O que você vai aprender no curso de coaching esportivo? Descubra!
Coaching Esportivo

O que você vai aprender no curso de coaching esportivo? Descubra!

Escrito por Unisport Brasil

Um bom profissional de educação física sabe o quanto é importante estar sempre atualizado e em busca de novos conhecimentos que possam agregar na vida de seus alunos. Para aqueles que buscam aprimoramento, o curso de coaching esportivo pode trazer técnicas de desenvolvimento pessoal que, intercaladas com o que foi aprendido na universidade, podem transformar você em um profissional ainda mais completo.

Neste post, você vai conhecer melhor o curso de coaching esportivo, entender como funciona e como pode ajudar sua carreira a deslanchar e manter seus alunos focados e com ótimos resultados. Continue a leitura e comece a pensar a melhorar sua carreira agora mesmo!

O que é coaching esportivo?

Antes de pesquisar tudo sobre o assunto, é importante saber sobre a essência do coach — como e para que essa técnica surgiu. Espalhado por diversos segmentos, o foco principal de um profissional desse tipo é incentivar seus clientes. É ele quem tem as técnicas motivacionais que vão ajudar na saída da zona de conforto em busca de um objetivo.

No caso do coach esportivo, o nome da profissão não poderia caber melhor: coach, em inglês, significa técnico ou treinador. Na parte dos esportes, que é a que vamos abordar hoje, esse profissional tem como objetivo usar uma metodologia específica e técnica para motivar atletas e outras pessoas a conquistarem seus objetivos nas atividades físicas.

Uma pessoa que já tenha conhecimento técnico em educação física, por exemplo, pode realizar o curso de coach e mesclar essas duas funções. O resultado são atletas mais motivados, focados nas competições e que sabem aonde querem chegar.

Como funciona o curso de coaching esportivo?

Quem busca esse tipo de curso normalmente já tem algum tipo de formação. Grande parte é formada em educação física e já traz na bagagem uma boa técnica, que vai complementar a profissão de coach em qualquer equipe.

Além de saber sobre esportes e atividades físicas, o curso de coaching tem alguns temas considerados primordiais, como:

  • fundamentos do coaching;
  • competências para se tornar um coach de sucesso;
  • diferença entre o coach e o treinador;
  • coach formal x coach informal;
  • protocolos para aprimorar o comportamento;
  • kit para coaching de vida e carreira para atletas de alto rendimento;
  • método de aplicação – autocoaching e para atletas;
  • diferenças entre os estilos de coach;
  • como acontecem as sessões de coaching esportivo;
  • a importância de avaliar comportamentos;
  • como estruturar a conversa durante a sessão;
  • programa de relacionamento;
  • como identificar e lidar com emoções intensas;
  • coaching para equipes.

Quais são as habilidades que devem ser desenvolvidas?

Além de abordagens sobre temas importantes para trabalhar como coach, algumas habilidades são imprescindíveis para que o profissional dessa área tenha sucesso. Confira:

Técnicas de Programação Neurolinguística (PNL)

Saber programar o próprio cérebro para desenvolver outras habilidades e ter sucesso é essencial para um profissional desse segmento.

A PNL existe para educar a mente, refazer pensamentos e padrões com os quais se está acostumado e, dessa forma, melhorar sua comunicação, liderança e relacionamento.

Boa comunicação

Um coach jamais pode deixar uma frase subentendida ou pela metade. É preciso ser claro, objetivo e conciso para que não haja mal-entendidos. Por isso, trabalhar a boa comunicação é um dos compromissos que devem ser assumidos por quem quer ter sucesso nessa profissão.

Além disso, boa parte do trabalho se dá pela comunicação: motivar e transformar o foco de uma equipe é uma tarefa desafiadora e que exige transparência e uma boa conversa.

Motivação e compromisso

Se o trabalho de um coach é motivar, primeiramente é preciso conseguir enxergar essa característica no próprio profissional, certo? Ter energia, motivação e pensar de maneira positiva vai trazer um resultado excelente para sua equipe, já que o exemplo é a maior maneira de inspirar alguém.

Manter-se motivado é um dos segredos para ter compromisso com a equipe. Estar sempre por perto traz segurança ao time e a sensação de estar amparado por alguém que sabe o que dizer e fazer nos momentos mais críticos.

Resiliência

Mais uma das características necessárias para um coach. No esporte, há ganhos e perdas. Nem todos, entretanto, sabem lidar com um resultado abaixo das expectativas. Para isso, o profissional que tem a função de liderar e motivar a equipe precisa, mais uma vez, dar o exemplo.

Adaptar-se a qualquer situação faz a pessoa mais forte e preparada para superar os obstáculos. No esporte, essa característica é ainda mais importante, já que é preciso saber se reinventar mediante adversidades para conquistar os objetivos.

Liderança

Liderar é uma habilidade fácil para algumas pessoas. Para outras, porém, precisa ser melhor desenvolvida. De qualquer maneira, ser um líder deve estar entre as competências de um bom coach.

Saber o momento exato e como chamar a atenção da equipe, assim como a hora certa para elogiar, faz a diferença no clima e no rendimento dos atletas

Por que você pode se destacar como profissional com essa certificação?

O mercado de coaching está em alta nos últimos anos e a tendência é que permaneça dessa forma. Ter alguém que entenda do assunto para motivar e aconselhar, como é o caso do coach esportivo, pode trazer resultados extraordinários para os atletas. Portanto, essa certificação permite um novo leque de opções para se trabalhar.

É possível utilizar os conhecimentos do coaching para treinar e motivar grupos de corrida, alunos individuais de ginástica, times de futebol e outros esportes e atletas de qualquer modalidade.

O coach, hoje, é um tipo de profissional importante na constituição de uma equipe de sucesso. Portanto, ser habilitado para essa função pode abrir portas essenciais para ter reconhecimento no mercado e aumentar os ganhos na sua área de atuação.

O curso de coaching esportivo pode ser enriquecedor para sua carreira e oferecer novos horizontes que vão além da preparação física. É importante lembrar que o coach e o treinador são profissionais distintos, o que comprova que há espaço para todos e que cada um pode desenvolver sua função, sempre com foco na melhoria dos resultados, como uma boa equipe deve ser.

E então, quer saber mais sobre o curso de coaching esportivo e tudo o que ele pode trazer para sua vida? Consulte-nos e comece agora mesmo a mudar sua carreira!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba tudo sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas todo mês!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This