7 fatos curiosos sobre a natação que você precisa conhecer 7 fatos curiosos sobre a natação que você precisa conhecer
Natação

7 fatos curiosos sobre a natação que você precisa conhecer

Escrito por

A natação surgiu há milênios quando o homem desenvolveu habilidades para a sobrevivência nos mares, lagos e rios. Não há como definir uma data exata de surgimento nos tempos mais remotos. Os indícios apontam para aproximadamente 7.000 anos atrás. Neste post vamos apresentar a história e outras curiosidades da natação.

Ainda, abordaremos a importância de conhecer sobre o esporte para quem deseja praticá-lo. Para isso, vamos fornecer detalhes sobre principais recordes, modalidades, preparação dos atletas, dia mundial da natação, origem do esporte, participação olímpica e benefícios à saúde física e mental.

Gostaria de saber mais sobre a natação? Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Entenda a importância de conhecer mais sobre a natação e sua história

Até o ano 1.500 a. C., a humanidade acreditava que as pragas surgiam das águas dos mares e dos rios, por isso evitava se aproximar dos espaços aquáticos. Mas as antigas civilizações deram origem aos primeiros nadadores do mundo. O Egito, a Roma, a Grécia e a Assíria foram as primeiras nações a revelarem indivíduos com a habilidade de nadar.

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Hoje os atletas contam com os benefícios da tecnologia para aperfeiçoar as técnicas do esporte, como roupas apropriadas que reduzem o atrito entre o nadador e a água, a medicina, entre outros avanços. Mas a natação não é indicada apenas para os atletas. Pessoas de todas as idades, incluindo bebês e idosos, podem aproveitar os benefícios dessa atividade.

Conheça 7 fatos curiosos sobre a natação

A natação se tornou tão conhecida que passou a ser um dos esportes tradicionais das Olimpíadas mundiais. Ela distribui uma boa quantidade de medalhas em conjunto com o atletismo e a ginástica. Os líderes em receber os prêmios são os americanos, além de terem alguns recordes. Veja isso e outros fatos curiosos sobre a natação!

1. Principais recordes

O americano Mark Spitz mostrou alto desempenho quando conquistou 7 medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1972, realizadas em Munique. Ele se tornou o maior vencedor em uma única Olimpíada, mas foi superado em 2008 por Michael Phelps, também americano, que recebeu 8 medalhas de ouro e venceu todas as provas disputadas. Até hoje, Phelps já ganhou 18 medalhas de ouro e, ao total, obteve 22 prêmios.

Já o nadador brasileiro César Cielo alcançou o recorde na prova dos 50 metros livre também em 2008, atingindo a marca de 20,91 segundos nos jogos de Pequim. Mas Michael Phelps ficará na história, já que tem 8 recordes em 16 provas, por isso é considerado o campeão dos campeões. No Rio de Janeiro, nas Olimpíadas de 2016, ele faturou 1 medalha de prata e 5 de ouro.

2. Modalidades

A competição em piscinas teve início entre 1930 e 1940. Hoje, a natação segue as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina) e tem 17 modalidades diferentes.

Crawl é uma prova que apresenta 800 metros para atletas femininas e 1.500 metros para os homens. As medidas das piscinas oficiais contêm 25 metros de largura, com 8 raias de 2,5 metros cada e 50 metros de comprimento. A temperatura da água para as competições fica entre 25 e 28 Graus.

As modalidades esportivas atuais oferecem 5 estilos de natação que podem ser misturados: medley, borboleta, peitos, costas e livre. As competições entre equipes permitem o revezamento dos atletas em 4 X 100 metros livre e 4 X 200 metros medley.

3. Preparação dos atletas

O condicionamento físico dos atletas é determinante para a conquista das medalhas. Eles fazem exercícios de alongamento e desenvolvem a musculatura, trabalhando a respiração, o fôlego e a resistência dos músculos e do coração. Além disso, os nadadores retiram todos os pelos do corpo para que eles não criem atrito com a água.

4. Dia mundial da natação

O dia mundial da natação é celebrado na data de 8 de abril. Essa comemoração foi criada para incentivar prática do esporte, que é excelente para a saúde. A atividade física é uma das mais completas, tendo em vista que movimenta toda a musculatura do corpo.

5. Benefícios à saúde

A natação traz diversão e perda de peso. Ela ajuda a queimar em torno de 600 calorias durante os treinamentos, que são intensos e duram mais de 30 minutos. Os resultados são excelentes quando comparados com outros esportes como a corrida. Nadar ainda aumenta a capacidade circulatória e a frequência respiratória e eleva a flexibilidade das articulações.

A natação não é aconselhada apenas para o preparo físico. Ela auxilia a melhorar a atividade cerebral e contribui com a memória e a concentração dos praticantes. Se os exercícios forem efetuados regularmente, haverá um aumento na produção e liberação de endorfina e serotonina, hormônios que geram sensação de bem-estar.

Dessa forma, o cérebro dos nadadores fica em estado de alerta, propiciando mais produtividade no trabalho e nas tarefas diárias, além do foco nos estudos. A prática da natação eleva a oxigenação das células e potencializa o raciocínio lógico, melhorando a atividade intelectual.

6. Origem do esporte

O esporte começou a se tornar popular a partir de 1.700. No ano de 1769, o francês M. Thevenal começou a dar forma à natação, descrevendo as braçadas semelhantes ao nado de peito. A seguir, o italiano Bernardi elaborou o nado de costas em 1794.

Já em 1873, o inglês John Trudgen criou o nado estilo livre que foi aperfeiçoado por Richard Cavill da Austrália. O nado borboleta surgiu em 1948 por meio de um competidor húngaro.

7. Participação olímpica

Os Estados Unidos obtiveram aproximadamente 1/3 de todas as medalhas olímpicas distribuídas até o presente momento na modalidade de natação. Eles já conquistaram 520 medalhas durante os jogos, sendo que a Austrália vem em segundo lugar, com 178 medalhas.

Enfim, essas são as 7 curiosidades da natação que não podiam permanecer desconhecidas! Saiba que esse esporte colabora para a definição da musculatura dos membros inferiores e superiores, do peito, das costas e do abdômen. Ele também aumenta a força muscular e fortalece os músculos da região central do corpo, a pelve e a lombar, melhorando inclusive a estabilidade da coluna e a postura. Ou seja, a natação é cheia de benefícios!

Deseja obter mais informações? Entre em contato com a Unisport e descubra o que precisa fazer para se preparar como instrutor desse esporte!

Powered by Rock Convert

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This