Olheiro de futebol: conheça mais sobre essa profissão
Futebol

Olheiro de futebol: conheça mais sobre essa profissão

Escrito por Unisport Brasil

O mercado da bola está cada vez mais competitivo e acirrado e, por isso, os clubes estão investindo em ações que os tornem superiores aos adversários. O olheiro de futebol, nesse cenário, é um diferencial. Eles trabalham observando jogadores desde as categorias infantis e juniores até atletas profissionais, que sejam necessários para compor o plantel atual do time.

Essa profissão está em alta, atraindo muitos educadores físicos que estão em busca de novas oportunidades e desafios. Se esse é o seu caso, ou se você deseja saber mais sobre a profissão de olheiro de futebol, este post é para você!

Acompanhe e descubra tudo sobre esse nicho do mercado da bola, como funciona a profissão, as curiosidades do mercado, as novas tendências, os critérios utilizados para selecionar os craques e o que o profissional pode fazer para se destacar nessa área. Confira!

A profissão

A figura do olheiro é uma velha conhecida no universo do futebol, contudo, com o passar dos anos, essa profissão foi se modificando e ganhando novas características, mais desenvolvidas que as anteriores. Um olheiro de futebol não é mais aquela pessoa que fica sentada na arquibancada assistindo ao jogo ou ao treino e fazendo anotações em uma folha de papel. Ele é muito mais que isso.

O observador é o profissional responsável por descobrir novos talentos, que podem não estar introduzidos ainda no mercado da bola ― como aquelas crianças que brincam em pequenos clubes de suas cidades ― ou já serem jogadores experientes que se encaixam no perfil de atleta que algum clube está procurando naquele momento.

A escolha do atleta não é simples, no entanto, principalmente para aqueles jogadores de categorias de base e clubes pequenos, que são tratados como promessas. Para que o risco seja cada vez menor, é necessário que aconteçam diversas observações ao jogador, em diferentes cenários, como treinos, jogos e clássicos.

Nesse momento, todos os indicadores utilizados pelo olheiro são aplicados e analisados. Cada profissional tem a sua forma de quantificar a qualidade dos jogadores através dos seus próprios indicadores. Ele pode trabalhar com uma seleção de critérios próprios ou seguir aqueles definidos pelos clubes.

Um dos principais campeonatos para aqueles que desejam iniciar na profissão é a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que ocorre todos os anos. Ela é uma competição para atletas com menos de 20 anos em que participam inúmeros clubes de todo o Brasil e, algumas vezes, de fora do país.

A copa São Paulo costuma movimentar o mercado. Para se ter uma ideia do tamanho do campeonato, no ano de 2017 mais de 120 equipes participaram da disputa, que ocorre em diversas cidades do Brasil. Assim, essa é uma ótima oportunidade para o olheiro descobrir novos talentos e iniciar a sua carreira na profissão.

Muitos clubes, inclusive, costumam contratar olheiros chamados de freelancers para o campeonato, ou seja, que vão trabalhar para o clube somente no evento para o qual ele foi contratado.

Outro ponto importante com relação à profissão de olheiro é a remuneração. Antigamente, o profissional recebia em cima de cada jogador contratado após indicação. Porém, atualmente, além do salário fixo que parte de um mínimo de 3 a 5 mil reais, existem outras variáveis que determinam o ganho do profissional, como: aproveitamento do atleta nas partidas, transações futuras e número de convocações para seleções.

O olheiro e o executivo

Como dito no tópico anterior, a profissão de olheiro de futebol está se aperfeiçoando com o passar dos anos. Não basta apenas observar o atleta e afirmar que ele vai ser bom. Os executivos desejam receber relatórios completos de cada jogador, pois para eles, a compra e venda desses atletas é tratada como investimento.

Normalmente esses empresários querem saber dados específicos dos atletas, como qual a altura máxima que ele vai poder atingir, qual o peso e a gordura corporal, qual a sua pontuação nos diferentes testes de desempenho analisados e como é o seu condicionamento físico.

Para que o olheiro possa calcular o valor do jogador e afirmar ao executivo que ele é uma boa aposta e que, provavelmente, vai se destacar no meio da bola e gerar bons lucros ao empresário, são realizados inúmeros testes e protocolos. O atleta é submetido a exames detalhados sobre a sua saúde, a genética é analisada e o biotipo físico da família também entra no jogo.

Com a evolução do futebol e da fisiologia não são mais apenas a habilidade e o talento que contam. Os jogadores precisam ter o porte físico desejado pelo clube e estar dentro dos padrões que o time criou para a equipe. Por isso, a visão do olheiro precisa estar muito mais atenta a esses detalhes.

Os jogadores são investimentos caros e de alto risco, por isso é tão necessário que a observação de cada atleta seja realizada de maneira detalhada. Quanto mais o olheiro acertar, mais ele vai se destacar, fazer nome no mercado e ganhar confiança dos executivos.

Curiosidades sobre o mercado de trabalho

O mercado de trabalho está movimentado e é uma ótima oportunidade para aqueles que gostam de futebol, têm habilidades na área e compreendem taticamente o jogo. Muitas pessoas têm dúvidas a respeito desse mercado de trabalho. Dois questionamentos constantes, que serão respondidos logo abaixo, são: quem contrata o olheiro e quais as principais características que esse profissional deve ter.

Quem contrata um olheiro?

Clubes

Os clubes são os principais contratantes e interessados em ter bons olheiros em suas equipes. O primeiro contato do profissional com a equipe, na maioria das vezes, ocorre de maneira temporária. Isso porque os campeonatos de juniores e infantis, principais alvos de observação dos clubes, costumam ocorrer juntos e em determinados períodos do ano. Nessa época, então, o número de olheiros em cada equipe aumenta.

Essa é a principal porta de acesso dos olheiros para os clubes. Por isso, esse é o momento em que o profissional precisa de muita dedicação a fim de se destacar e oportunizar as chances de permanecer na equipe após o período temporário.

Os clubes, então, costumam ter a sua equipe própria que viaja muito e analisa torneios pelo Brasil e também em outros países. Cada equipe tem a sua própria filosofia e tática quanto ao número de olheiros, localidade onde realizam o trabalho e características que desejam que eles tenham.

Empresários

Além dos clubes de futebol, há ainda uma grande fatia de mercado interessada em encontrar jogadores talentosos: os empresários. Eles buscam investir em atletas que possuem boa qualidade e, possivelmente, trarão retornos financeiros em suas transações de compra e venda.

O olheiro descobre esses jogadores, repassa as informações aos empresários, e ganha uma porcentagem ou um valor acertado na negociação. O empresário, por sua vez, oferece todo o suporte que o atleta necessita até que ele chegue a um time de ponta e comece a se destacar.

Quais são as principais características dos olheiros?

A principal característica e qualidade de um olheiro de futebol é entender do esporte. Ele precisa saber como funciona o mundo da bola e como os acontecimentos se dão em uma equipe. O bom olheiro conhece um jogador talentoso observando o comportamento da equipe, antes mesmo de a bola rolar. Normalmente, esse atleta se destaca em meio ao time e possui um comportamento diferenciado, mas claro que, para confirmar as hipóteses, é necessário ver o jogador em campo.

Então aquelas pessoas que já estão inseridas no universo do futebol acabam levando vantagem em relação às outras. A grande maioria dos olheiros são ex-jogadores de futebol, treinadores das categorias de base ou profissionais formados em Educação Física que conviveram com atletas durante a sua formação e carreira.

O olheiro precisa ter um olhar focal, ou seja, ele necessariamente deve ser capaz de forcar no atleta que está observando, independente de como a equipe está no jogo. Muitas vezes, o melhor do mundo pode jogar quando criança no time da cidade que, em conjunto, não costuma ganhar de ninguém. Por isso, ser olheiro não é tão simples. É necessário ter muito talento para descobrir novos talentos.

O olheiro de futebol precisa ser capaz de analisar o comportamento do jogador também, ou seja, quais são as suas reações quando acerta e, principalmente, quando era. Se ele tem força de vontade, se se impõe diante do adversário e a sua habilidade com e sem a bola.

As características para que um profissional seja um olheiro são diversas, mas possuem algo em comum: ele necessariamente tem que estar introduzido ao mundo do futebol, fazer parte daquele universo e daquela cultura, seja como ex-jogador, ex-técnico de futebol ou professor de educação física no colégio e em escolinhas de futebol.

Os olheiros europeus

Os times europeus, que antigamente utilizavam os seus olheiros para trazer atletas já conhecidos, estão mudando os seus padrões. Os olheiros europeus têm como principal missão agora encontrar, em meio a tantos atletas que vão desistir da profissão no meio do caminho e que não darão certo no mundo da bola, um jogador que possua um diferencial e que tenha potencial para se tornar um profissional de sucesso.

Essa mudança expande o mercado dos olheiros, que passaram a acompanhar jogadores desde a categoria infantil até a idade adulta. Os clubes da Europa, assim, espalham esses profissionais em outros países como o Brasil, México e Coreia. E, mesmo havendo uma lei que proteja o clube de formação do atleta, em alguns casos, quando o talento é excepcional, o jogador acaba indo para o exterior cedo como convidado a ingressar nas categorias de base ou escolinha.

Fora isso, os clubes europeus, através das análises de dados mais avançadas do mundo, criam um extenso banco de dados com as informações e características de diversos atletas, aumentando as suas chances de realizar uma boa contratação.

Outro fator importante na atuação dos olheiros de futebol europeus, principalmente se forem buscar talentos em países como o Brasil, é a chance de contratar jogadores bons a um baixo custo. Normalmente, os clubes mandam os profissionais para observar os atletas de maneira discreta, porém não é difícil de percebê-los.

Na maioria das vezes eles estão sentados utilizando um caderno de anotações ou um computador, o que já os diferencia do restante da torcida. Contudo, apesar de serem facilmente identificados, em alguns casos eles negam que sejam observadores ou não revelam para qual equipe prestam serviços.

A nova tendência do olheiro virtual

A tecnologia está mudando diversos ramos de diferentes mercados, e com o esportivo não seria diferente. Ela está cada vez mais presente em programas e softwares desenvolvidos e destinados para se obter melhores resultados, tanto nos jogos com na busca por novos jogadores.

A tendência do olheiro virtual, então, está em alta. Esse profissional trabalha com o auxílio de um software criado para avaliar jogadores e encontrar talentos entre os inúmeros atletas analisados. O recurso torna-se importante uma vez que, diante de tantas opções de jogadores, é possível que seja realizada uma espécie de peneira eliminatória, para que a escolha e descoberta do craque possam ficar mais fáceis e certeiras.

No Brasil existe um sistema que foi criado especialmente para desenvolver esse papel. O software, que foi desenvolvido por pesquisadores paulistas, consegue identificar quais são os melhores jogadores de uma equipe, além de apontar quais são os pontos fortes e fracos de cada atleta.

O interessante da utilização do software é que ele faz uma análise imparcial, sem qualquer tipo de relação ou preferência. Para o estudo de performance de um futuro atleta, são avaliados seis indicadores dentro de quatro testes de desempenho que têm como finalidade quantificar o potencial físico e o nível de habilidade de cada jogador.

Chute

O chute de cada atleta é avaliado em um teste simples, onde ele recebe a bola e precisa acertar um local determinado.

Drible

O teste de habilidade e drible é realizado com a ajuda de pequenos cones. O jogador precisa contornar o material correndo e em zigue-zague.

Passe

Para avaliar a qualidade do passe, o atleta possui quatro tentativas de chutar a bola em direção a um alvo previamente estabelecido.

Condicionamento físico

O condicionamento físico de cada um é medido através de testes de corridas com distâncias diferenciadas e intercaladas.

A tecnologia não vem para substituir o olheiro, e sim para complementar e agregar valor ao trabalho. Os indicadores analisados servem para comparar as características dos jogadores, então um olheiro que observa um jogo, pode fazer uso do software para comparar todos os jogadores que ele considerou que se destacaram em uma partida.

Critérios para a escolha dos craques

Diante de tantos jogadores, o observador técnico precisa estabelecer quais serão os critérios utilizados para diferenciar um atleta de outro. Essa metodologia, no entanto, não é enfaixada, ou seja, ela muda de acordo com a realidade de cada clube, da idade dos atletas e do objetivo final do olheiro.

Normalmente, quando os jogadores que estão sendo observados pertencem à categoria infantil, os critérios para que algum deles se destaque em meio aos outros é a habilidade e o talento. Nessa hora o porte físico não conta muito, pois a criança ainda está em desenvolvimento.

Além disso, os clubes não costumam usar condicionamento físico como característica eliminatória ou seletiva na categoria infantil, visto que muitas crianças passam por dificuldades alimentares e que até chegaram à vida profissional, existe tempo suficiente para trabalhar essa área.

Já em categorias mais avançadas, o princípio inicial utilizado é que todos os jogadores são iguais. A partir do momento que um atleta faz jogadas diferentes e se destaca em meio aos outros, ele chama atenção do olheiro, que o convoca para um teste em separado. Esse momento é importante para verificar se o atleta é realmente habilidoso e consegue desenvolver jogadas novas, ou se teve sorte durante a observação.

A princípio, os critérios variam de equipe para equipe, mas existem alguns que são gerais. O goleiro, por exemplo, deve ser necessariamente alto. O atacante, por sua vez, precisa partir para cima, driblar, ser habilidoso e principalmente ter a capacidade de chutar a gol. Muitas vezes, o atleta faz toda a jogada, mas não finaliza, perdendo pontos nos indicativos de qualidade.

Os meias precisam jogar a bola para frente, ter uma boa inversão de bola, bom domínio e alguma habilidade. Uma característica muito importante que diferencia os meias é o uso das duas pernas. Aqueles jogadores que conseguem utilizar tanto a perna direita como a esquerda com bom equilíbrio e domínio, também ganham pontos.

A principal característica atribuída aos zagueiros é a altura. Os jogadores que atuam como defensores precisam ser altos para poder exercer a sua função de maneira mais completa. O olheiro de futebol já sabe, em média, qual a altura que um jogador precisa ter de acordo com a sua idade para ser um zagueiro alto.

Outra característica importante observada no zagueiro é em relação ao seu posicionamento. Aqueles que sabem onde devem estar durante a marcação e, principalmente, nas bolas paradas, levam vantagem.

É importante ressaltar que essas características são apenas indicativos de possíveis atletas de sucesso. Porém, se o jogador não tiver a grande maioria dos critérios avaliados pelo olheiro, mas possuir um talento incomum, ele pode ser selecionado.

Por isso, o papel do olheiro é tão importante. Através da observação e dos testes, ele consegue perceber se o jogador, mesmo não tendo todas as características desejáveis, é capaz de desenvolver aquelas que não estão presentes atualmente no seu futebol.

Cursos para a formação de olheiro de futebol

Mesmo que a pessoa venha do mundo da bola e conviva com o futebol durante muito tempo, seja por que é ex-profissional, ou por trabalhar com escolinhas, aperfeiçoar o conhecimento é nunca demais.

O mercado de olheiros é muito concorrido e só possuem chances aqueles que apresentam resultados positivos, caso contrário, é muito difícil ficar em algum clube de maneira permanente. Por isso, uma das ações para aumentar o sucesso é investir em capacitação.

O curso para formação de olheiros ensina todo o contexto em que o profissional vai estar inserido, desde a iniciação esportiva até os treinamentos em longo prazo. O olheiro de futebol aprende quais são as etapas que cada atleta vai passar em sua formação e, principalmente, sabe identificar em qual etapa o atleta que está sendo observado se encontra, assim fica mais fácil descobrir e quantificar o quanto ele ainda tem a evoluir.

Os cursos proporcionam, também, conhecimento a respeito do desenvolvimento biológico das crianças, informação fundamental para o olheiro. A partir da fisiologia e da genética, é possível medir e prever diversos fatores que influenciarão a formação de cada jogador.

Além disso, há também a questão de apoio social e familiar. Muitas vezes, o olheiro sozinho não sabe dimensionar como ocorre esse tipo de relação, apesar de ela ser muito importante para se perceber se o atleta terá problemas futuros de relacionamento ou se todas as suas capacidades são preservadas.

O meio social do qual o jogador vem e o relacionamento que mantém com a família são muito importantes e podem ser pontos-chave para a carreira alavancar ou se manter parada.

O curso, então, permite ao olheiro que aprenda diferentes indicadores que podem interferir no desenvolvimento e desempenho do futuro profissional, fazendo com que consiga ter uma base de dados melhor sobre cada jogador, resultando em uma escolha com mais chances de ser acertada.

A profissão de olheiro de futebol não é simples, mas, com certeza, é gratificante encontrar talentos e saber que você foi o profissional responsável pela descoberta. Para que se tenha sucesso, no entanto, é necessário que haja muita dedicação por parte do profissional.

A atualização a respeito das tecnologias e das novas características de atletas buscadas pelos clubes deve fazer parte da carreira do olheiro. Para se destacar e ter um bom lugar no mercado da bola, é necessário que o profissional seja de qualidade e que realize acertos a respeito dos atletas constantemente.

Se você curtiu a profissão, se especialize, se introduza no mundo da bola e busque cada vez mais conhecimento e informações. O mercado do olheiro de futebol só tende a crescer, faça parte dele você também! Realize o curso de detecção, seleção e promoção de talentos e turbine a sua carreira!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

25 comentários

  • MEU NOME E JAIR SOARES DE MENEZES ORO NO GAMA DF E GOSTARIA DE PARTICIPAR DE OLHEIRO DE FUTEBOL AQUI ONDE EU MORA A MENINOS QUE BATEM UM BOLAO COMO FAZER PARA ENTRAR EM CONTATO COM ALGUNS CLUBES AQUI A GRANDES TORNEIOS COMO FAZER S AQUI EM MINHA CASA HA MEU FILHO DE QUINZE ANOS ESTATURA DE 1METRO E 89 CM PINTA DE GOLEIRO TEM ESCOLINHA E MUITO MAIS EU CONHEÇO ADOLECENTE E GAROTOS QUE BATEM UM BOLAO COMO PARTICIPR DA SELEÇAO DE OLHEIRO COMO FAZER

  • Gostaria de esta trabalhando como olheiro .Onde fazer contato com para
    obter informação ou curso para se atualizar neste novo dizafio.
    OBS: FUI JOGADOR DE FUTEBOL.

      • Olá! Gostaria muito de trabalhar com isso. Entendo muito do jogo porque futebol sempre foi uma grande paixão. Sempre joguei futebol e fui um exímio torcedor de arquibancada.

        • Olá João, futuramente teremos um cursos de para Analistas de Desempenho que ajudará a realizar sua grande paixão.
          Abraço

  • Gostaria muito de ter a oportunidade de mostrar que sou muito bom em descobrir e reconhecer talentos no mundo do futebol, acredito que este curso possa contribuir com o que almejo conquistar.preciso de informações.

  • Boa tarde,gostaria de saber em como proceder para apresentar ao mundo da bola/e ou ao um clube os atletas de categoria sub 11 do município em que resido pois ha jogadores com habilidades e talentos é nítido o potencial e diferencial que eles tem, meu cunhado é ex jogador presenciou algumas competições e declarou que precisam de oportunidades.

  • Olá gostaria de me tornar olheiro já joguei nas categorias de base do SPFC, Cruzeiro e Atlético-PR conheço muitos jogadores bons tenho uma rica fonte de onde se revela grande joias.

  • Tenho 18 anos,pratico futsal e futebol desde 9 anos de idade,minha vida ate hoje e o esporte,sou ala,tenho 18 anos,altura 176 cm,sou cearense,moro em santa catarina,vontade muito de ser profissional,falta so oportunidade.tel 85987549819

  • Gostaria de contatos de clubes ou empresários para revelar-mos muitos crakes pois endetifico um bom atleta no ato obs: joguei muita bola vivo futebol

  • Ola, trabalho como treinador de categoria de base. Quando e onde vai ter o proximo curso de Olheiro? Desde ja muito obrigado,

  • Sou formado em educação física e Gostaria de saber informação sobre cursos de olheiro .

  • Boa noite!meu nome é nilcaeri Oliveira,gostaria muito de trabalhar com esportes.O que fazer para entrar nesse ramo de trabalho?

  • Boa noite, sou formado em Ed. Física, já fui jogador profissional e tenho um vasto conhecimento na área, estou no meio do futebol, conheço muitos talentos e sou muito observador. Gostaria de saber mais sobre o curso e estar nesse meio de olheiros.

    • Boa tarde Gabriel, tudo bem?
      Aqui é o André da Unisport, eu vi o seu comentário no nosso blog que e você tem interesse em fazer um curso na área.
      Temos um curso muito legal de Analise de Desempenho no Futebol com profissionais de alto gabarito com profissionais do Palmeiras, Corinthians e Flamengo.
      Além disso teremos uma parte pratica entre São Paulo e Corinthians no estádio do Morumbi
      Eu vou te mandar o link pra ver se você tem interesse nesse curso.
      https://www.unisportbrasil.com.br/cursos/3-curso–anlise-desempenho-futebol/163/

      Abraço
      André Stern

  • Ola meu nome angela tenho um filho Bruno Henrique moramos na irlanda a muitos anos ele fala inglês muito bem e tbm e ótimo em fotebol ele treinou 2anos em PATH2PRO Soccer Academy em Dublim irlanda gostaria de ter uma pessoa q acreditasse nele e ajudasse ele realizar o grande sonho obrigada

  • Parabéns pela materia , fico muito feliz pela dica , que materia rica de conhecimento !
    Em breve quero estar nessa profissão !

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This