Monitoramento de atletas: como fazer durante os treinamentos? Monitoramento de atletas: como fazer durante os treinamentos?
Aprendizado

Monitoramento de atletas: como fazer durante os treinamentos?

Escrito por Unisport Brasil

O esporte comumente tem exigido bastante dos atletas, com modalidades cada vez mais intensas e rigorosas. No futebol, por exemplo, é mais de uma hora de movimento contínuo em campo, sendo a maior parte do tempo com corridas de alta velocidade.

Nesse sentido, o monitoramento do desempenho dos atletas em uma disputa tornou-se fundamental para criar um time apto e competitivo e, ao mesmo tempo, para a evolução do bom condicionamento físico.

Dessa forma, para que o monitoramento seja feito de forma eficiente, vários métodos têm sido implantados para melhorar o treinamento nos esportes coletivos. A maioria deles inclui o uso da tecnologia para controlar a equipe.

Para que você saiba mais sobre o assunto, explicaremos, neste artigo, a necessidade do monitoramento de atletas em esportes coletivos e como ele pode ser feito na prática. Continue a leitura e confira!

    Fique por dentro de novidades da área esportiva!

    Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

    A importância do monitoramento de atletas

    De modo geral, o monitoramento consiste basicamente na realização de uma análise para a avaliação do desempenho e do resultado dos atletas ao treinamento e aos jogos. O monitoramento pode ter um impacto considerável no jogo, pois a partir do momento que houver um deficit na performance de um jogador, ele é substituído. Nesse caso, é possível perceber a evolução do desempenho e rendimento nos treinos dos jogadores, em termos de velocidade, aceleração, saltos, força, jogadas, bem-estar, entre outros.

    Além disso, o monitoramento pode contribuir significativamente para aprimorar o treinamento e aumentar a aptidão física, devido ao conhecimento sobre os diferentes processos energéticos da fisiologia humana na distribuição da energia demandada por um atleta para a prática de um esporte.

    Por meio das informações obtidas pelo monitoramento, é possível oferecer aos treinamentos a possibilidade de tomada de decisão rápida baseada no que é percebido, por isso, a sua importância para o esporte coletivo.

    Os sistemas de monitoramento também podem ser úteis para garantir que os atletas estejam preparados para as demandas do esporte. Afinal, as decisões para intervir no treinamento ou no jogo é geralmente baseada nos dados dos sistemas de monitoramento.

    As melhores práticas para o monitoramento em esportes coletivos

    Uma das formas de monitorar os atletas é analisando os dados de uma partida, com o propósito de aperfeiçoar a performance dos atletas, além de criar um esquema tático eficiente para o time, que sirva de ajuda para que o treinador possa realizar boas decisões.

    Diante disso, é evidente que a utilização da tecnologia e análise de dados é a melhor possibilidade para realizar o monitoramento dos atletas. Atualmente, já é comum o uso desses instrumentos em treinos e competições esportivas, pois fornecem dados relevantes para os treinadores.

    Em geral, a finalidade desses sistemas é monitorar como os atletas reagem ao treinamento esportivo. As principais ações que devem ser incorporadas incluem a quantificação da carga de treinamento e o feedback dos atletas a essa carga. Essas medidas, na prática, podem ser utilizadas para informar aos treinadores e à equipe informações objetivas do comportamento do atleta diante do treinamento, além de possibilitar dados que podem auxiliar na redução de riscos.

    Powered by Rock Convert

    As melhores formas de melhorar os resultados

    Tendo em vista todo o contexto abordado, para melhorar os resultados e o desempenho da equipe, nada melhor que utilizar sistemas de monitoramento de atletas em forma de ferramentas.

    Conheça, a seguir, os dispositivos mais comuns nos esportes individuais e coletivos.

    Ferramentas tecnológicas

    As pranchetas e planilhas feitas manualmente, com alguns dados do jogo, têm dado lugar a sistemas complexos que em poucos minutos oferecem milhões de informações, as quais levariam dias para analisar. Essas ferramentas tecnológicas permitem que os profissionais da área esportiva monitorem todo o desempenho do jogo com maior eficiência.

    O smartwatch, por exemplo, é um relógio inteligente que tem diversas funções capazes de monitorar os sinais vitais da pessoa, além de monitorar tempo e performance. Nele, também podem ser instalados aplicativos que colaboram para o acompanhamento do atleta.

    GPS (Global System Position)

    Sem dúvida, o GPS é o mais utilizado pelas equipes. Trata-se de um dispositivo de navegação que apresenta centenas de satélites em órbita equipados com relógios atômicos, permitindo o cálculo de fatores de movimento dos atletas por meio da quantificação de velocidade instantânea.

    Alguns jogadores profissionais utilizam os dispositivos de GPS para capturar dados. Normalmente são colocados nas costas, dentro dos coletes desenhados especialmente para esse objetivo. Com os dados disponibilizados pelo GPS, o treinador consegue criar um planejamento personalizado para seus próximos treinos, com base em informações reais dos jogos realizados.

    Análise de vídeo

    Muito utilizado pelos clubes, os dispositivos de vídeo são fundamentados em várias câmeras semiautomáticas, contam com um método de análise externa do rendimento desportivo com base na utilização de câmeras de filmagem de alta definição que controlam os jogadores dentro do campo.

    Esse sistema possibilita a reprodução das trajetórias realizadas no campo, que disponibilizam informações cruciais para a análise dos movimentos dos atletas individualmente e em grupo. As microcâmeras podem ser enquadradas nesse tipo de monitoramento, já que são ferramentas responsáveis por captar todas as imagens que depois serão transformadas em dados para criar a melhor tática para a equipe.

    Simulação de cenários

    Graças aos diversos dispositivos com sensores e câmeras, as informações do treino ou jogo são recebidas em tempo real. Por meio da simulação de cenários, esses dados podem ser tratados posteriormente para verificar as tendências ou possíveis melhorias no jogo, implementando soluções inovadores.

    Cabe ressaltar que as tecnologias inovadoras são empregadas dentro e fora do campo, para que avaliem com maior precisão os movimentos e as jogadas que devem ser feitas. Em razão disso, não apostar no monitoramento de atletas pode gerar diversas consequências aos jogadores e à equipe como um todo, prejudicando, sobretudo, os resultados dos treinamentos.

    Por fim, é evidente a importância do monitoramento de atletas tanto para o desempenho dos treinos quanto para o preparo físico e evolução das habilidades dos jogadores, que têm a oportunidade de modificar posicionamentos e evitar falhas durante o jogo.

    Curtiu o nosso conteúdo? Aproveite e compartilhe ele nas redes sociais, assim você ajuda os seus amigos a também dominarem o assunto.

    Powered by Rock Convert

      Fique por dentro de novidades da área esportiva!

      Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

      Sobre o autor

      Unisport Brasil

      Deixar comentário.

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      Share This
      /* ]]> */