O que é polimento na natação?

Os nadadores fazem sua preparação física através de 3 etapas. A primeira é conhecida como treino de base e está relacionado às sessões de aeróbica. Já a segunda é chamada de específica e mistura anaeróbico com aeróbico sendo mais focada nas provas. Nela a intensidade do treinamento é elevada, já que inicia 8 semanas antes do começo das competições.

A última fase é o polimento. Neste artigo vamos explicar o conceito desse termo e apontar os principais benefícios dessa prática. Além disso, mostraremos como ela pode melhorar o desempenho dos atletas e como é realizada em conjunto com os treinadores. Aqui, você vai conhecer os diferentes métodos de redução e obter detalhes sobre redução linear, exponencial e abrupta.

Gostaria de saber mais sobre o polimento na natação? Acompanhe a leitura deste post até o final e descubra tudo sobre o assunto!

O que é o polimento na natação?

O polimento na natação é a lapidação dos treinamentos anteriores. Nessa fase são realizados os ajustes para que o nadador participe da competição e tenha mais possibilidades de ser o vencedor. O volume do treino semanal é reduzido e vai sendo diminuído até iniciar o campeonato, pois, o atleta precisa descansar para se recuperar das atividades realizadas nas outras etapas.

Quais são os principais benefícios do polimento na natação?

A fase do polimento pode variar entre 2 semanas e 1 mês de atividades direcionadas de acordo como o treinador e o objetivo do treino. A etapa é muito importante para que o nadador se sinta bem e esteja com o sistema psicológico preparado para a competição. Atletas confiantes realizam o treinamento conforme foi planejado pela equipe de profissionais envolvidos.

Como o polimento melhorar o desempenho do atleta?

A etapa do polimento melhora significativamente o humor dos nadadores, diminui a raiva e a fadiga, ameniza a depressão, aumenta o vigor físico e a consciência tática. Esse treinamento que faz parte das rotinas da natação é planejado para ser aplicado durante certo período, já que consegue maximizar o desempenho dos atletas. Com ele, os treinadores estarão preparados para vencer.

Quais são os principais métodos de redução?

Durante alguns meses os nadadores realizam treinamentos pesados que cansam a musculatura e causam dores. Durante essas fases, eles estão focados em se preparar para os grandes eventos e não obtém o seu melhor desempenho. Porém, assim que a data do campeonato começa a se aproximar, são realizadas reduções para que fiquem prontos. Veja a seguir como elas funcionam!

Redução linear

Redução linear significa que a carga do treinamento será diminuída de modo sistemático e contínuo. As ações serão desenvolvidas de forma lógica e cronologicamente de acordo comum cronograma elaborado pelos profissionais responsáveis. Essa diminuição proposital ajuda a melhorar o rendimento dos atletas e produz efeitos psicofisiológicos.

Redução exponencial

Redução exponencial quer dizer que as cargas dos treinamentos serão reduzidas lenta ou repentinamente de maneira sistemática. Sendo assim, o decaimento poder ser rápido ou lento, de acordo com as técnicas aplicadas pelos treinadores. As reduções exponenciais reduzem o estresse provocado pelos treinos e aperfeiçoa os nadadores.

Redução Abrupta

Redução abrupta ocorre quando uma carga de treinamento é diminuída em quantidade constante e subitamente. Há discussão entre os profissionais sobre qual seria a melhor prática, visto que existem algumas controvérsias sobre os reflexos que essas práticas revelam no desempenho dos atletas. No entanto, existem evidências de que as reduções melhoram o perfil hematológico e hormonal dos nadadores.

Entendeu o que é polimento na natação? Esse tipo de treinamento proporciona melhorias da capacidade anaeróbica e da potência muscular para amantes desse esporte olímpico. Trata-se de uma estratégia aplicada pelos treinadores com base em sua experiência prática e intuição, a qual pode levar os atletas a receberem as suas medalhas e troféus. 

Gostou deste conteúdo e quer obter mais informações interessantes? Então prossiga e descubra o que é a teoria das 10 mil horas e como ela se aplica ao esporte!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.