Descubra quais são as funções e posições dos jogadores no handebol
Handebol

Descubra quais são as funções e posições dos jogadores no handebol

Escrito por Unisport Brasil

O handebol é um dos esportes coletivos mais populares do país. Sua metodologia ganhou espaço na Alemanha, onde foi lapidado e ganhou rapidamente o gosto dos jogadores e da plateia ao redor do mundo, tomando a forma como conhecemos hoje.

Nesse sentido, nada melhor do que conhecer as técnicas e as posições dos jogadores no handebol para entender melhor a dinâmica do jogo. Afinal, a principal característica desse esporte é a transição marcante entre as fases ofensiva e defensiva e a constante troca da posse de bola. Continue a leitura e saiba mais!

A importância da distribuição dos jogadores

A distribuição dos jogadores dentro da quadra é feita na maioria dos jogos coletivos e competitivos. Essa configuração pré-determinada em posições específicas confere maior organização ao time e um rendimento melhor aos próprios jogadores, uma vez que suas individualidades são respeitadas e potencializadas — alguns têm maior facilidade para atuar como atacantes, outros como goleiro, e assim por diante.

As posições dos jogadores no handebol

Os posicionamentos táticos dentro do handebol podem assumir a seguinte forma: goleiro, armador central, meias, pontas e pivô. Confira quais são as características de cada uma das posições dos jogadores no handebol:

Armador Central

Esse jogador é o cérebro e a locomotiva da equipe, visto que comanda o processo de armação e organização das jogadas. Como o nome sugere, a sua atuação se dá pelo centro de campo. As habilidades do Armador Central envolvem:

  • força;
  • agilidade;
  • concentração e variedade nos passes;
  • bom arremesso de longa distância;
  • criatividade na formação dos esquemas táticos;
  • comunicação simples e clara com o restante da equipe.

Além disso, é essencial que ele tenha uma visão estratégica do jogo e da movimentação dos jogadores. Afinal, essa figura é a responsável por criar grande parte das jogadas do seu time.

Meias

Esses jogadores são o combustível para todo o restante da equipe. São conhecidos também como Armador Direito (Meia Direita) e Armador Esquerdo (Meia Esquerda). Eles são responsáveis por conferir um ritmo mais equilibrado e defensivo para o resto do time.

Sendo assim, a sua posição mais afastada faz com que eles sejam os primeiros a realizar a defesa ao partir para o resgate da bola a fim de um possível contra-ataque. Por isso, o porte desses jogadores costuma ser maior. A atuação deles ganha mais importância durante o ataque, que se torna um ponto crítico e perigoso para a equipe adversária. Os principais atributos de um Meia são:

  • técnica precisa e potência no impulso;
  • recepção bem feita dos passes;
  • dar continuação às jogadas e arremessos fortes e mais altos.

Pontas

Os pontas são encarregados de participar das ações de ataque, atuando nas proximidades das linhas laterais do campo, próximos ao ponto de escanteio. Eles têm a função de atrair a defesa adversária, proporcionando um espaço maior entre os jogadores defensores no centro da quadra.

Além disso, eles também se encarregam de partir para o contra-ataque e realizar uma corrida para dentro e fora do campo da equipe contrária, oferecendo aos jogadores pivôs a posição junto dos 6 metros e proporcionando maiores aberturas para os arremessos de longa distância aos meias. Os principais atributos de um Ponta no handebol são:

  • agilidade;
  • precisão para fazer o arremesso em ângulos fechados;
  • habilidade na pontaria;
  • saber se posicionar de maneira rápida para montar um contra-ataque etc.

Na maioria das vezes, o jogador que atua como Ponta Direita é canhoto, enquanto o Ponta Esquerda é destro. Isso demanda um pouco mais de habilidade nas jogadas e faz com que eles tenham um ângulo mais propício para realizar o arremesso ao longo do campo lateral do adversário.

Pivô

O pivô no handebol é o jogador responsável por aproveitar oportunidades e criar espaços dentro da linha de defesa do time adversário. Dessa forma, ele pode se infiltrar nesses pontos e ter condições de fazer arremessos de uma distância menor e com mais chances de serem bem-sucedidos.

Assim, ele consegue chegar perto da linha do goleiro e fazer o gol sem a necessidade de empenhar muita força ou impulsão. Além disso, eles se posicionam de maneira estratégica para que tenham condições de receber o passe de bola e fazer a finalização da jogada.

Esse jogador atua, principalmente, movimentando o ataque entre o espaço que vai da área do gol até a linha tracejada de 9 metros. São os jogadores que ocupam a zona central ou lateral (entre os dois últimos defensores) da quadra, próximo à linha de seis metros. Os principais atributos de um Pivô no handebol são:

  • ter um repertório amplo de arremessos;
  • agilidade nos passes;
  • capacidade de lidar com as marcações constantes que recebe dos adversários;
  • dominar os arremessos especiais — arremesso em suspensão, em queda, salto com queda;
  • saber administrar demais arremessos — reversão, reversão com queda, percussão aérea etc.

Goleiro

O goleiro é um jogador essencial para realizar a defesa. Por isso, o objetivo do seu treinamento deve ser identificar os potenciais focos e pontos de ataque dos adversários. Desse modo, assim que a defesa é rompida, o goleiro deve ter um reflexo rápido e antecipar o provável local em que o atacante oponente arremessará a bola, evitando que ela entre pela baliza.

Além de atuar na defesa, o goleiro também pode armar contra-ataques por meio do conhecimento de táticas especiais de posicionamento e deslocamento. São características de um goleiro de handebol:

  • ter uma estatura maior que a média;
  • ter concentração;
  • ter boa visão de jogo;
  • saber atuar como jogador de linha;
  • controlar o tempo de bola;
  • tentar atuar conforme os próximos passos dos adversários.

Se você é um educador físico, deve saber muito bem a importância de dominar o conhecimento sobre as técnicas e principais posições dos jogadores no handebol. Desse modo, será possível auxiliar os alunos de maneira plena e incentivá-los a desenvolver as suas habilidades e talentos — além de aumentar a sua qualificação técnica.

Quer se tornar um treinador de sucesso e impulsionar a sua carreira? Que tal aprender mais sobre as táticas de handebol? A UniSport Brasil é uma empresa especializada em cursos, treinamentos e projetos focados na área esportiva. Entre em contato com gente!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

2 comentários

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This