Plano de carreira: como ir de preparador técnico a treinador?
Futebol

Plano de carreira: como ir de preparador técnico a treinador?

Escrito por Unisport Brasil

Antigamente, os esportes não eram como vemos na atualidade e não faziam parte de um plano de carreira. Algumas atividades vieram a se tornar esportes muitos anos depois, porque elas eram praticadas para a sobrevivência da espécie humana, como a caça e a corrida; e depois utilizadas nas guerras, como lutas e esgrima.

Por trás de todas as profissões existem bons mestres. Logo, isso não seria diferente no caso esportivo: todo bom atleta foi preparado por um excelente treinador.

Mas todo profissional da área de esporte precisa batalhar muito para alcançar esse lugar, pois é uma caminhada que exige bastante responsabilidade, dedicação, foco e estudo. Neste post, vamos trazer dicas para você ter um plano de carreira de sucesso e trilhar um caminho de preparador técnico a treinador. Continue a leitura e entenda!

Qual a importância da iniciativa esportiva?

O esporte é mais que ganhar méritos: ele é diretamente ligado a questões de saúde. Sua prática evita doenças cardiovasculares, sedentarismo e a obesidade infantil. A inicialização esportiva pode promover vários benefícios ao corpo e à mente, de crianças e adultos.

Quando um esporte é apresentado a uma criança, pode resultar em um plano de carreira. Essa criança pode vir a se tornar um grande atleta, mas a sua saúde, principalmente, terá uma qualidade muito maior quando comparada com a de pessoas que nunca tenham praticado alguma atividade na vida.

Por isso, se há o interesse em melhorar a qualidade do corpo e da mente, a iniciativa esportiva é de grande importância para o desempenho de futuros atletas, trazendo para o papel do treinador uma grande responsabilidade.

Plano de carreira: por que ser um treinador?

A resposta para essa questão é muito simples: a cada partida vencida, um esforço foi feito nos treinamentos. E esse esforço foi gerado pelo incentivo do treinador. Os maiores craques do mundo como o Messi ou Neymar chegaram a esse nível graças a alguém que se dedicou a treiná-los.

Pode ser que eles não estejam com o mesmo treinador desde o início da carreira, mas todos os que passaram por suas vidas ensinaram o que era necessário para que eles se tornassem bons profissionais.

Quando falamos de um treinador, não falamos somente da profissão em si. Falamos também de tudo que nela se envolve. Zagalo, por exemplo, foi um dos melhores treinadores da seleção brasileira. Para ele alcançar esse objetivo, investiu muito tempo e esforço dos jogadores, mas principalmente dele.

Os treinadores não recebem apenas craques, eles também precisam treinar aqueles que acabaram de começar. Moldar um jogador iniciante é como dar início a um livro com páginas em branco, e isso não é nada fácil! E é por isso que esse profissional é tão importante para o esporte.

Por que fazer um curso de iniciação esportiva?

No caso de um jogador, a especialização em iniciação esportiva tem como objetivo auxiliar o atleta a se envolver e entender melhor os termos técnicos e o porquê das posições determinadas pelos treinadores.

Além do esporte em si, o treinador também é responsável, mesmo que indiretamente, pelo desenvolvimento do seu aluno. No caso das crianças, ele estará ligado à maneira como aquelas crianças vão passar a se comportar. Isso envolve também o desenvolvimento psicológico, incentivando a competitividade nelas de forma saudável, o que se refletirá em sua conduta externa aos treinos e influenciará todas as pessoas que cercam esses alunos.

Logo, podemos concluir que ter essa responsabilidade nas mãos requer estudos e uma boa preparação. E, por isso, devem ser feitos os cursos profissionalizantes especializados em iniciativa esportiva.

Quais aspectos são mais importantes em seu plano de carreira

Para trilhar um caminho de sucesso, seguindo de preparador técnico a treinador, é preciso observar métodos e formas de alcançar seus objetivos. Veja a seguir:

Encontre um tutor

Primeiramente, é necessário que você escolha um excelente profissional. Tenha por perto pessoas influentes e acumule contatos importantes. Dessa forma, será mais fácil encontrar o tutor ideal para você. Mesmo que vocês tenham divergências de opiniões e pensamentos, aprender coisas diferentes poderá adicionar ensinamentos que podem ser muito relevantes no futuro.

Atenção com a saúde mental

Se você decidiu investir nessa profissão, saiba que não são apenas os seus alunos que terão modificações psicológicas. Por isso, é importante que você desenvolva a sua capacidade mental. Por melhor que você possa vir a ser, um bom treinador também perde, se frustra, chora, tem problemas pessoais e profissionais. A partir do momento em que você se torna um líder, pressões podem surgir, e você precisa estar com a mente preparada para isso.

Tenha iniciativa

Ter força de vontade é o seu primeiro passo, agora é a hora de ter garra para correr atrás do seu sonho. Conseguir que as pessoas enxerguem a sua vontade pode ser um pouco difícil se você não tiver iniciativa. Esforce-se o máximo, estude, mostre que você quer ser um treinador.

Desenvolva sua comunicação

Saber falar com as pessoas é uma dica importante para começar a expandir seu círculo social. Além de ajudar com os contatos profissionais, a comunicação é algo de grande importância para um profissional do futebol, por exemplo, pois é pela fala que você vai orientar os seus jogadores. Afinal, é com a comunicação certa que vão saber o que se passa na sua cabeça.

Expanda os seus conhecimentos

Sempre anote tudo o que você descobrir, pois essa é a principal forma de você aprender cada vez mais. Tire suas dúvidas com os “veteranos”, anote essas dúvidas e as respostas encontradas. Leia suas anotações todos os dias, escreva também sobre a sua forma de pensar, suas estratégias, planos… Reserve pelo menos 10 minutos do seu dia para ler essas anotações, principalmente durante o início desse caminho em prol do seu plano de carreira.

Organize-se

Tenha cuidado com os seus materiais de estudo. Para garantir esse cuidado, é importante que você estabeleça algum lugar para cada coisa: lápis, livros, revistas, papel, cadernos, anotações… Se preferir, mande um e-mail para si mesmo com suas anotações. Dessa forma, será mais difícil de perdê-las.

Junto a todas as informações e formação voltada para quem pretende se tornar um treinador, você precisará sempre primar pela ética esportiva, fortalecendo ainda mais o seu espírito de liderança.

Agora você já tem uma maior orientação para o seu plano de carreira e ser um treinador de muito sucesso! Quer saber mais sobre assuntos relacionados e ficar por dentro de diversas novidades do mundo esportivo? Então assine nossa newsletter!

 

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This