Mundo do esporte: 9 livros que você precisa ler já
Aprendizado

Mundo do esporte: 9 livros que você precisa ler já

Escrito por Unisport Brasil

O mundo do esporte envolve muito mais do que a sua prática. Estudar sobre o marketing esportivo, sobre a relação da alimentação com o esporte e até ler sobre histórias de superação relacionadas à prática da atividade física pode trazer um conhecimento que fará toda a diferença na vida de um profissional da educação física.

E, para se aperfeiçoar sempre, a leitura é essencial. Os livros sobre esportes trazem assuntos diversos, que interessam a leigos e a profissionais, informando e inspirando os seus leitores a praticarem atividades físicas da maneira correta.

Neste post, vamos listar uma série de livros que tratam sobre o assunto de diferentes pontos de vista. Escolha o seu favorito e comece hoje mesmo uma nova leitura:

Marketing esportivo

1. Marketing Futebol Clube

Escrito por Luiz Claudio Zenone, o livro aborda uma maneira estratégica de fazer marketing focado no futebol. Ao ler as páginas, você aprende como apresentar o esporte de uma maneira interessante para as empresas do ponto de vista mercadológico.

Os capítulos falam sobre os desafios de aplicar o marketing no futebol e como as empresas podem se beneficiar do esporte.

2. O Desafio de Ser Diferente

De Idel Halfen, O Desafio de Ser Diferente é mais um livro que aborda o marketing esportivo. As páginas levam o leitor a refletir sobre a importância de uma marca se posicionar no mercado, inclusive quando ela faz parte do segmento esportivo.

Durante a leitura, o autor faz comparações entre o marketing tradicional e o esportivo, trazendo comentários de importantes nomes do esporte e também abordando casos de sucesso que explicam como inovar com ações diferenciadas.

Reeducação alimentar, exercícios e emagrecimento

3. Corpo Novo, Vida Nova

Esse não é mais um livro de dieta que ficará na prateleira sem que as suas dicas sejam utilizadas. Da autora Fernanda Thedim, o livro conta a sua própria trajetória, desde como chegou aos 127 quilos até como conseguiu emagrecer por meio de uma dieta equilibrada e de exercícios físicos.

A autoria conta sobre situações constrangedoras que passou para começar a aceitar a sua situação e o seu descontentamento com o seu peso. A partir de então, começa um processo de conscientização, sem dietas malucas ou táticas milagrosas.

Trata-se de um grande incentivo para quem deseja perder peso e também para os profissionais da saúde que precisam apoiar os seus alunos.

Corrida e superação

4. Correria — Histórias do Universo da Corrida

Do jornalista Sérgio Xavier Filho, Correria é a união de diversos relatos e histórias sobre corridas que o autor conta em seu blog. São 58 histórias inspiradoras — entre elas a do Zé do Picolé, que vendeu 5 mil sorvetes para competir na Meia Maratona Internacional de São Paulo.

As crônicas e as histórias contadas no livro não só inspiram quem está começando no mundo da corrida, mas também trazem aquela força especial para quem já corre e está sempre à procura de algo interessante para se espelhar.

5. Aventura aos 60 Anos

Escrito pelos ex-professores de educação física Carlos Roberto e Maria de Fátima Duarte, Aventura aos 60 Anos conta a história da dupla, que passou por 293 cidades de Santa Catarina durante 120 dias.

A aventura aconteceu em 2011, quando Carlos correu e pedalou por mais de 5 mil quilômetros, enquanto a sua esposa o acompanhava, de carro, para lhe dar todo o apoio necessário.

É uma história excelente de companheirismo no esporte, um dos fatores mais motivadores para qualquer pessoa.

6. Sonho Possível — Da Obesidade à Maratona

Walquer Figueiredo, o autor do livro, foi obeso e sedentário até os 56 anos. O estalo para mudar de vida partiu de uma conversa com o seu médico, que afirmou que ele teria poucos anos de vida se continuasse com uma dieta ruim e sem praticar nenhum exercício físico.

A partir de então, Walquer começou uma dieta acompanhada de exercícios físicos, que logo se transformaram na paixão por correr. Com 56 quilos a menos, o autor completou há pouco sua 5ª maratona e dá dicas sobre como manter o foco. Uma trajetória inspiradora.

Biografias

7. Agassi — Autobiografia

André Agassi é um dos jogadores de tênis mais conhecidos no mundo, sendo um dos 8 tenistas que venceram todos os torneios de Gland Slam. Em seu livro, o esportista abre o coração e conta a história da sua vida, detalhando os momentos difíceis de treinamento desde quando era criança.

A obra também aborda a sua depressão, o seu envolvimento com drogas, a sua relação conturbada que Agassi tinha com o seu pai e — é claro — as derrotas, as vitórias e os momentos especiais da sua carreira.

8. Transformando Suor em Ouro

Do conhecido técnico de vôlei Bernardinho, o livro conta a sua trajetória no mundo do esporte, que começa quando ele próprio era jogador de vôlei.

Transformando Suor em Ouro exalta as inúmeras qualidades do treinador, não somente como técnico da seleção, mas como um exemplo de estudo, tanto de esporte quanto de administração.

A grande lição do livro, inclusive, está na importância do estudo constante, que consagrou Bernardinho como técnico da equipe de ouro das Olimpíadas.

9. Anderson Spider Silva — O Relato de um Campeão nos Ringues da Vida

Reconhecido mundialmente, Anderson Silva foi colocado no patamar de grandes nomes nacionais, como Ayrton Senna e Gustavo Kuerten. O seu semblante tranquilo e a sua personalidade de poucas palavras podem enganar, mas o famoso Spider sabe bem como nocautear os seus adversários e realizar as suas vitórias incríveis.

O livro registra as batalhas de Silva dentro e fora dos ringues, lutando contra as adversidades da vida, entre elas a realização de um sonho de um menino pobre que, com muita persistência e talento, tornou-se um dos maiores nomes dos octógonos mundiais.

O mundo do esporte tem inúmeras facetas, e cada uma delas pode ser explorada por quem deseja aprender, inspirar-se e se informar sobre os diversos assuntos que podem englobar a atividade física. Entre ídolos, aprendizados de marketing, dieta e prática de atividade física, certamente um assunto vai chamar a sua atenção.

Quer ficar sempre ligado nas nossas novidades? Assine a nossa newsletter e receba excelentes conteúdos no seu e-mail!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba tudo sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas todo mês!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This