Entenda qual a importância do educador físico em uma equipe multidisciplinar Entenda qual a importância do educador físico em uma equipe multidisciplinar
Aprendizado

Entenda qual a importância do educador físico em uma equipe multidisciplinar

Escrito por Unisport Brasil

Independentemente do setor de atuação, o capital humano é o valor mais importante para uma organização. Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam desenvolver uma equipe multidisciplinar para diferenciar suas competências.

No contexto dos profissionais de educação física, a realidade não é diferente. A formação desse profissional deve ser ampla, humanista e crítica. Ele deve estar apto para atuar no planejamento, na prescrição e na coordenação de projetos e de programas de atividades físicas, recreativas e esportivas.

Diante disso, é imprescindível sua atuação em uma equipe multidisciplinar, devido à abrangência das suas atribuições e a importância do trabalho integrado.

Considerando que a atuação dessas equipes tem ampliado o mercado para educadores físicos, abordaremos, neste artigo, a importância desse profissional no grupo multidisciplinar. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

O atual mercado para os profissionais de educação física

Muito se fala, atualmente, sobre a importância da prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e dos aspectos psicossociais do indivíduo. Por isso, o profissional de educação física tem se tornado mais evidente.

O exercício físico vai além do ato social e da questão estética, ele é um estímulo atrativo para todos, que proporciona mais bem-estar físico e psicológico, assim também melhora a qualidade de vida.

Em geral, a atuação do educador físico fica restrita, o que influencia a qualidade e a importância que tal profissional adquiriu com os anos. Eles trabalham em escolas, clubes, academias, associações recreativas e empresas de preparação física.

Todavia, no atual mercado existem especializações que permitem a atuação do profissional em equipes interdisciplinares, como na área da saúde e de preparação esportiva. Embora o educador físico seja pouco valorizado no serviço de saúde, ele pode atuar de forma preventiva no combate a diversas enfermidades.

Com a descentralização dos cuidados médicos e implantação de programas de medicina preventiva no âmbito da saúde privada e pública, como o NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) pelo Ministério da Saúde, a atuação desse profissional cresceu ainda mais. Isso porque houve integração dos cuidados médicos e uso de medicamentos com prática de exercícios físicos.

A inatividade física dos usuários, causada principalmente por fatores socioeconômicos, é um aspecto considerável que demonstra a importância do profissional em serviços de saúde. Afinal, sedentarismo, excesso de peso, hipertensão e diabetes são os fatores de risco que mais elevam a taxa de mortalidade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

É comprovado cientificamente que a prática de atividade física está diretamente relacionada à redução das taxas de mortalidade e ao risco de desenvolvimento de doenças degenerativas, como enfermidades cardiovasculares e respiratórias. Além disso, seus efeitos são positivos no processo de envelhecimento, no aumento da longevidade e no controle da obesidade.

O papel do educador físico em equipes multidisciplinares

O profissional de educação física determina e orienta os exercícios a serem realizados pelo paciente, promovendo a saúde por meio da prática de atividades físicas. Ainda, define fatores como o tipo e a intensidade das práticas conforme o peso, a estatura e a circunferência, considerando sempre a avaliação das equipes médicas.

O seu trabalho consiste basicamente em acompanhar e instruir os mais diversos públicos, desde crianças até pessoas de maior idade, para atuar na prevenção de patologias e na reabilitação física e cardiopulmonar, reduzindo o estresse, recuperando o indivíduo e promovendo o desenvolvimento educacional, social, moral e afetivo, conquistando assim o bem-estar.

Em equipes multidisciplinares, o profissional deve ser capacitado para trabalhar com a gestão, políticas de saúde, práticas corporais e exercícios específicos para cada tipo de usuário. É importante que ele saiba se posicionar diante da equipe, já que o trabalho é totalmente diferente do campo de atuação usual.

Quando se trata de reabilitação, por exemplo, o educador físico precisa ser capaz de analisar outros aspectos da saúde do paciente, como o quadro clínico, por isso a importância de um grupo de especialistas para a realização do cuidado integral.

Powered by Rock Convert

A importância da equipe multidisciplinar para os pacientes

De modo geral, a equipe multidisciplinar é composta por diversos integrantes com históricos profissionais distintos, que se aperfeiçoaram em áreas diferentes e que apresentam competências, características, comportamentos e opiniões variadas, mas que se completam para obterem, juntos, mais progresso.

Cada integrante tem uma função relevante, compartilhando de maneira coesa entre todos os membros, compreendendo que a confiança no trabalho um do outro é um determinante para o sucesso da organização.

No caso do educador físico, o trabalho é essencial para que todo o processo de cuidado da saúde do indivíduo seja seguro e eficiente. Na equipe multidisciplinar, ele auxilia no aumento da eficácia e na qualidade do acompanhamento, trazendo diversos benefícios na evolução dos casos.

A equipe que conta com profissionais de diversas especialidades apresenta total suporte e condições para discutir e proporcionar atividades específicas e adequadas para o público, atendendo suas reais necessidades. Afinal, cada profissional será responsável por uma função particular.

Gestor, médico, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, psicólogo assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e educador físico são os principais profissionais que devem ocupar uma equipe interdisciplinar na área da saúde.

No esporte, também é necessário o acompanhamento do atleta pela equipe. A periodização do treinamento, ou seja, o sistema de organização, é algo fundamental para que os treinos sejam direcionados e as metas do atleta sejam atingidas de forma segura.

Cabe ressaltar que muitas instituições ainda dificultam a contratação desses profissionais, por falta de interesse e conhecimento sobre sua atuação. Por isso, é importante a conscientização multiprofissional sobre a prática e realização da atividade e do exercício físico.

Por fim, é evidente a relevância desse profissional nas equipes interdisciplinares, tanto para os indivíduos quanto para as empresas que os contratam, isso porque sua atuação permite que os objetivos sejam alcançados mais rápido e com qualidade.

Nesse caso, buscar cursos, treinamentos e projetos focados em áreas da saúde e esportiva aumenta as chances de se destacar no mercado. Para isso, muitas empresas especializadas, como a UniSport Brasil, atuam na gestão de projetos com equipes interdisciplinares.

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato agora mesmo com a UniSport e conheça as melhores opções de cursos para profissionais de educação física. Vamos lá!

Powered by Rock Convert

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This
/* ]]> */