estrutura de treino

Como é a estrutura de treino no futsal?

Saber mais sobre a estrutura de treino do futsal é essencial para desenvolver a habilidade dos atletas na criação de jogadas mais eficazes. Curiosamente, o futsal é o esporte com maior número de praticantes no país, apesar de a grande paixão dos brasileiros ser o futebol tradicional.

No Brasil, o futsal é uma das modalidades de esporte que mais cresce e já se tornou o preferido de 11 milhões de adeptos. Muitos craques do futebol — como Neymar, Ronaldo Fenômeno e Marta — tiveram seu primeiro contato com o futsal, antes de se tornarem profissionais.

Diante disso, vamos explicar como a estrutura de treino pode fazer a sua equipe de futsal se destacar com jogadas cada vez mais brilhantes. Acompanhe!

Afinal, o que é estrutura de treino?

A estrutura de treino é a estratégia que os treinadores utilizam para atingir os objetivos mais desafiadores em quadra. Vale ressaltar que o modo de aplicação dessas táticas e técnicas deve ser bem definido para que a equipe consiga se entrosar melhor.

O uso de uma estrutura alinhada aos propósitos da equipe técnica é o ponto-chave para que as expectativas da equipe técnica sejam alcançadas. Nesse sentido, trabalhar os treinos com mais disciplina, paciência e humanização também influencia os resultados.

Afinal, treinar uma equipe de futsal não é como treinar robôs. Isto é, o desenvolvimento dos atletas não depende somente da execução de comandos, mas de uma somatória de fatores que vão determinar o sucesso do treinamento.

Por isso, o educador físico que atua com esportes coletivos deve procurar ser o mais democrático possível em seus treinos. Mesmo que ele tenha o controle do grupo, o ideal é sempre estar disposto a ouvir as opiniões dos atletas.

Assim sendo, a atenção a esses detalhes ajuda a tornar os treinos de futsal mais agradáveis e dinâmicos. Além disso, o time se torna mais engajado e motivado para desenvolver as habilidades técnicas.

Portanto, a estrutura de treino impacta todos os passos e decisões tomadas pelos coordenadores das equipes. De forma estratégica, ela ajuda os jogadores a desenvolverem capacidades cognitivas de percepção e antecipação e proporciona mais ritmo ao treino.

Qual a sua importância para o time?

Nos últimos anos, o aumento do interesse da sociedade pelo futsal atraiu investidores para o esporte e promoveu o seu crescimento. De igual modo, a mídia também esportiva colaborou para a popularidade desse esporte.

Como resultado, atualmente, há diversas competições entre escolas de todos os níveis de ensino, assim como nas faculdades, que estimulam os jovens à adesão dessa prática. Isso é interessante porque consegue incentivar o futsal cada vez mais cedo entre as crianças.

Porém, a estrutura de treino é um dos aspectos mais favoráveis à permanência do praticante nessa modalidade de esporte. Ao promover um estilo de treino que promove o engajamento das equipes, o treinador atrai cada vez mais adeptos para o futsal.

Geralmente, é nas competições escolares com as disputas entre turnos que o treinador de futsal descobre se sua estrutura de treino é adequada para proporcionar um aprendizado bem-estruturado e fundamentado.

Logo, esses treinos se tornam a oportunidade para o técnico buscar meios de desenvolver as qualidades indispensáveis aos atletas amadores ou profissionais. Assim, ele pode perceber qual a melhor maneira de explorar a consciência tática e as habilidades físicas e motoras em quadra.

Portanto, é preciso compreender a importância de uma boa estrutura de treinamento no futsal, principalmente para o ambiente escolar. Esse aspecto é crucial para garantir a base necessária à formação de equipes mais competitivas, com um nível técnico e tático padronizado.

Como é a estrutura de treino no futsal?

Em vias gerais, a metodologia de treinamento, utilizada pela equipe técnica na preparação das equipes para jogos escolares ou competições mais avançadas, é um diferencial na obtenção de bons resultados. Além do mais, essa escolha também influencia significativamente o desempenho do atleta, tanto no âmbito individual como coletivo.

Diante disso, a estrutura de treino é, na prática, a forma de condução e o modo como o orientador aplica os conteúdos do futsal durante as atividades em quadra. Logo, a funcionalidade dessa estratégia de treinos poderá interferir, diretamente, na melhoria dos resultados finais.

Além disso, vale destacar que a organização de um treinamento desportivo em equipes de alta performance deve ser referenciado em valores básicos. Listamos alguns dos pilares mais importantes — e que devem ser considerados ao adotar a estrutura de treino:

  • lógica;
  • disciplina;
  • motivação;
  • racionalidade;
  • recursos disponíveis;
  • metodologia científica de treinamento;
  • planejamento e cronograma de competições.

Portanto, a equipe técnica precisa trabalhar focada nas metas mais relevantes e estabelecer uma sequência de atividades consoante à lógica e aos objetivos propostos. Outro aspecto a ser considerado, de acordo com a estrutura de treino, é a possibilidade de detectar algum fundamento que precisa ser aprimorado.

Quais são os principais estágios? 

No universo do esporte, a percepção dos pontos de melhoria é, muitas vezes, um importante diferencial para o sucesso de uma equipe em competição. No entanto, alguns fatores ajudam a elaborar treinos “programados” e direcionados para objetivos específicos.

Por meio desse plano, o treinador consegue melhorar quesitos básicos que são considerados definidores do placar. Os mais comuns são a eficiência da marcação, a manutenção da posse de bola e, principalmente, a finalização.

Assim sendo, enumeramos os quatro estágios que devem ser observados para guiar esse processo de treinamento de futsal e torná-lo mais eficiente. Confira:

  1. contextualizar o desenvolvimento técnico com jogadas simples a fim de desenvolver fundamentos mais específicos;
  2. explorar aspectos táticos individuais e estimular habilidades que possibilitem a descoberta de novos talentos;
  3. aliar o trabalho coletivo à observação do comportamento individual de cada atleta para perceber os resultados;
  4. promover o aprimoramento do modelo de treino alinhado aos pontos mais favoráveis aos propósitos dos gestores.

Como você viu, um treinador que atua com futsal precisa estudar e se atualizar constantemente. Esse é o caminho para elaborar novas estratégias de estrutura de treino mais eficazes. Afinal, a evolução tática e técnica dos esportes de quadra exige um aprimoramento mais alinhado às tendências contemporâneas.

Gostaria de saber mais sobre táticas de treinamento de futsal e de outros esportes? É simples: entre em contato conosco!

Curso de Futsal

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.