Especialização em educação física: online ou presencial?
Aprendizado

Especialização em educação física: online ou presencial?

Escrito por Unisport Brasil

Na hora de escolher uma especialização em educação física, muita gente fica na dúvida entre escolher um curso presencial ou online. A modalidade de ensino a distância tem crescido no país e é uma alternativa bastante viável para aqueles que desejam qualificar-se mas não têm tanto tempo livre para frequentar uma faculdade tradicional.

Somada às facilidades proporcionadas pela tecnologia, a praticidade de estudar de casa é um dos maiores benefícios do curso online. Por outro lado, ter contato com os alunos e com os professores, como acontece nos cursos presenciais, também é essencial para o desenvolvimento do aprendizado do estudante.

As duas opções de especialização apresentam benefícios e desvantagens. Para quem está em dúvida sobre qual escolher, separamos algumas características positivas e negativas de cada modalidade, ressaltando os aspectos mais importantes de cada curso.

Dessa forma, você poderá analisar seus perfis e, por fim, decidir qual é a melhor opção para a sua situação. Confira!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Tipos de especialização em educação física

Modalidade EaD

São cursos online, ministrados em um ambiente virtual, com aulas que podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento. O conteúdo e a carga horária são os mesmos que os de um curso presencial. A diferença é que as aulas são ministradas por meio de vídeos e/ou conferências.

Nessa modalidade o aluno também deve fazer avaliações, provas e trabalhos em grupo. É necessário confirmar presença, assim como na modalidade presencial, e o estudante pode interagir com outros estudantes por meio de fóruns e grupos. O certificado de um curso a distância tem o mesmo peso legal do que o de um curso presencial.

Curso presencial

É a forma de especialização tradicional e mais conhecida. A grande diferença em relação ao curso a distância é que, nessa modalidade, o aluno terá uma interação maior com outros estudantes e com o professor.

O conteúdo e as aulas são as mesmas, mas o dinamismo de uma aula presencial pode ser maior do que as de um curso online, justamente por ter essa interação pessoal com o professor. Além disso, a outra grande diferença é que o aluno deve ir até a unidade de ensino praticamente todos os dias para estudar.

No geral, o que vai definir qual é o melhor tipo de especialização em educação física é o seu perfil. Você tem tempo para comparecer a uma unidade presencial? Você tem a disponibilidade, as ferramentas necessárias e a disciplina para estudar em casa? Qual opção de curso é mais adequada à sua rotina profissional e pessoal?

Vantagens e desvantagens do curso presencial e o online

Como já mencionamos, as modalidades de ensino possuem suas vantagens e desvantagens. Depois de responder às perguntas do tópico anterior, você deverá ter em mente qual tipo de especialização é mais indicado para o seu perfil. Porém, para ter certeza de sua escolha, confira, a seguir, quais são os prós e os contras de cada opção.

Prós dos cursos presenciais

Interação

A interação com alunos e principalmente com os professores são fatores essenciais para o desenvolvimento do aprendizado. Nessa modalidade, o aluno terá mais liberdade para esclarecer dúvidas com o professor, principalmente caso a dúvida surja “ao vivo”.

Além disso, interagir com outros alunos é importante para fixar matérias e tirar dúvidas gerais sobre o conteúdo apresentado.

Networking

Muito além de aprendizado, numa sala de aula é possível conhecer pessoas que, num futuro próximo, poderão ser parceiras de trabalho ou sócias. Muita gente que se conhece na faculdade firma parcerias profissionais ao final do curso.

Estar ali com dezenas de pessoas e ter a possibilidade de interagir e de se relacionar com elas é uma grande vantagem dos cursos presenciais.

Costume

Quem já frequentou uma sala de aula sabe que a dinâmica de um curso presencial deixa o aluno muito mais confortável para aprender. Dependendo do professor, um conteúdo chato pode ser tornar um assunto interessante pela forma como é apresentado.

Contras dos cursos presenciais

Disponibilidade

Muitas vezes, é preciso ter um determinado número de alunos para fechar uma turma. Ou, além disso, os horários da especialização em educação física que você deseja fazer podem não batem com os seus, o que inviabiliza os estudos.

Custo maior

Para se deslocar para a faculdade, o estudante deverá gastar com passagem e alimentação. Esses pequenos gastos, multiplicados ao longo do tempo do curso, representam um custo que impactará o bolso do aluno.

Risco de cancelamento

Há vários motivos e fatores que podem influenciar no cancelamento de um curso. Um professor que ficou doente ou até mesmo um evento inesperado na vida do estudante podem adiar o seu ingresso na faculdade.

Prós dos cursos a distância

Início imediato

O grande benefício de realizar uma especialização a distância é a possibilidade de começar a estudar imediatamente. A grande maioria dos cursos online tem início imediato e não esperam fechar uma turma para dar início às aulas.

Flexibilidade de horários

Nos cursos a distância você faz o seu próprio horário de estudo, o que é ideal para aqueles que trabalham ou têm filhos e, mesmo assim, desejam qualificar-se. Nessa modalidade, o aluno poderá criar a sua própria rotina de estudos, assistindo às aulas nos horários disponíveis em sua agenda.

Sem riscos de ser cancelado

Diferentemente dos cursos presenciais, os cursos online não têm chance de ser cancelados, uma vez que o seu conteúdo já está todo pronto. Dessa forma, mesmo que aconteça algum imprevisto que adie seus estudos, você ainda poderá assistir às aulas assim que tiver um tempo livre.

Contras dos cursos a distância

Pouca interação

Mesmo que haja interação, ela é bem menor do que nos cursos presenciais. Dessa maneira, os alunos terão pouco espaço para interagir entre em si, especialmente com os professores.

Dúvidas centralizadas

Geralmente, os alunos deverão direcionar suas dúvidas para o conteúdo atual dos cursos e sempre ao final das aulas. Não há a possibilidade de esclarecer questões de matérias que já foram passadas, por exemplo.

É menos animado

É claro que você não está pensando fazer uma especialização para se divertir. No entanto, diferentemente dos cursos presenciais, os cursos online costumam focar inteiramente no conteúdo das aulas e na aprendizagem dos alunos o que pode deixar as aulas “menos divertidas” para alguns estudantes.

Depois de ver as vantagens e desvantagens dos tipos de especialização em educação física, você já terá uma ideia de qual opção é mais indicada para a sua realidade.

Se você ainda tem algumas outras dúvidas a respeito desse tema, veja como escolher uma especialização em educação física para se inteirar mais e tomar as decisões certas!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This