Double Pass: o que aprender com o trabalho nas categorias de base
Futebol

Double Pass: o que aprender com o trabalho nas categorias de base

Escrito por Unisport Brasil

Inspirar, estimular e apoiar todos os participantes do futebol no que diz respeito ao desenvolvimento de talentos são alguns dos princípios básicos da Double Pass. Essas palavras podem ser encontradas no próprio site da empresa.

Hoje, todos sabemos como o futebol alemão evoluiu e se tornou mais vistoso e vitorioso. Porém, o que muitos não devem saber é que uma empresa em particular teve um papel fundamental nesse progresso, e ela atende pelo nome de Double Pass.

Neste artigo, vamos falar sobre a Double Pass, a instituição que revolucionou o esporte mais popular na Bélgica e Alemanha, e que tem como principal objetivo impulsionar as categorias de base dos clubes e federações. Acompanhe e boa leitura.

A história da Double Pass

Ainda que a referência de maior sucesso da Double Pass tenha sido com o futebol alemão, a empresa na verdade é belga. Criada em 2004, a instituição nasceu como uma derivada da Universidade de Bruxelas, Bélgica.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

A Double Pass já foi fundada com o objetivo de transformar clubes, federações e confederações a partir do desenvolvimento das categorias de base. Inicialmente, a empresa contava com um pequeno número de colaboradores, porém, na atualidade, já são mais de 60 pessoas envolvidas com o trabalho.

O conceito de trabalho da Double Pass

O próprio fundador da Double Pass, Hugo Schoukens, diz que a empresa inspira, estimula e apoia todos os participantes do futebol no que diz respeito ao desenvolvimento de talentos, e que objetividade, neutralidade, confidencialidade e sinceridade guiam a forma de agir da Double Pass. Ou seja, a empresa belga tem como foco principal a moldagem das categorias de base, desenvolvendo os jogadores a partir do primeiro contato com o futebol.

Passo a passo dos serviços da Double Pass

Diferentemente do que muitos podem pensar, a Double Pass não ensina a “jogar futebol”. Todo o trabalho da empresa é baseado em estudos, planejamentos e estratégias. Dentro desse conceito, estão avaliação, consulta e educação. Veja os detalhes de cada uma dessas etapas:

Avaliação

Essa etapa consiste na avaliação do sistema de base dos clubes ou federações. Esse estudo é o pontapé inicial para que o restante do trabalho seja desenvolvido. O processo de avaliação acontece por meio de algumas perguntas específicas:

  • qual é a tipo de estratégia, estrutura física e organizacional do clube?
  • qual a contribuição do desenvolvimento de talentos para atingir as metas do clube?
  • quão efetiva é a execução das operações?
  • quanto da abordagem específica de futebol aparece dentro e fora do campo?
  • o que é feito para apoiar o desenvolvimento individual dos jogadores?
  • quão produtiva é a divisão de base? Quantos jogadores passam por ela?
  • qual é o envolvimento da federação ou da liga na garantia de qualidade? Eles incentivam o desenvolvimento de talentos? Eles têm sistemas para proteger os investimentos dos clubes?

Com as respostas obtidas, a empresa realiza uma pontuação e compara os números com classificações preestabelecidas (definidas a partir de estudos).

Consulta

Diferentemente da avaliação, a consulta trabalha tópicos específicos. Os profissionais da Double Pass se reúnem com representantes dos clubes ou federações e focam soluções individuais para questões particulares, tais como:

  • gestão corporativa do clube (pontos como recrutamento, desenvolvimento e avaliação de equipe);
  • gestão operacional (análise sobre a operação dos departamentos de futebol, médico, assistência social etc.);
  • programa de desenvolvimento de futebol do clube e academia (otimização de estrutura e desempenho dos atletas).

Educação

A parte educacional da Double Pass é feita por meio de uma Master Class, conferências de um dia com a participação de qualquer pessoa envolvida no desenvolvimento de talentos dos jovens. A Master Class é organizada para que as ligas e federações convidem diretores das instituições e líderes técnicos de seus clubes para participar.

Entre os principais objetivos, estão:

  • apresentar todos os insights sobre o que faz uma instituição realmente bem-sucedida;
  • ensinar como administrar um clube para se tornar um estado de arte;
  • trocar opiniões e experiências com profissionais e colegas da área;
  • definir metas individuais para os clubes.

Os clientes da Double Pass

Ao longo da trajetória de 15 anos, a Double Pass já forneceu o seu trabalho de avaliação e consultoria para mais de 500 clubes e federações. Entre os nomes mais conhecidos, estão:

  • Premier League (campeonato inglês);
  • Liga Americana de Futebol;
  • J-League (campeonato japonês).
  • clubes alemães.

Além desses, outro grande case de sucesso da Double Pass é com a própria federação belga. Graças à grande parceria entre a empresa e a maior representante do futebol no país, os torcedores puderam presenciar o nascimento da chamada “geração belga”, que conta com nomes como:

  • Courtois, do Chelsea;
  • De Bruyne, do Manchester City;
  • Hazard, do Chelsea (o maior jogador da Bélgica na atualidade).

Clube de Regatas Flamengo

Desde setembro de 2017, o Clube de Regatas Flamengo trabalha junto com a Double Pass para desenvolver e transformar a categoria de base do clube em uma referência na América Latina.

Segundo o CEO do Flamengo, Fred Luz, os dirigentes do clube mais popular do Brasil ficaram impressionados com o trabalho feito na federação Alemã e, ao pesquisarem, descobriram que a Double Pass tinha uma grande parcela nesse excepcional êxito.

Sendo assim, não houve dúvidas por parte dos dirigentes em convidar a empresa para avaliar e apresentar diagnósticos de melhorias e desenvolvimento junto aos departamentos do clube, principalmente aqueles ligados diretamente aos jovens atletas.

Double Pass e CBF

Pouco antes do Flamengo, em 2015, a Confederação Brasileira de Futebol teve a oportunidade de se tornar parceira da Double Pass. Na época, Walter Feldman, secretário-geral da CBF, procurou a empresa belga para fechar uma negociação entre as duas entidades.

Então, uma reunião foi realizada entre os representantes da Double Pass e o (então) técnico da seleção brasileira, Dunga, juntamente com o seu auxiliar, Gilmar Rinaldi. Nesse encontro, foi apresentado para a comissão brasileira de futebol um planejamento parecido com o que foi feito na Alemanha, que culminou com a conquista da Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Porém, o técnico Dunga não aceitou o plano oferecido, sob o argumento de que não funcionaria no Brasil. Diante da recusa do técnico, a CBF preferiu não iniciar uma parceria com a Double Pass e manteve o seu antigo padrão de trabalho.

Enfim, não há como argumentar contra tantos números a favor e cases de sucesso. A Double Pass é com certeza uma das maiores referências internacionais de consultoria e avaliação sobre o futebol. O trabalho com o clube de Regatas Flamengo é mais uma prova do renome da empresa em todo o globo.

Gostou de conhecer sobre a Double Pass? Então, continue se aprofundando no estudo do esporte e saiba o que você pode aprender em um curso de coaching esportivo.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

2 comentários

  • Como se atualizar e por em prática em estágios para poder introduzir e qualificarem projeto esportivo. ?

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This