jogos reduzidos no futebol

Jogo posicional no futebol: como funciona esse estilo de jogo?

Estilo tático que vem conquistando nomes como Pep Guardiola, Louis van Gaal e Jorge Sampaoli, o jogo posicional no futebol pode ser um estilo interessante para a sua equipe. Ele propõe deixá-la mais ofensiva, com uma movimentação estratégica, em que a bola tem que ir ao jogador e não o contrário.

Isso não significa um desenho tático estático, mas que prevê uma movimentação inteligente, valorização da posse de bola, formação de linhas de passe em campo e movimentos coordenados dos jogadores.

Neste texto vamos ver as regras do jogo posicional, como ele se caracteriza em campo e como pode beneficiar sua equipe. Se você ficou interessado, continue lendo e aprenda mais sobre esse estilo.

Entenda o jogo posicional no futebol

O jogo posicional ou ataque posicional é um esquema tático que oferece um estilo de jogo no futebol mais ofensivo, em que são valorizados a posse de bola, a formação de linhas de passe por todo o campo e movimentos coordenados entre todos os jogadores para chegar até o campo adversário.

Neste sentido, a posição dos jogadores vai variar de acordo com a posição da bola e a do atleta na hora do passe. Veja agora como o campo é dividido nesse esquema e como os jogadores atuam.

Conheça o desenho e funções

Como o jogo posicional funciona a partir da posição da bola, os jogadores devem sempre ter em mente uma lógica de círculos imaginários ao redor dela.

  • Círculo/espaço de intervenção: seria o primeiro círculo ao redor da bola, com uma amplitude menor e na qual atua o jogador que está conduzindo;
  • círculo/espaço de ajuda mútua: circunferência maior e na qual atuam os atletas que estão próximos ao jogador que está conduzindo a bola. Como o nome propõe, eles vão ajudar a conduzir a bola, se aproximando e colocando o corpo virado para o jogador-condutor;
  • círculo/espaço de cooperação: círculo maior, que abrangeria toda a área do campo adversário e onde ficam os jogadores que devem fazer a defesa.

É importante ter em mente ainda que esses espaços e círculos se redesenham o tempo todo, de acordo com as jogadas ou intervenções do adversário. Assim, em um contra-ataque, o círculo de intervenção vai passar a ser no seu campo de jogo, tentando minar a jogada do adversário e a recuperar a posse de bola. Mas os jogadores devem esperar a bola ir até eles, não o contrário, e ainda ter em mente que, com as mudanças dos círculos, todos terão a sua vez de participar do jogo.

Neste sentindo, as posições clássicas que conhecemos dos jogadores também assumiriam nova dinâmica, já que, dependendo do seu posicionamento no círculo posicional, vai atuar no ataque ou na defesa.

  • Jogadores atuantes: conduzem a bola para atrair o rival ou a mantêm se não há opção de passe. Fazem, ainda, o passe para o companheiro mais próximo;
  • Jogadores próximos: se apresentam como linha de passe, de preferência atrás da linha de pressão rival e dão continuidade ao jogo após receber a bola. Devem estar sempre bem localizados;
  • Jogadores distantes da bola: mantêm o rival ocupado em sua marcação, aumentam a amplitude da equipe/profundidade e oferecem linha de passe aguda.

Como vimos, o desenho em campo no jogo posicional no futebol é mais simples, mas exige grande entrosamento com a técnica por parte dos jogadores, já que esse desenho tático exige uma movimentação diferente, de acordo com a posição dos atletas em seus respectivos círculos e tentando evitar ir até a bola, mas esperando que ela venha até eles para que possam conduzi-la até o gol.

Apesar de diferente, a técnica tem feito bastante sucesso entre treinadores de renome e dados bons resultados em times como o Manchester City e no Liverpool. Nesse sentido, vale a pena testar com sua equipe e introduzir uma nova dinâmica ofensiva no seu time.

Se você curtiu este texto, que tal nos seguir no Twitter, Facebook, Instagram e no LinkedIn e ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos?

Curso de Futebol

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.