O que é o software scout no futebol e para que ele serve?
Futebol

O que é o software scout no futebol e para que ele serve?

Escrito por Unisport Brasil

As tecnologias mudaram a forma como muitos esportes estão sendo praticados atualmente nas ligas profissionais e até mesmo nas práticas amadoras. Seja dentro do esporte em si ou durante as preparações para as partidas, o software scout no futebol é um exemplo desta realidade, tendo se tornado uma importante ferramenta, capaz de potencializar os resultados e tornar as equipes mais competitivas.

No futebol temos outros exemplos, como o VAR (árbitro de vídeo), aplicado com destaque na última Copa do Mundo, na Rússia (2018). O software scout, no entanto, traz um impacto que pode ser decisivo no desempenho dos atletas e nos objetivos alcançados.

Continue lendo e entenda o que é essa nova tecnologia, como ela é usada no futebol e suas vantagens.

O avanço tecnológico nos esportes

Muitas pessoas ainda são muito resistentes à implementação de tecnologias nos esportes, seja de forma direta (durante as competições em si) ou indireta (durante os treinamentos). Porém, um fato é inegável: ela traz uma série de benefícios para as práticas desportivas, seja nas questões físicas, técnicas, ou até mesmo psicológicas e administrativas dos esportes.

No futebol, uma das práticas mais resistentes a mudanças, podemos encontrar avanços: a FIFA, entidade tradicionalista, passou a implementar o VAR (árbitro de vídeo) no Mundial de Clubes de 2016, como uma forma de diminuir injustiças e irregularidades que ocorriam nas decisões dos árbitros de campo.

O software scout no futebol

O “scout”, também chamado de “escalte” (forma aportuguesada do termo), diz respeito aos registros e análises técnico-táticas coletivas. Sendo assim, é uma ferramenta que já era utilizada muito antes das inovações tecnológicas, tendo seus primeiros registros massivos no Brasil nos anos 1970, e pode ser aplicada nos mais diferentes esportes.

Porém, durante muitos anos, foi feita de forma manual ou analógica e, inclusive, começou pelos jornalistas esportivos do país. Um dos primeiros registros dessa estratégia é de Cláudio Carsughi, comentarista da Rádio Jovem Pan, como uma forma de analisar as informações das partidas.

Quando feito de forma manual, normalmente cada treinador realiza um scout diferente, com critérios personalizados. Mas, então, para que ele serve?

O scout é importante para controlar a quantidade dos fundamentos realizados nos treinos táticos e nas práticas desportivas, avaliando o aproveitamento das equipes e dos jogadores, de forma individual, avaliando se ocorreu uma atuação mais positiva ou negativa.

Por exemplo, se ocorreram 100 passes errados durante uma partida, enquanto o volume de passes foi 800, há um aproveitamento de 88%, o que pode ser caracterizado como positivo ou determinar uma evolução, comparando-se com partidas anteriores (supondo-se que, em um jogo anterior, o aproveitamento tenha sido de 86%).

Essencialmente, portanto, “scout” é a forma de medir a eficiência de cada jogador e da equipe como um todo, sendo assim uma importante forma de mensurar os resultados e a evolução dos treinos de forma geral.

Sendo assim, um software para este fim tem como objetivo automatizar as análises, a fim de oferecer dados de formas mais rápidas e precisas para os analistas de desempenho. Por meio dela, além de ter acesso aos dados essenciais das partidas, pode-se também verificar os vídeos, acompanhar lance a lance e ver na prática quais foram os principais erros e acertos da equipe como um todo e individualmente.

Com essas informações, pode-se analisar partidas diferentes, comparar dados estatísticos, vídeos e performances, além de identificar acertos e erros de forma mais rápida e eficaz.

Vantagens do software

Por que optar pela contratação de um software scout no futebol? Para saber sobre isso, você precisa compreender quais são as vantagens desse sistema. Confira as principais delas:

Edição de imagens

Se o analista de desempenho desejar editar diversas imagens para apresentar à equipe, a fim de fazer a análise qualitativa, o sistema possibilita essa função, permitindo aceleração, desaceleração e aglutinação de imagens, separando momentos importantes e permitindo não só o scout técnico, mas também verificar o que essencialmente deu errado, de forma qualitativa.

Geração de relatórios

O sistema gera relatórios estatísticos precisos, devido às análises dos lances, oferecendo as informações como passes errados, passes totais, finalizações, faltas, pênaltis, entre outros, de forma rápida, direta e precisa.

Assim, durante a partida, o analista de desempenho pode focar em outras questões, como observações mais qualitativas, já que o sistema oferecerá todas as informações posteriormente, podendo até mesmo disponibilizar relatórios para este fim, comparando com partidas anteriores.

Avaliação de dados estatísticos

Por meio dos dados estatísticos oferecidos anteriormente, o analista de desempenho consegue realizar comparações e avaliar a eficiência da equipe e dos jogadores de forma individual, com maior agilidade e precisão, sem deixar escapar algumas minúcias que poderiam passar despercebidas — afinal, em uma partida, os olhos humanos captam apenas 30% do que está acontecendo.

Assim, agiliza-se o processo de feedback, bem como consegue-se melhorar os resultados rapidamente, já oferecendo dados substanciais para o primeiro treino pós-jogo, sabendo exatamente onde deve ser melhorado e quais pontos devem ser explorados continuamente.

Principais softwares scout do mercado

Deseja conhecer quais deles podem ser utilizados pela sua equipe para mensurar resultados? Confira os principais existentes no mercado:

InStat Scout

Criado na Rússia, é um dos principais softwares scout do mercado. Oferece uma base de dados de mais de 400 mil atletas de todo o mundo, com suas respectivas estatísticas, permitindo um bom trabalho por parte do profissional responsável pela análise de desempenho, com possibilidades quase infinitas de análises.

Pode-se, também, analisar determinados tipos de jogada e, ainda, fazer comparações entre times, permitindo verificar quais os padrões e tendências dos seus rivais. Recentemente, foi lançado um modelo 2D, no qual o jogo passa a ser analisado em um plano de duas dimensões, possibilitando novas formas de análise.

Wyscout

Criado em 2004, é utilizado por grandes clubes, como Juventus (Itália), Real Madrid (Espanha) e Borussia Dortmund (Alemanha). Possui dados estatísticos de aproximadamente 460 mil atletas, podendo ser até uma opção no que concerne à decisão de contratação de novos talentos, facilitando o trabalho dos olheiros.

Seu destaque, também, é a ampla base de vídeos que auxilia em comparações entre jogos, já que aproximadamente 1.800 novas partidas entram na base de dados a cada semana. Ele também oferece possibilidade de edição do vídeo, para que possa marcar as partes que interessam mais aos analistas de desempenho.

Footstats Premium

É um software 100% nacional, desenvolvido para o mercado brasileiro e traz dados estatísticos das séries A e B, campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho, além das Copas Libertadores e Sul-Americana. Uma de suas vantagens é oferecer os dados em tempo real para os analistas, com zona de finalizações e mapa de calor, tudo isso ao mesmo tempo em que ocorre a partida na televisão.

O software scout no futebol é um excelente aliado para predição de rivais, busca de talentos para sua equipe e, também, para análise do seu próprio time, procurando compreender quais pontos necessitam ser aprimorados.

Quer mais dicas como essa que auxiliarão seu trabalho de preparador físico e técnico? Curta nossa página no Facebook e veja nossos posts diretamente em seu feed!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This