Handebol feminino e masculino: quais são as diferenças?

O handebol, feminino e masculino, é um esporte coletivo muito desempenhado no mundo todo. No Brasil é uma das modalidades mais praticadas nas aulas de educação física das escolas do país. O esporte foi criado na Alemanha, em 1919, pelo professor de Educação Física Karl Schelenz e, basicamente, implica em passes de bola com as mãos, com objetivo de acertar o gol.

Desde o seu nascimento até hoje, a modalidade sofreu várias modificações. Entre as principais, pode-se destacar:

  • o local de jogo, que passou de gramados ao ar livre para quadras em locais fechados;
  • o número de jogadores, que foi reduzido de 11 para 7 atletas por equipe;
  • a integração de equipes masculinas: em sua origem, era um esporte praticado exclusivamente por mulheres.

Confira a seguir as principais regras e diferenças entre a prática masculina e feminina do handebol.

Regras do handebol

Com a inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos de Berlim, no final dos anos 1930, o handebol passou a ser jogado por ambos os sexos. Em 1972, ele foi incorporado aos Jogos Olímpicos Mundiais e hoje é praticado em mais de 180 países. O órgão responsável pelo esporte a nível mundial é a Federação Internacional de Handebol (IHF), com sede na Suíça, que regulamenta, entre outras coisas, as regras comuns para as modalidades femininas e masculinas do esporte.

O handebol é um jogo muito dinâmico, uma vez que os jogadores não podem ficar com a bola nas mão por mais de três segundos. Além disso, pode-se dar no máximo 3 passos com a bola em mãos antes de passar para outro jogador ou arremessar ao gol. Como no basquete, o atleta pode se deslocar com a bola em quadra, desde que ela seja quicada ininterruptamente no chão. Faltas ocorrem quando há toques de bola com os pés ou outras partes do corpo, bem como agressões, chutes, cotoveladas e empurrões.

No entanto, o handebol feminino e o handebol masculino não são de todo semelhantes. Confira agora as sutis diferenças entre as modalidades.

Diferenças entre o handebol feminino e o masculino

As diferenças entre as modalidades feminina e masculina do esporte se evidenciam principalmente no processo de treinamento e na intensidade do jogo. Não existe um conjunto de regras para o feminino e um conjunto de regras para o masculino. São as mesmas regras para ambos. Sendo assim, as diferenças entre as modalidades estão fundamentadas no porte, força física e diferenças biológicas de homens e mulheres e são manifestadas nos aspectos subjetivos de treinamento e desenvoltura do jogo.

Dessa maneira, o handebol feminino é mais pautado no desenvolvimento das técnicas e táticas do esporte, ao passo que no masculino há grande ênfase no desenvolvimento da força e da velocidade dos atletas.

Os jogos masculinos, portanto, com frequência apresentam uma característica mais impetuosa, rija e forte. Os jogos femininos, por outro lado, costumam ser mais enérgicos, fluidos e compassados. Contudo, as duas modalidades prezam pelo desenvolvimento de toda a potência de seus jogadores.

Além disso, há uma pequena porém importante diferença nas regras do handebol feminino e masculino e é sobre o tamanho e peso da bola. A IHF determina que, na modalidade feminina, a bola seja do tamanho H2, com uma circunferência entre 54 a 56 centímetros e peso entre 325 e 375 gramas. Já na modalidade masculina ela deve ser do tamanho H3 e ter entre 58 e 60 centímetros de circunferência e entre 425 e 475 gramas. 

Pode-se ver que o handebol é um esporte de bases muito singulares e igualitárias. Criado para mulheres e disseminado para todos, hoje é um dos espetáculos esportivos mais enérgicos, potentes e intempestivos.

Gostou do nosso post sobre as diferenças entre o handebol feminino e masculino? Então, siga a gente em nossas redes sociais e tenha acesso aos melhores conteúdos sobre o mundo dos esportes. Estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Instagram.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.