Educador Físico: entenda como se capacitar mesmo com pouco tempo
Aprendizado

Educador Físico: entenda como se capacitar mesmo com pouco tempo

Escrito por Unisport Brasil

Devido ao avanço das tecnologias e ao número elevado de pesquisas envolvendo a área da saúde, a aprendizagem precisa ser constante na vida de um educador físico. Para acompanhar as novas descobertas, os profissionais desse ramo devem se manter sempre atualizados.

Apesar de terem esse conhecimento, grande parte dos educadores físicos acredita que não há tempo disponível para o investimento em capacitação. Entretanto, existem diversas maneiras de conciliar uma vida profissional corrida com o crescimento técnico, e uma delas é por meio de cursos online.

Quer saber mais sobre o assunto e como é possível encaixar um curso online à sua rotina? Então continue lendo e descubra as vantagens desse tipo de qualificação profissional!

Variedade de opções

O primeiro grande benefício que podemos atribuir ao curso à distância, que também é conhecido como EAD, consiste na variedade de alternativas disponíveis. Com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar especializações em todos os temas, até os menos trabalhados.

Essa vantagem permite que o profissional crie um bom plano de carreira, aperfeiçoando o conhecimento em qualquer assunto de seu interesse. Afinal, com certeza o que ele está buscando aprender é encontrado no ambiente virtual.

Contato com bons profissionais sem sair de casa

Sabe aquele professor especialista no assunto que você trabalha mas que mora muito longe da sua cidade e, por esse motivo, é praticamente impossível assistir a uma palestra ou a um curso ministrado por ele?

Online, o acesso a bons profissionais é simples! Existem vários casos assim e, ao lado da variedade, esse é um dos benefícios dessa modalidade de ensino e aprendizagem.

Estudar com os melhores profissionais sem sair do conforto de casa e conseguindo conciliar horários de trabalho, lazer e aprendizagem, é possível apenas quando se escolhe uma capacitação no universo da internet.

Acessibilidade facilitada

A acessibilidade é outro ponto positivo do curso a distância. Com o desenvolvimento das tecnologias, não é mais preciso estar sempre em frente a um computador para assistir às aulas.

Hoje, se visualiza o conteúdo por meio de tablets e celulares, em qualquer lugar com acesso à internet. O profissional que faz grandes deslocamentos sem precisar dirigir, por exemplo, aproveita esse período para colocar as aulas em dia ou rever algum vídeo que julgou interessante.

Flexibilidade ampliada para o educador físico

Seguindo o raciocínio da acessibilidade, a flexibilidade também pode ser considerada um bom motivo para escolher um curso online. É comum que educadores físicos tenham horários diferenciados de trabalho, com compromissos nos três turnos e poucos intervalos durante aulas.

Esse é um dos motivos, inclusive, pelos quais as capacitações costumam não se encaixar na rotina desse profissional. A grande vantagem do curso online nesse sentido é a flexibilidade de poder acompanhar aulas nos melhores dia e horário de acordo com o cotidiano.

Sabe aquele espaço de duas horas entre uma aula e outra, em que você normalmente fica sem ter o que fazer? Trata-se de um ótimo momento para conferir algumas videoaulas ou estudar determinada parte do conteúdo!

Tempo de aprendizagem e foco no assunto de interesse

Sabemos que nem todas as pessoas têm a mesma velocidade de aprendizagem. Algumas necessitam de muito mais tempo para entender certos temas. O curso presencial é prejudicial nesse sentido, já que a informação normalmente é repetida uma vez e o professor segue o planejamento.

A aprendizagem no ambiente virtual, por outro lado, permite a repetição dos vídeos em um período de tempo previamente contratado. Sendo assim, o aluno escolhe a melhor didática para assimilar o material. Alguns gostam de fazer pausas e anotações, enquanto outros preferem assistir ao conteúdo completo antes de escrever.

A aula a distância oferece uma melhor autonomia de aprendizagem, de modo geral. Além disso, o educador físico é capaz de dar maior enfoque ao tema que é do seu interesse, já que nem sempre todo o conteúdo do curso cai no gosto.

Possibilidade de uma boa interatividade

A internet facilita a interação entre as pessoas, unindo aquelas que têm interesses semelhantes. O famoso “network”, por exemplo, tão comentado nos cursos presenciais, também figura no universo virtual. Ele contempla um número maior de alunos, já que nem todos se sentem à vontade para fazer novas amizades em um evento.

Normalmente há uma plataforma de interatividade entre alunos e professores nos sites dos cursos. Quando isso não está disponível, existe ainda a possibilidade de criar grupos no Whatsapp ou no Facebook, em que os assuntos de interesse geral são discutidos com frequência.

Essa roda de informações é vital para a continuada formação do educador físico, que pode agregar conhecimentos diariamente e fazer contatos profissionais sem problemas.

Custo reduzido

Por fim, além de todos os pontos positivos citados acima, vale ressaltar que os cursos online costumam ser mais baratos do que os presenciais. Isso acontece porque a empresa não precisa alugar um espaço físico e nem limitar o número de alunos. Na internet, vários podem acessar o conteúdo ao mesmo tempo e em qualquer lugar.

Além do valor do curso ser mais em conta, também é necessário considerar que não há gastos com deslocamento, estacionamento ou alimentação. Esse custo reduzido, muitas vezes, consiste no fator decisivo para que profissionais tenham condições de se capacitar.

Escolha certa do curso online

Para que você não erre na escolha do curso online, preparamos algumas dicas extras:

  • verifique se o conteúdo programático está de acordo com seus objetivos;
  • confira a confiabilidade do curso;
  • converse com pessoas que já realizaram o curso;
  • veja quem são os professores;
  • observe o tempo disponível de acesso;
  • cheque a forma de pagamento;
  • confirme se é disponibilizado atestado de conclusão.

A atualização é indispensável para que o educador físico consiga se destacar em meio à enorme concorrência. Como vimos ao longo do artigo, a capacitação por meio de cursos online fornece inúmeras vantagens a curto, médio e longo prazo.

Se chegou até aqui e quer alavancar sua carreira com uma especialização, nós temos outra dica! Entre em contato com a UniSport Brasil, que é especializada em cursos, treinamentos e projetos na área esportiva e seja um educador físico de sucesso!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This