peso) duas vezes por semana e estão sujeitos a sansões caso não cumpram os requisitos de ter o corpo dentro as condições atléticas que impõe o clube.

    Esse controle rigoroso é feito através da análise da composição corporal feita por profissionais da educação física, nutrição, fisioterapia e medicina esportiva. São muitas as técnicas para medir a composição do corpo não só do atleta, mas de todo mundo, como a bioimpedância, a cineantropometria, etc.

    Ter esse conhecimento é fundamental para ser um profissional de alto nível e conseguir não só conhecer o cliente, mas serve como avaliação, reavaliação, controle e através dele é que propomos os objetivos de treino e dieta. Sem conhecer a composição fica impossível para os profissionais trabalhar adequadamente e os impede de acessar a postos de trabalho de alto nível, como os clubes grandes de futebol.

    O Cristiano Ronaldo com todos esses dados excelentes não só tem um melhor desemprenho e estética que os outros atletas, como também o corpo dele funciona como se ele tivesse apenas 23 anos. Isso corresponde a idade biológica e quanto mais baixa melhor o organismo funciona e nem sempre se corresponde com a idade cronológica (do dia que você nasceu). Tem pessoas de 40 anos super atléticas e outras que não aguentam correr nem 100 metros.

    A idade cronológica pode ser a mesma, mas a idade biológica não necessariamente. Você conhece a sua composição corporal? Quanto falta para você chegar perto do Cristiano Ronaldo? Você tem que idade cronológica? E biológica? A composição corporal é um mundo grande e extremamente importante para todo mundo e principalmente para os esportistas e profissionais do esporte e fitness.

    Powered by Rock Convert

      Fique por dentro de novidades da área esportiva!

      Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

      Sobre o autor

      Unisport Brasil

      Deixar comentário.

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      Share This
      /* ]]> */