Entenda a evolução do futebol moderno nos últimos anos
Futebol

Entenda a evolução do futebol moderno nos últimos anos

Escrito por Unisport Brasil

O futebol é um dos esportes mais jogados no mundo inteiro. Sua origem ainda é contestada, mas o certo é que durante todos os anos da existência ele passou por inúmeras modificações. Se você acompanha minimamente o esporte já deve ter ouvido expressões como: “o futebol não é mais o mesmo”, “o futebol moderno é muito diferente”, “que saudades do futebol de antigamente”. Mas, afinal, o que é o futebol moderno que invadiu os estádios e veio para ficar?

Para responder essa pergunta, criamos este post para que você entenda a evolução do futebol moderno nos últimos anos, quais são as suas características, quais as diferenças para a versão tradicional do esporte e muito mais. Ficou interessado? Então, continue lendo!

O que é o futebol moderno?

A palavra futebol moderno pode ser explicada por, pelo menos, três maneiras. A primeira se passa no século 19, nos primórdios do esporte, quando a modalidade estava longe de ser o que é atualmente.

Nessa época o esporte, que antes era praticado sem regras claras, passa a ganhar diretrizes para que pudesse ser praticado pelos jovens ingleses nas chamadas Public School, que eram os internatos particulares masculinos na época. Com essas novas regras, a atividade física passou a se diferenciar das demais, sendo vista, então, como moderna, enquanto as outras eram as primitivas.

Em um segundo momento, a palavra volta a ser utilizada durante a Copa do Mundo de 1970, quando as seleções alemã e holandesa apresentaram uma forma de jogar coletiva diferenciada, que até então não tinha sido vista.

O futebol das duas seleções ganhou o apelido de “futebol total” e a partir de então esse modelo de jogo passou a ser associado ao moderno, mas o que era esse estilo de jogo? Nada mais do que uma maneira coletiva de organização, na qual os atletas se movimentavam intensamente e marcavam e atacavam com vigor.

A terceira vez que o futebol foi conhecido por ter se modernizado começou a ocorrer a partir da década de 80 na Europa e após os anos 90 no Brasil. Essa época acontece o chamado processo de espetacularização da modalidade.

Devido ao avanço da tecnologia, os canais de televisão passaram a transmitir mais vezes e de uma maneira melhor as partidas que aos poucos foram transformadas em espetáculos, com uma qualidade técnica e tática cada vez mais desenvolvida. Além disso, os estádios também foram afetados com a mudança a maneira de jogar tradicional para o chamado “futebol espetáculo”.

Quais são as diferenças do futebol tradicional para o moderno?

O futebol moderno que começou a tomar conta do cenário desse esporte a partir dos anos 80 na Europa ou anos 2000 no Brasil possui muitas diferenças. Confira a seguir as principais delas. 

Troca do torcedor pelo consumidor

Uma das primeiras características lembradas quando falamos em futebol moderno no Brasil é as mudanças nos estádios. Nos últimos anos, quase todos os grandes clubes trocaram ou reformaram as suas casas, transformando-as em grandes arenas.

Esse processo de modernização teve uma importante consequência que vem mudando o público presente na arquibancada: o aumento no preço dos ingressos e mensalidades de sócios. 

Nesse processo, também conhecido como “elitização”, as pessoas mais identificadas com o clube, com uma renda mais baixa ficaram prejudicadas e, muito provavelmente, de fora dos estádios. As arquibancadas de cimento foram trocadas por confortáveis cadeiras e no lugar do antigo fã, entra o torcedor “consumidor”

Isso fez com o público não fosse mais visto como um torcedor pelo clube e passa a ser percebido e tratado como um cliente. Essa troca de público influencia e modifica a maneira de se manifestar e festejar e diminui o número de torcidas organizadas e seus espetáculos durante a partida. 

Mercantilização do futebol

Com a transformação da partida em espetáculo, as televisões começaram a tomar conta do esporte e os times que eram conhecidos e tinham torcidas apenas em sua região passaram a ser vistos e ganharam fãs no mundo todo.

Essa internacionalização do futebol permitiu também grandes negociações e elencos milionários para aqueles que possuem condições. A televisão foi muito importante nesse processo e, a partir dela e da difusão dos clubes pelo mundo, esse esporte entrou de vez na indústria do entretenimento 

Transformação do clube em clube-empresa

Os dirigentes da época tradicional que eram torcedores do clube e muito apaixonados começaram a dar lugar para gestores experientes em ganhar dinheiro. No futebol moderno o esporte passa a ser visto como um produto. Essa relação afasta aos poucos os torcedores apaixonados, mas conquista muitos novos, atraídos por jogadas de marketing e incentivos dos clubes.

Mudança no estilo de jogo

A mudança no estilo de jogo também é uma diferença entre o futebol antigo e o atual. O tradicional é conhecido como o “feio”. Aquele que é jogado de qualquer maneira, com catimba. Já o moderno é o jogo do espetáculo. Das jogadas bonitas, dribles magníficos e gols dignos de pintura. Esse modelo de jogo enche muito mais os olhos dos torcedores. 

Como esse novo conceito afeta os treinadores esportivos e seus estudos?

O futebol moderno afeta a vida dos treinadores principalmente na questão relacionada à performance dos atletas e ao estilo de jogo. Para se ter um bom desempenho no moderno é preciso que a equipe seja muito mais que um bom time e os treinadores precisam estar preparados para desempenhar essa função.

Em um time de futebol moderno, os atletas devem ter o preparo físico ideal, manter por um bom período a posse de bola, ter uma defesa consistente tanto marcando sob pressão como marcando no seu próprio campo. 

Fazer uma boa leitura de jogo e conhecer os adversários é um compromisso do treinador moderno. Para se atualizar nessa área, além de observar o trabalho de grandes nomes do esporte como Pep Guardiola, você pode participar de cursos sobre o assunto. 

Apesar de o futebol ter passado por diferentes épocas e cada uma delas ter deixado alguma marca na história desse esporte, a verdadeira essência desse esporte jamais mudou. A busca pelo gol, a vibração com a taça e os olhos brilhando com belas jogadas ainda acontecem e continuarão por muito tempo.

O futebol moderno nos traz uma maneira diferente de torcer e de tratar e identificar um torcedor, mas nem por isso deixa de lado a beleza da conquista e o choro da derrota. Assim como o tradicional ele possui seus desafios, seus pontos positivos e suas características a serem melhoradas.

E você, está por dentro do futebol moderno? Se você curtiu o post e gostaria de saber mais sobre esse esporte e suas táticas de treinamento leia este post que separamos para você e aprenda como desenvolver um treinamento técnico no futebol. 

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This