5 curiosidades que você não conhece sobre a história do voleibol! 5 curiosidades que você não conhece sobre a história do voleibol!
Vôlei

5 curiosidades que você não conhece sobre a história do voleibol!

Escrito por Unisport Brasil

O voleibol está muito presente no dia a dia dos brasileiros e tem ganhado cada vez mais visibilidade. A modalidade está na segunda posição entre os esportes que são mais praticados aqui no país, portanto, perde apenas para o futebol. Você sabia que há muitas curiosidades sobre a história do voleibol? É sobre elas que vamos falar agora para você ficar por dentro de tudo!

Essa é uma modalidade que foi criada pelo americano Willian G. Morgan, nos Estados Unidos da América. Ele era diretor de educação física de uma escola localizada em Massachusetts. Mintonette foi o primeiro nome desse esporte, pois o jogo era bem semelhante a outra modalidade conhecida como Badminton, tendo, assim, a diferença da rede (net, em inglês).

Você sabe em que contexto o voleibol surgiu, quais os fatos marcantes e quais foram as principais mudanças nas regras desse esporte? Fique conosco para conhecer esses pontos curiosos e muito mais sobre a evolução do esporte. Boa leitura!

1. Como o voleibol surgiu e como se popularizou no Brasil?

O voleibol foi criado na cidade de Holyoke, Massachusetts, em 1895, com o nome de Mintonette, como falamos no início. O esporte era jogado com uma câmara de ar, que era retirada de uma bola de basquete. Ao adquirir popularidade, foi sendo chamado de volleyball e assim ficou conhecido. Desde então passou por várias mudanças de materiais utilizados, de regras e também na forma técnica e táctica de ser praticado.

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

O voleibol certamente é o desporto que mais alterou suas regras sem, no entanto, se descaracterizar. Assim, acabou se adaptando às exigências das novas metodologias do treinamento e dos novos tempos.

Introduzida aqui no Brasil por volta de 1915, essa modalidade não apresentava relevância. Isso até o ano de 1982, quando o voleibol ganhou uma grande projeção no âmbito nacional, e isso se deu graças à vitória da seleção masculina do Brasil, no Mundialito, do Rio de Janeiro.

A partir desse momento, o Brasil começou a fazer parte da elite internacional do voleibol masculino, e passou a conquistar diversos títulos, tais como:

  • medalha de prata, em 1982, no Mundial da Argentina;
  • medalha de prata, em 1984, na Olimpíada de Los Angeles;
  • medalha de ouro, em 1992, na Olimpíada de Barcelona;
  • campeão da Liga Mundial, em 1993.

Com resultados bastante expressivos conquistados pelas seleções masculinas e femininas, o voleibol brasileiro obteve grande popularidade entre os espectadores. O vôlei tem uma grande história e, dentro dela, várias outras histórias de vida, de superação e de vitória. E o Brasil tem um lugar de destaque nesse período todo.

2. Quais são os fatos marcantes da história do voleibol?

Veja, a seguir, os principais fatos que marcaram a história do vôlei!

  • 1900: o vôlei chega ao Canadá, o primeiro país fora dos EUA;
  • 1908: a modalidade vai para o continente asiático e passa a ser praticada no Japão e na China;
  • 1910: o voleibol chega ao Peru, que foi, portanto, o primeiro país da América do Sul a praticar essa modalidade; 
  • 1942: morre William George Morgan (criador do vôlei), aos 72 anos de idade;
  • 1947: a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) foi fundada na França;
  • 1949: foi feito, na Tchecoslováquia, o primeiro campeonato mundial masculino (vencido pela Rússia);
  • 1951: aconteceu, no Rio de Janeiro, o primeiro campeonato sul-americano de voleibol. O Brasil passou a ser o campeão masculino e feminino;
  • 1952: ocorreu o primeiro campeonato mundial feminino;
  • 1964: o vôlei passou a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, que aconteceram em Tóquio, no Japão. 

Vale lembrar que o primeiro campeonato nacional aconteceu somente em 1944, e depois de 50 anos, no ano de 1994, foi reformulado, ganhando o nome de Superliga, e é conhecido assim até os dias atuais.

3. Quais as mudanças de regras ao longo do tempo no voleibol?

O voleibol é um esporte que passou por inúmeras mudanças desde sua origem. Até o ano de 1998, muitos devem se lembrar de que cada set atingia um total de 15 pontos, os quais eram marcados a partir da vantagem, ou seja, o time conseguia pontuar quando a equipe adversária errava duas vezes seguidas, ou acontecia a troca da posse de bola.

Depois disso, devido aos pedidos das televisões internacionais, os sets começaram a ter um total de 25 pontos e não existia mais a regra da vantagem. Sendo assim, cada bola que o time conseguia colocar no chão valia um ponto. As partidas, então, passaram a ficar mais rápidas.

Powered by Rock Convert

Em 2014, por exemplo, a FIVB mudou algumas regras do esporte em competições internacionais e oficiais. As alterações passaram a ser válidas no início de 2015. A invasão é uma das principais novidades, já que qualquer toque de um jogador na rede é visto pelo árbitro como uma infração. Vale lembrar que antes o toque era permitido caso não intervisse na jogada. Sem contar que a quantidade de jogadores relacionados para cada partida foi modificada: de 12 jogadores passou para 14.

Outra mudança que precisamos destacar foi no tempo técnico durante a partida de vôlei. Os técnicos tinham a permissão de pedir tempo de forma mais frequente, mas a nova regra estipula somente uma ou duas vezes por cada set. Tudo vai depender da escolha das organizações das televisões. Lembrando que tal alteração tem o objetivo de reduzir a duração dos jogos.

4. Quais as principais lendas do vôlei?

O jogador norte-americano Charles Frederick Kiraly é uma lenda muito preciosa dessa modalidade. Ele foi o único atleta que ganhou a medalha de ouro olímpica na quadra e na areia. Além disso, foi bicampeão olímpico de voleibol na quadra (em 1984 foi em Los Angeles e em Seul foi em 1988) e ainda levou o ouro em 1996, na praia em Atlanta.

No Brasil, podemos citar várias lendas do vôlei. Jogadores que se destacaram no vôlei feminino e no masculino, como: Fernanda Venturini, Renan, Nalbert, Tande, Jaqueline, Maurício, Wallace, Bernard, Giba, Fabi, Sheila, entre tantos outros.

5. Quais os eventos de maior visibilidade?

As principais competições de voleibol organizadas pela FIVB (Federação Internacional do Voleibol) são torneios internacionais, podendo ser divididos em dois grupos:

  • eventos anuais, que foram criados a partir da década de 90;
  • grandes eventos que acontecem em ciclos de quatro anos.

Igualmente tradicionais, mas de menor importância, são os torneios criados por cada uma das cinco grandes confederações. Por fim, várias federações contam com ligas e torneios nacionais, que ganham em prestígio conforme a qualidade dos atletas envolvidos e a quantidade de capital investido.

Entre as principais competições de voleibol, destacamos a seguir as de maior visibilidade.

Nacionais

  • Superliga Brasileira de Voleibol (no Brasil);
  • Liga Italiana de Voleibol (na Itália).

Internacionais

  • Torneio Olímpico de Voleibol: acontece desde 1964, a cada quatro anos;
  • Campeonato Mundial de Voleibol: ocorre desde 1949 (para os homens) e desde 1952 (para as mulheres), a cada quatro anos;
  • Copa do Mundo: acontece desde 1965 (para homens) e 1973 ( para mulheres), a cada quatro anos;
  • Liga Mundial: ocorre desde 1990, todos os anos;
  • Grand Prix: acontece desde 1993, todos os anos;
  • Copa dos Campeões de Voleibol: desde 1993, a cada quatro anos.

Esse é um esporte muito empolgante e repleto de benefícios, afinal, melhora as capacidades físicas funcionais, de fortalecimento e cardiorrespiratórias, o que é muito benéfico para a saúde. Além disso, o vôlei ajuda nas atividades do dia a dia, melhorando flexibilidade, coordenação motora, força e resistência anaeróbica e aeróbica.

O voleibol é um dos esportes mais amados do mundo todo, e vem conquistando cada vez mais adeptos. Os clubes nacionais têm melhorado sua estrutura e conseguido mais patrocínio.

Agora você já conhece um pouco mais sobre a história do voleibol! Vale destacar, por fim, que um grande destaque dos clubes nacionais nesse esporte é o time de Belo Horizonte, o famoso Cruzeiro, que é tricampeão mundial no vôlei. Outros times também conseguem destaque, como o Sesi São Paulo e o Vôlei Taubaté.

E aí, gostou do texto? Ficou com dúvidas sobre alguma curiosidade do vôlei? Aproveite e deixe seu comentário aqui para que possamos ajudar você!

Powered by Rock Convert

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This
/* ]]> */