Jogos reduzidos no futebol: qual a finalidade desse método?
Futebol

Jogos reduzidos no futebol: qual a finalidade desse método?

Escrito por Unisport Brasil

Os jogos reduzidos no futebol são extremamente populares. Praticamente todos nós já ouvimos algum grande técnico falar sobre esse tipo de treino ou até mesmo vimos ele em ação em alguma reportagem ou vídeo sobre o tema.

Nessa modalidade, o treinador realiza um jogo treino com campo e número de jogadores menor que o tradicional. Isso aumenta o dinamismo e a intensidade da partida e faz com que os atletas sejam obrigados a ter um raciocínio e toque de bola mais rápidos para conseguir pontuar.

Essa prática traz inúmeros benefícios e hoje ela é praticamente um dos pilares de qualquer treinador quando o assunto é a melhora dos resultados da equipe. Praticamente todos os grandes clubes utilizam essa técnica nos mais diferentes níveis.

Abaixo, falaremos mais sobre os jogos reduzidos e suas finalidades dentro de um programa de treinamento adequado. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Os jogos reduzidos ajudam no desenvolvimento técnico-tático da sua equipe

Um dos principais motivos para utilizar os jogos reduzidos são os benefícios na evolução das capacidades técnicas e táticas da sua equipe.

Com campo reduzido, aplicar o planejamento estratégico é mais difícil por conta do espaço mais curto e principalmente devido à velocidade do jogo, que tende a ser muito superior a uma partida de treino de campo inteiro.

Isso faz com que os jogadores rapidamente sejam obrigados a manter a organização prevista pelo treinador, o que é de suma importância nas situações de jogo real, nas quais muitas vezes o esquema tático determina o resultado de uma partida.

Fora isso, como o espaço é menor, os jogadores são impelidos a aperfeiçoar sua técnica para conseguir passes, cruzamentos e toques mais precisos, uma vez que não há a possibilidade para erro ou até mesmo pensar muito durante a criação das jogadas.

E esse segundo benefício nos leva para o próximo tópico, que diz respeito à tomada de decisão.

As tomadas de decisões se tornam mais velozes

Bons times são capazes de montar jogadas de maneira espontânea em um piscar de olhos. Basta pensar nos melhores jogadores que você conhece ou nos seus times preferidos para observar essa qualidade em primeira mão.

Desenvolver esse tipo de entrosamento de equipe e até mesmo essa velocidade de raciocínio não é fácil. Além de muito tempo de treino, a evolução para a rápida tomada de decisão deve ser estimulada e treinada de maneira produtiva com alguns meios educativos.

Um dos principais deles — e mais próximos da realidade do jogo — é a própria utilização do campo reduzido. Isso força os jogadores a reagirem a todo momento em vez de promover um tempo ocioso com a bola, que normalmente é contraproducente.

Powered by Rock Convert

Sendo direcionada de forma correta, essa modalidade de treino pode melhorar exponencialmente a qualidade técnica da equipe, desde que outros métodos também sejam aplicados em conjunto, como jogadas ensaiadas e alguns fundamentos básicos do futebol.

A agilidade é treinada de modo eficaz

Para conseguir bons resultados no futebol — e na maioria dos esportes —, é preciso ter muita agilidade. Inclusive, se colocarmos dois times em campo, e se um deles for sensivelmente mais ágil que o outro, é bem provável que o resultado seja em favor daquele que consiga seguir um padrão de jogo mais veloz e ordenado.

Por isso, treinar essa valência física é essencial. Ela somente pode ser trocada com a constante mudança de direção, que, no caso do futebol, deve vir acompanhada da especificidade do esporte, que inclui domínio de bola, toques, passes e assim por diante.

Com o campo reduzido, é possível estimular e treinar essa capacidade da maneira correta e mais próxima de um jogo real, isso faz com que ao longo do tempo a equipe — e os jogadores individualmente — esteja mais apta a agir nas partidas oficiais.

Vale mencionar que essa não deve ser a única forma de treinamento para agilidade, outros treinos e meios educativos precisam ser prescritos para suplementar essa valência física que exige certa atenção. 

Entretanto, a depender do nível técnico dos atletas, essa pode ser uma das alternativas mais funcionais e bem-aproveitadas, especialmente se o tempo de treino for mais curto do que o normal.

A compreensão do jogo e a pressão constante favorecem o desenvolvimento da equipe

Por fim, é importante dizer que com treinos frequentes, os jogadores passam a desenvolver uma visão e compreensão do jogo mais aguçadas.

Isso significa que, se o padrão tático for bem estabelecido e repetidamente ensaiado, os atletas começam a reagir quase que de modo instantâneo em situações de marcação e de inicio de jogadas.

O próprio entendimento do comportamento do companheiro de equipe ajuda a auxiliar essa visão, que é imprescindível para grandes competições. Outro benefício é que, ao longo do tempo, também fica mais fácil observar o talento individual, que tende a ser outra peça importante para a montagem de uma equipe. 

Modificações na formação e até mesmo a mudança de certos padrões estratégicos podem ser criados a partir da análise dessas características que começam a se formar ao longo do trabalho do treinador e de toda comissão técnica.

Vale ressaltar que para conseguir grandes resultados é preciso algum tempo. Em um parâmetro básico, levam-se meses (pelo menos três) para conseguir identificar grandes mudanças no comportamento, rendimento e resultados de uma equipe que busca por seu espaço em grandes competições.

Com base em tudo isso, ressaltamos que os jogos reduzidos são uma ferramenta superimportante para os treinadores que buscam grandes metas. Não podemos também deixar de mencionar que o treino em campo reduzido tem algumas variações quanto ao espaço para jogar e até mesmo ao número de jogadores — é possível programar jogos com 4, 6, 8 ou até mesmo 10 atletas (no total).

Gostou do post? Conheça mais os serviços da UniSport e veja como podemos auxiliá-lo a conseguir aumentar o rendimento esportivo da sua equipe com os nossos cursos, que vão desde a modalidade presencial até a on-line — são dezenas de opções sobre a parte tática e técnica de diversos esportes!

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This
/* ]]> */