Descubra por que a matemática no futebol é algo tão importante
Futebol

Descubra por que a matemática no futebol é algo tão importante

Escrito por Unisport Brasil

A matemática no futebol está presente a todo momento. Precisamos dela para contabilizar o número de gols, passes, faltas e demais estatísticas do jogo. Sem ela, dificilmente conseguimos traçar um bom planejamento para melhorar o rendimento da equipe.

Além disso, toda análise quantitativa depende de números e da utilização da matemática para fazer algum sentido. É com ela que contabilizamos vários marcadores biológicos (como a quantidade de ácido lático no sangue) para em seguida definir as melhores estratégias.

Falando ainda de maneira mais simplificada, não podemos deixar de mencionar que a estatística faz parte dos principais dados que envolvem a conversa do futebol. É bem provável que você saiba na ponta da língua os times que mais finalizam, os que mais aproveitam as finalizações e assim por diante.

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, sem matemática não é possível fazer muita coisa. Sua utilização é extremamente valiosa e, caso ela não esteja presente, quase sempre ficamos à mercê de palpites que pouco podem demonstrar com clareza a realidade.

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Abaixo, falaremos de 4 pontos em que os números são importantes e também aprofundaremos algumas das questões que acabamos de mencionar. 

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

A matemática no futebol ajuda na previsão de resultados!

Além da contagem de gols, que talvez seja a utilização mais básica de todas da matemática no futebol, com sua aplicação conseguimos ter uma boa previsão de resultados entre todas as partidas de um determinado campeonato.

Isso é possível porque podemos trocar uma média de acordo com o número de gols e resultados de duas determinadas equipes, para que, com esses dados, possamos fazer análises mais complexas que ajudem a definir a probabilidade de um vencedor.

Obviamente, isso não significa que esses números são uma previsão 100% correta, mas que elas são uma aproximação do que pode vir acontecer dentro de campo.

Certamente você, ao identificar duas equipes, sabe definir com clareza qual é a favorita para vencer. Da mesma forma, ao longo de um campeonato, é possível prever com certo grau de confiabilidade quais são os times que cairão para divisões mais baixas e quais são aqueles que apresentam mais chances de ganhar um campeonato.

Todas essas previsões vão muito além da pura conversa sobre futebol e passam a se tornar verdadeiramente importantes quando o assunto é o planejamento de uma equipe. E é sobre isso que falaremos logo em seguida.

A matemática é essencial para o planejamento de uma equipe!

Todo e qualquer planejamento de uma equipe depende de duas coisas: a primeira é o resultado que se deseja obter ao longo do ano e nos torneios, e a segunda, o prazo para conseguir atingir essas metas.

O que vem depois, só pode acontecer após a definição desses dois grandes pontos que, ao longo da temporada, determinam quais são os resultados reais do trabalho de uma comissão técnica e de um time.

Powered by Rock Convert

Talvez você não saiba, mas os clubes brasileiros têm ciência de que não vão ganhar todos os jogos. Na verdade, a partir do momento da inscrição e do fornecimento da tabela, com todas as partidas, os treinadores montam um planejamento adequado para conseguir chegar a uma pontuação considerada realista para a equipe.

Essa análise é pautada nos resultados anteriores de todos os times que participam do campeonato. Por isso, ao longo da tabela, a comissão técnica analisa quais são os jogos viáveis para conseguir os 3 pontos, quais são aqueles em que a derrota é inevitável e fazem parte do cronograma e as situações em que o empate é bem visto.

Ao longo do campeonato, esses números vão se ajustando para que, a cada mês, o planejamento continue a se tornar realidade.

Alguns cálculos definem a chance de sucesso ou fracasso de um time!

Apenas para citar um exemplo, um time, para ganhar o campeonato brasileiro, precisa de cerca de 70 pontos ao longo do ano. Para não cair, deve fazer pelo menos 42. Esses dois números não são arbitrários nem acontecem pela sorte — eles integram dados estatísticos calculados ao longo dos últimos anos.

Quando um time vai bem e começa a chegar próximo dos 40 pontos antes de determinada rodada, já é possível prever, de certa forma, a possibilidade de alcançar a pontuação de número 70. 

Da mesma forma, quando uma equipe não corresponde às expectativas, começa a se preocupar e a traçar um plano para ultrapassar a marca dos 40 pontos e se tornar livre do temido rebaixamento.

Tudo isso exige matemática e uma constante análise de curto, médio e longo prazo — e sem números, nada disso é possível. 

Os números são essenciais na preparação física de um atleta!

Por fim, não podemos deixar de dizer que a matemática é extremamente importante em uma preparação física séria e pautada na ciência. Inclusive, dados essenciais da nossa saúde são quantificados para que nós possamos entender nosso estado atual.

A frequência cardíaca, respiratória, a pressão arterial e vários outros dados são apresentados em números, e pode não parecer, mas cada um deles é extremamente importante para a comissão técnica, em especial para o fisiologista.

O preparador físico, por exemplo, busca atingir um número alvo na frequência cardíaca para estimular mais o preparo físico e o condicionamento cardiovascular dos seus atletas. O mesmo acontece com a carga aplicada nos treinamentos resistidos (que pode ser incluída de acordo com a porcentagem na repetição máxima do atleta) e em demais áreas do esporte.

A mensagem que fica é que, sem lidar com números, é praticamente impossível prever e ter uma análise séria de todo trabalho realizado. Sem eles, tudo se torna um palpite vazio que dificilmente pode trazer alguma vantagem real.

A matemática no futebol é indispensável, e diríamos até mesmo que o esporte não consegue sobreviver a longo prazo e em alto rendimento sem sua existência, uma vez que sua falta geraria uma completa falta de direcionamento.

Gostou do post? Visite nosso site e veja cursos on-line e presenciais para melhorar suas habilidades e capacidade técnica ao liderar uma equipe — estamos há anos no mercado e temos ampla experiência no assunto!

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This
/* ]]> */