Conheça os principais métodos de treinamento no futsal Conheça os principais métodos de treinamento no futsal
Futsal

Conheça os principais métodos de treinamento no futsal

Escrito por Unisport Brasil

O futsal é um dos esportes que mais cresce em âmbito nacional e internacional, caracteriza-se pela repetição de esforços intensos, de curta duração, com estilo bastante árduo, já que apresenta exigência metabólica do sistema energético, porém com predominâncias diferentes. Por isso, é fundamental aplicar métodos de treinamento no futsal.

Geralmente, essas técnicas de treinamento determinam como será o processo do jogo. No caso do futsal, repetitivo e sistemático composto de exercícios progressivos que visam o aperfeiçoamento do desempenho.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos os principais métodos de treinamento no futsal, destacando a importância e as principais características deles. Continue a leitura e confira!

A importância do treinamento no futsal

De modo geral, o treinamento é uma importante área, independentemente do tipo de esporte. Ele tem por objetivo aprimorar o desempenho físico-esportivo dos praticantes de algum tipo de modalidade esportiva, por meio da aplicação de um processo organizado constituído por exercícios físicos, visando melhorar os resultados de um time.

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Treinar atletas implica uma série de etapas ordenadas e unidas entre si, sendo necessário seguir um processo específico para organizar ações de treino. No futsal, o emprego correto dos princípios do treinamento esportivo é essencial e está diretamente relacionado à melhora da performance individual do atleta.

Como o jogo de futsal retrata um ambiente inesperado e incerto, o treinador deve direcionar as aulas conforme situações reais de jogo. Caso contrário, os esportistas serão apenas reprodutores de movimentos técnicos que atacam e defendem sem conhecer exatamente o que deve ser feito e como será realizado para atingir bons resultados nas partidas.

Assim, caso o jogador aprendiz não execute em seus treinos métodos que desenvolvam sua inteligência tática, quando enfrentar dilemas nos jogos, ele não será capaz de tomar a decisão mais adequada.

Os métodos de treinamento do futsal

Resumidamente, a aprendizagem trata da mudança de comportamentos. No âmbito das modalidades de esporte coletivo, como o futsal, isso provoca transformações tanto nos aspectos motores quanto nos cognitivos do desempenho. Além disso, o processo de aprendizado, baseado em treinamento, torna-se mais complexo em virtude da influência do feedback motor com a tomada de decisão.

Cada jogador pode reagir de modo diferente à aplicação de um exercício de treinamento. Por isso, o ideal é combinar os diversos métodos e optar por aquele que atenda às necessidades do atleta. Afinal, o método de ensino adequado é a trajetória mais rápida para se atingir objetivos e metas de qualquer modalidade esportiva.

Mas, afinal, qual o método que propicia uma excelente aprendizagem? Dentro dos métodos de ensino do futsal, é possível identificar algumas técnicas de treinamento muito utilizadas pelos treinadores. A seguir, conheça cada uma delas!

Método parcial

Representa o ensino do jogo de futsal em partes, por meio do desenvolvimento dos princípios e habilidades motoras que constituem o jogo por etapas para, no fim do aprendizado, agrupá-los no todo, isto é, em um único conjunto, que será o próprio jogo de futsal.

Método global

O método global parte da complexidade e dinâmica do movimento e caracteriza-se pelo aprender jogando, ou seja, desenvolver e proporcionar o aprendizado do jogo por meio da própria prática. Ensinar uma habilidade apresentando-a desde o início, como forma de aprendizagem. A partir desse método é possível vivenciar diversas maneiras de jogar futsal, desde o primeiro contato com o esporte por parte do aprendiz.

Método misto

Permite a prática de atividades solos, como também a introdução ao jogo por meio de procedimentos diferentes do futsal, que são a base do método global, ou utiliza mais a aplicação isolada dos fundamentos, mediante exercícios que constituem o método parcial.

Método analítico

Caracteriza-se pela aprendizagem do jogo por meio das técnicas básicas e maneiras analíticas realizadas sem a presença do adversário, isto é, as técnicas são fragmentadas e o processo de ensino-aprendizado se desenvolve sequencialmente, do simples para o complexo, buscando atingir o método ideal.

Powered by Rock Convert

Em suma, as habilidades são treinadas fora do cenário do jogo para que, posteriormente, possam ser transferidas para dentro das partidas.

Método integrado

No método integrado, a capacidade cognitiva é a principal finalidade. O uso dessa metodologia permite que o atleta reconheça comportamentos táticos individuais, em equipe e coletivos, de ataque e defesa, com a situação de jogo, além de diferenciar casos estratégicos adequados e criar uma solução do exercício com o grupo, por meio da tomada de decisão. Esse método pode ser entendido como aquele capaz de unir o treinamento à realidade do jogo a partir de jogos educativos.

As principais características para aperfeiçoar com a metodologia

Com o objetivo de obter os melhores resultados em suas performances esportivas, todos os atletas, sobretudo os do futsal, por meio de seus treinadores e educadores físicos, utilizam cada vez mais os princípios do treinamento esportivo, buscando novas técnicas e metodologias de treino.

O futsal, como os demais esportes, também tem fundamentos que precisam ser trabalhados. Por ser um espaço reduzido, quando comparado a um campo de futebol, os atletas devem treinar outras táticas, como agilidade, impulsão, força, arranque e resistência.

Esse estudo e aprendizado constante do treinamento é importante para o sucesso tanto dos atletas quanto das equipes. Na sua maioria, os princípios estão correlacionados, existindo, assim, a necessidade do desenvolvimento de todos eles, pois um leva à otimização do outro.

Listaremos abaixo as principais características buscadas para aperfeiçoar a metodologia de treinamento do futsal!

Capacidades coordenativas técnicas

As capacidades coordenativas referem-se às questões técnicas, como passe, chute, drible, deslocamento, entre outras ações. Os jogos aumentam a participação do jogador, devido à proximidade da jogada, que contribui para o desenvolvimento técnico-tático.

À medida em que aumenta a participação e treinamento do esportista, consequentemente ocorre uma evolução técnica.

Capacidades táticas

Os movimentos executados com ou sem bola e as capacidades coordenativas determinam o desempenho do atleta. O futsal colabora com o desenvolvimento tático por causa da participação constante nas situações que acontecem durante o jogo.

Capacidades físicas, motoras e psicológicas

As capacidades físicas, tais como força, velocidade, resistência e outras, influenciam diretamente a performance do atleta e são interdependentes durante o jogo.

O futsal, por ser de grande intensidade e movimentação, estimula diversas habilidades físicas necessárias ao jogador, que contribuem com o trabalho físico do preparador, tomando cuidado para não sobrecarregar o esportista.

A motivação é um fator que age no processo de ensino-aprendizagem do futsal. Competir é um mecanismo imprescindível para motivar o atleta, e os jogos encaixam-se perfeitamente nesse aspecto motivacional.

Dessa forma, o ambiente saudável, desafiador e competitivo, além do prazer de jogar, são fatores que fazem parte das capacidades psicológicas do jogador.

Cabe ressaltar, portanto, a importância do acompanhamento de um profissional especializado nesse treinamento esportivo. Em tal contexto, o papel do treinador é fundamental, pois ele ajuda os atletas a avaliar, aplicar e apreciar as estratégias no contexto da competição. Ou seja, sua função é levar os atletas a um grau elevado de conhecimento e de destreza, com o objetivo de ajudá-los a obterem resultados de alto nível. Isso tudo é possível por meio dos métodos de treinamento no futsal.

Gostou do nosso conteúdo? Então aproveite a visita no blog para saber como fazer o monitoramento dos atletas durante os treinos. Leia agora nosso post e fique por dentro do assunto!

Powered by Rock Convert

Fique por dentro de novidades da área esportiva!

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This