Entenda mais sobre a formação do jogador inteligente
Futebol

Entenda mais sobre a formação do jogador inteligente

Escrito por Unisport Brasil

Tão importante quando ter um talento e se dedicar a ele é desenvolver habilidades físicas, técnicas e psicológicas para atuar dentro de campo e desempenhar um bom trabalho em equipe. O treinamento de todas essas vertentes contribui para a formação do jogador inteligente.

Afinal, de nada adianta para um jogador ter capacidade e potencial de se tornar um grande atleta se ele não souber como gerenciar o seu talento e não buscar maneiras de desenvolver o seu lado psicológico e técnico com disciplina e proatividade.

Este artigo mostrará o que é a capacitação para a formação do jogador inteligente e quais são os seus pressupostos. Acompanhe a leitura!

O que é um atleta inteligente?

O atleta inteligente é o jogador que consegue observar o mundo ao seu redor e identificar os principais problemas dos treinos e jogos dos quais ele participa. A partir dessa análise, ele começa a buscar maneiras de solucionar essas questões da melhor forma possível. É o caso, por exemplo, da criação de novas táticas de jogo, novo mindset dentro de campo etc.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Além disso, o atleta inteligente se preocupa com as suas atitudes fora do campo — relação com o treinador, companheiros de equipe, comissão técnica, torcedores, família etc.

Quais são as qualidades dele?

Conheça algumas qualidades do jogador inteligente, que consegue agir racionalmente dentro e fora de campo e entende a sua importância dentro do esporte:

  • resolver problemas dentro e fora do campo;
  • ter uma visão diferente do mundo onde está inserido;
  • buscar maneiras de se reinventar;
  • buscar enxergar o lado dos companheiros;
  • promover a cultura de equipe dentro do esporte;
  • dialogar abertamente com o técnico, a equipe, a diretoria, a comissão etc.

Quais são os pressupostos de um jogador inteligente?

Apresentaremos, a seguir, as principais características de um jogador inteligente e de sucesso que o fazem se destacar dos demais.

Não viver apenas confinado em alojamento

O alojamento é um espaço para o atleta descansar e se recuperar da exaustiva rotina de treinos. Ele também é importante para aumentar o convívio social e permitir uma maior interação com os colegas.

Entretanto, o jogador não deve ficar nessa zona de conforto. Ele deve ir além. Isso significa que deve sair e buscar viver experiências fora de campo. Conhecer novos atletas e até mesmo outros profissionais.

Esse contato com indivíduos de fora do seu círculo permite que ele desenvolva habilidades que nem ele mesmo conhecia.

Aprender com os melhores

Ter um ídolo e se inspirar nele é um dos métodos que ajudam os atletas a aumentar o desempenho. Nesse sentido, nada melhor do que aprender com os grandes profissionais do ramo. Afinal, ter alguém que sirva de modelo é uma motivação a mais para qualquer jogador.

Para isso acontecer, é possível assistir às partidas, observar os movimentos de cada jogador, o tipo de jogada que eles armam, a tática adotada pelo técnico, o nível de comunicação entre eles etc.

Todas essas características são importantes para que o atleta ganhe experiência e avance cada vez mais na sua trajetória.

Não aceitar padrões

Os padrões não significam, necessariamente, que exista somente um caminho a ser seguido. Muito menos que não haja outro método que pode dar certo. Pelo contrário, buscar inovação é uma forma de evoluir também. Na verdade, romper com os padrões pode ser uma maneira de alcançar metas ainda maiores.

Um jogador inteligente sabe que não precisa aceitar, obrigatoriamente, o modelo que é imposto. Ele pode traçar novas estratégias de jogo, criar outros passes, definir novos posicionamentos dentro de campo, elaborar formas diferentes de se comunicar com a equipe na partida etc.

Nesse contexto, é importante mencionar que o trabalho em equipe também é essencial. Tudo deve ser devidamente comunicado ao técnico. Desse modo, ambos podem definir os melhores planos para o bem de toda a equipe. O jogador é o responsável por apresentar novas ideias, enquanto o treinador entra com a sua experiência.

Saber enfrentar desafios

Os desafios são inerentes a qualquer profissão. Claro que existem algumas atividades em que os profissionais devem enfrentar obstáculos maiores, em comparação com outras. E esse sistema não poderia ser diferente dentro do esporte. Na verdade, ser um jogador é um trabalho árduo e, por vezes, exaustivo.

Seja como um atleta profissional ou apenas um jogador ocasional, praticar esportes exige muito do corpo e da mente. O organismo precisa aguentar altas cargas. Isso sem falar no treinamento que envolve muitos exercícios repetitivos e cansativos, na maioria das vezes. Isso inclui corridas, caminhadas, musculação etc.

Da mesma forma, o jogador precisa desenvolver um mindset forte e capaz de se manter firme, mesmo diante de dificuldades. Isso é essencial para mantê-los combativo. Afinal, atletas sofrem muito com a pressão constante para atingir metas, a imposição de dietas restritivas, a proibição de ingerir determinados alimentos, a cobrança dos torcedores e de fãs, a ocorrência de dores musculares etc. Portanto, fortalecer o lado psicológico faz toda a diferença para o sucesso.

Ter estímulos

O estímulo é a chave de sucesso. Um atleta que se acomodou e não pensa em novas maneiras de se reinventar está condenado ao fracasso. Um jogador que sabe o seu potencial e é determinado tem altas chances de ir longe. Portanto, buscar um fato novo, tanto interno quanto externo, é fundamental para impulsionar o profissional a ir cada vez mais longe.

Por exemplo, se o jogador participará de uma partida importante em breve, ele deve direcionar todos os seus esforços para que a equipe saia vitoriosa. Da mesma forma, se o atleta participará de uma competição de nível mundial, como as Olimpíadas ou a Copa do Mundo de Futebol, com certeza ele terá um incentivo maior para seguir.

A formação do jogador inteligente vai além de treinar movimentos e táticas repetidas vezes dentro do campo. Pelo contrário, ele deve aprender mais sobre as relações desenvolvidas no esporte, novas formas de agir e como buscar maneiras de se reinventar e estimular toda a equipe ao seu redor. Essa atitude proativa e receptiva pode ser muito positiva para a vida de um atleta.

Quer aprender outros conteúdos que podem ajudar na formação de um jogador inteligente? Então, conheça o nosso curso online!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This