futsal esporte olímpico

Afinal, por que futsal não é considerado esporte olímpico?

Você sabia que o futsal não é um esporte olímpico? Muitas pessoas se surpreendem quando escutam essa afirmação que, além de causar estranheza, gera uma série de dúvidas naqueles que são mais antenados no mundo esportivo.

Com a chegada das Olimpíadas de 2020, em Tóquio, Japão — atrasada por conta da pandemia do novo coronavírus —, é comum que as pessoas tenham interesse em saber mais sobre as modalidades presentes no evento e, para os amantes do bom futebol e suas variações, essa é sempre uma dúvida pertinente.

Nessa postagem, falaremos mais sobre as principais razões que fazem com que o futsal ainda não seja considerado olímpico e quais são as perspectivas para as próximas Olimpíadas, realizadas a partir de 2024.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura até o fim!

O que é um esporte olímpico

Antes de mais nada, é preciso esclarecer o que é um esporte olímpico e como ele é caracterizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que é o órgão responsável pela organização e pelas principais diretrizes para a realização das Olimpíadas.

A princípio, o COI reconhece um esporte como uma modalidade ou conjunto de modalidades desportivas. Essas atividades devem ter regras unificadas e uma federação internacional, que ajude a viabilizar competições, rankings, fiscalizações e demais aspectos que fazem com que uma modalidade se torne legítima.

A partir daí, é preciso que o esporte — ou modalidade — em questão seja bem-aceito no mundo. O Comitê usa uma cartilha com critérios específicos, que auxilia na seleção dos eventos que devem entrar ou não nos jogos olímpicos. Alguns desses requisitos incluem a equivalência dos sexos nas competições esportivas e a presença em mais de 70 países. Lembrando de que, dentre essas 70 nações, o esporte deve estar presente em todos os cinco continentes para poder ser aceito pelo comitê.

As principais razões para o futsal não se enquadrar nas olimpíadas

Olhando os requisitos acima, fica mais fácil entender a razão pela qual o futsal não se enquadra nas Olimpíadas. Apesar de extremamente famoso no Brasil, a modalidade ainda precisa crescer bastante dentro e fora do país. De maneira geral, a carência de atletas e competições femininas atrapalham o esporte a entrar nos jogos e, ainda, existe um número razoável de países que não aderem o futsal de maneira séria e com amplo caráter competitivo. As regras entre algumas nações também são diferentes.

No Brasil, alguns passos já foram dados em conjunto com a CBF. A FIFA — a Federação Internacional de Futebol — se apoderou do futsal em 1989 e também já deu alguns acenos, informando que deseja fazer com que essa modalidade siga para os jogos olímpicos. Apesar disso, ainda falta aumentar o número de praticantes do sexo feminino e existem outros requisitos que precisam ser acertados com relação ao limite de idade e outras particularidades que envolvem tanto a federação internacional quanto o COI. 

O que esperar das Olimpíadas de 2024 em diante

A expectativa é que, nos próximos anos, os números mudem e façam com que o futsal se torne, de fato, um esporte olímpico. Em 2015, a FIFA informou que o esporte fará parte das Olimpíadas da Juventude de 2018 e, recentemente, tivemos a informação de que o esporte retornará para a edição dos jogos em 2022, em Senegal.

Apesar desses não serem os jogos “oficiais”, são bons sinais de que o esporte caminha na direção certa, para se tornar uma modalidade presente nos próximos eventos que acontecerão em 2024 em diante. Infelizmente, o ingresso para as Olimpíadas de Tóquio não será possível, por conta das diretrizes mencionadas, e o que podemos esperar é que haja um esforço nacional e internacional para que o futsal seja um esporte olímpico.

E aí? Gostou do post? Comente abaixo sua opinião sobre o tema — estamos ansiosos para saber o que você pensa sobre esse assunto!

Curso de Futsal

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.