Saiba como formar um jogador de handebol de alta performance Saiba como formar um jogador de handebol de alta performance
Handebol

Saiba como formar um jogador de handebol de alta performance

Escrito por

Handebol é um esporte muito interessante criado pelo professor Karl Schelenz na cidade de Berlim na época da 1ª Guerra Mundial. As mulheres foram as primeiras a jogar em campos ao ar livre cujo tamanho era de 20mX40m. Com o tempo, os homens aderiram aos jogos e espalharam as técnicas pela Europa. Em 1936 as disputas fizeram parte dos Jogos Olímpicos.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de entender e dominar todas as esferas do handebol para poder desenvolver um jogador de alto desempenho. Além do mais, vamos explicar os principais pontos que o jogador de handebol precisa aprimorar. Por outro lado, apontaremos como você pode ajudar seus atletas a se tornarem profissionais de sucesso!

Deseja saber mais sobre a formação de jogadores de handebol? Continue a leitura!

Entenda a importância de o jogador dominar todas as esferas do handebol

É muito importante que os jogadores dominem todas as esferas do handebol para poder ter alto desempenho durante as partidas. A formação de um excelente atleta profissional exige dedicação e treinamentos constantes para o desenvolvimento de habilidades. Os profissionais precisam aprender a fazer os movimentos do jogo, além de ter uma variedade de atributos indispensáveis.

    Fique por dentro de novidades da área esportiva!

    Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

    Entre esses atributos estão as habilidades motoras, as capacidades físicas e os aspectos cognitivos para a compreensão das jogadas. O handebol é um esporte coletivo que apresenta diversos fundamentos, os quais são a base prática do jogo. Por isso, os jogadores precisam obedecer a diretrizes pedagógicas, princípios e regras de aprendizagem para aumentar a eficiência dos movimentos.

    O desempenho nessa modalidade esportiva depene do desenvolvimento de competências e do processo de aprendizagem dos atletas. Cada jogador pode ter uma habilidade específica mais destacada que auxilia na performance e determina a sua posição ou função dentro da quadra. Contudo o domínio das demais esferas é primordial.

    Conheça os principais pontos que o jogador de handebol precisa desenvolver

    Os fundamentos técnicos estão relacionados à defesa e ao ataque, de modo que tudo se inicia com o controle do corpo durante as ações defensivas ou ofensivas. A movimentação envolve a prática e o equilíbrio para aterrissagens, saltos, deslocamentos, mudanças de direção, paradas bruscas, saídas rápidas, arremessos precisos, entre outros.

    Aspectos táticos

    Os aspectos táticos se referem às situações desenvolvidas pelas equipes para a defesa e o ataque. Existem vários sistemas táticos cujas nomenclaturas representam as posições dos atletas em campo. No sistema de defesa 6X0 há 6 jogadores em frente à área de gol. O sistema 5X1 coloca 5 jogadores na área restritiva do goleiro e 1 para recuperar a bola.

    Os times são distribuídos de acordo com as habilidades dos jogadores de ambas as equipes. Os atletas precisam ter a compreensão de que sem os seus companheiros o jogo não se desenvolve e de que todos precisam participar para alcançar o objetivo de vencer a partida. A equipe terá que analisar os jogadores adversários e captar informações para estabelecer estratégias.

    Após colocar em prática as ações definidas em grupo, uma nova análise é realizada para verificar a necessidade de mudanças. Portanto os jogadores devem ter entendimento sobre o alvo, o adversário, os companheiros, a bola e suas condições motoras. Além disso, ter condicionamento físico para arremessos em média e longa distância, lances livres, passe da bola, marcação, bloqueio etc.

    Powered by Rock Convert
    Powered by Rock Convert

    Aspectos técnicos

    Os aspectos técnicos se relacionam com o desempenho dos jogadores. O treinador determina o nível das ações, a execução das táticas e a eficiência da equipe. Estuda os gestos, os lançamentos, os passes, a progressão ao gol, o tiro de sete metros, as 3 passadas e analisa as habilidades dos atletas. Dessa maneira ele obtém compreensão das características, necessidades e exigências a serem feitas.

    O objetivo do jogo é passar a bola com as mãos para os demais até que venha a finalização da jogada, com a marcação do gol. Por outro lado, os jogadores precisam impedir que a equipe adversária faça gols e, consequentemente, marque pontos. Há 5 tipos de passes: o pendular, em pronação, por trás da cabeça, por trás do quadril e de ombro.

    Aspectos físicos

    Os aspectos físicos dizem respeito à agilidade, resistência, flexibilidade, força e motricidade. Todos eles são relevantes para o drible que ajuda a conduzir a bola até a área do time adversário. Vale destacar que a bola não poderá ser conduzida com o pé e tampouco o atleta poderá correr com ela presa às suas mãos.

    É preciso mantê-la sob domínio, arremessando-a contra o chão enquanto faz o drible. Há 2 tipos de dribles. Um deles é para o deslocamento em alta velocidade durante os contra-ataques. O outro, conhecido como drible baixo, serve para proteger a bola do oponente.

    Aspectos psicológicos

    Os aspectos psicológicos são relativos às reações emocionais dos jogadores. O professor de educação física avalia como os atletas suportam a tensão, como reagem ao perder uma partida, como enfrentam os adversários e se conseguem manter a motivação. A socialização do grupo depende muito da cooperação e do atendimento a uma liderança.

    Confira algumas dicas para ajudá-lo a desenvolver seus jogadores de handebol

    Para desenvolver seus jogadores de handebol, o primeiro passo consiste em verificar a faixa etária do time. No caso das crianças que ainda estão na infância, é preciso ter bastante calma e insistir nos ensinamentos para que elas venham a segui-los. Por ainda estarem desenvolvendo suas habilidades, necessitam utilizar técnicas que facilitem a aprendizagem. Observe algumas dicas:

    • torne o treinamento divertido;
    • intercale as atividades com exercícios para aumentar a agilidade;
    • introduza atividades em grupo e individuais.

    No entanto, se os seus alunos são jovens, elabore treinos que favoreçam a conexão entre eles e direcione-os para que aprendam os conceitos do jogo. Além de testar as competências dos jogadores, fale sobre os fundamentos do handebol, já que eles conseguem compreendê-los. Apresente as táticas, posições e funções de jogo para que eles comecem a aplicar as estratégias.

    Entendeu como formar um jogador de handebol de alta performance? Esse desporto envolve competições entre times adversários, cada um contendo 7 jogadores que se posicionam na quadra. Eles vão se locomover pelo campo quicando a bola, sem dar mais de 3 passos com ela em mãos. Procure se aperfeiçoar, fazer cursos e obter mais informações antes de começar a ensinar esse esporte.

    Ainda tem dúvidas? Deixe aqui o seu comentário, que em breve estaremos respondendo aos seus questionamentos!

    Powered by Rock Convert

      Fique por dentro de novidades da área esportiva!

      Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

      Sobre o autor

      Deixar comentário.

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      Share This