Processo de decisão: Aplicação do Ciclo de Boyd aos goleiros Processo de decisão: Aplicação do Ciclo de Boyd aos goleiros
Futebol

Processo de decisão: Aplicação do Ciclo de Boyd aos goleiros

Escrito por Unisport Brasil

Primeiramente, vamos apresentar o que é o ciclo de Boyd, é um processo de decisão que foi criado pelo piloto John Boyd , foi um resultado de uma vida de analises  de um piloto da força aérea americana. Boyd foi piloto na guerra da Coreia e, pode assim observar algo incomum no combate aéreo , na época os americanos utilizavam  os aviões F-86 Sabres, contra osMIG-15, de fabricação Russa, que eram bem superiores ao modelo americano. Essa análise inicial levou Boyd a uma série de estudos sobre tática de combate, estratégia e até novos modelos de combate.

Durante sua vida, organizou o que viria a ser conhecido como “ciclo de Boyd” ou ciclo O.O.D.A, ele percebeu que nosso pensamento funciona de maneira cíclica, em loops, fazemos isso centenas de vezes todos os dias.  A tomada de decisão de um goleiro  é primordial para uma boa defesa em geral, é fator critico de sucesso de qualquer jogador , desde o escalões de iniciação aos de alto rendimento, o jogo de futebol caracteriza-se pela sua dinâmica e complexidade resultante da interação entre os seus intervenientes num confronto entre duas equipes em sucessiva alternância de estados de elevada ordem, desordem, estabilidade e variedade.

É frequente ouvir torcedores e treinadores falar sobre o goleiro tomou a decisão errada ou duvidosa numa jogada do jogo prejudicando o seu time, como é evidente que  o processo de tomada de decisão é um exercício cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre varias alternativas, onde a dificuldade da decisão esta relacionada  a quantidade de opções que o goleiro tem naquele milésimo de segundos, alguns treinadores de goleiro colocam no seu processo de treino o ciclo de Boyd para tentar facilitar as decisões dos seus comandados.

O ciclo apresenta quatro fases de processo  de decisão: observar ,orientar, decidir e agir, trata num processo cujo objetivo é garantir vantagem sobre o adversário e tomar ações corretas, assim se aproximar do sucesso das decisões corretas.

    Fique por dentro de novidades da área esportiva!

    Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

    As fases do ciclo são as seguintes: 1) Observar- fase de recolha e de interpretação da informação recolhida; 2) Orientar- fase de confrontação da interpretação recolhida, 3) Decidir-fase de escolher as opções,  4) Agir- fase de implantar a decisão.

    Com essas fases estabelecidas e treinadas pelo o goleiro vai facilitar os diversos contextos em que o goleiro tem que intervir no jogo, como por exemplo: em situações de defesa na baliza, cruzamentos em bolas altas , 1x Goleiro e controle de profundidade, podemos citar um outro exemplo no cruzamento de bola alta  corresponde onde o goleiro tem que observar a zona de cruzamento, se orientar na baliza, decidir  se sai ou não e agir na situação que foi apresentada. Se o goleiro tiver uma qualidade de decisão no ato da jogada, poderá ter o sucesso adquirido pelos treinos do ciclo.

    Powered by Rock Convert

    Vamos criar uma situação de jogo para obter uma observação na prática : usar essa ferramenta para ter expectativas mais claras do processo, imaginemos uma situação de escanteio onde vamos observar vários fatores que irão acontecer ao mesmo tempo, vamos entrar num estado em que o goleiro passa a ter maior concentração , e partir dessa perspectiva  analisaremos como o jogador que vai bater na bola no escanteio se posiciona e qual o pé ele vai bater , o goleiro quer saber onde essa bola possa ir ou identificar as direções que ela possa tomar, a seguir vendo os jogadores ao seu redor principalmente do time adversário e atento aos seus comportamentos, mantem seu “radar” ligado para qualquer mudança de comportamento.

    Powered by Rock Convert

    A partir desse nível estratégico fica atento para a saída da bola, a observação exigirá concentração máxima,  preparando-se para fase de orientação que é a junção de estímulos cognitivos em fase de incerteza onde haverá o confronto de interpretação das informações recolhidas, isso pode ser em movimentações, posicionamento, comunicação e alteração de postura corporal do adversário.

    Sendo ações simples ou complexas onde o que importa é  estar sempre em uma posição de vantagem. Já na fase de decisão o goleiro  vai escolher a opção entre várias outras alternativas, como será que o goleiro pode agir ? Sair na bola ou ficar na baliza?  qual a decisão tomar? na última fase a de agir é onde irá sair das fases invisíveis e tornar numa ação visível, é onde o goleiro faz tudo o que foi planejado nas outras fases , se observou que a bola veio meia altura e está ideal para sair e segurar com as duas mãos,  agirá assim , porque já tinha antes feito as observações corretas.

    O processo do ciclo de Boyd bem treinado poderá dar a vantagem de decisões que muitas vezes é a chave de sucesso de um bom goleiro , fazendo que realize a AÇÃO adequada para cada situação do jogo, significa uma decisão correta.

    Este texto foi escrito pelo Arnoldo Luis Bergmann. Arnoldo é brasileiro, com formação em educação física e pós graduação em futebol e futsal, formação de treinador de futebol pelos sindicatos de treinadores de São Paulo (SITREFESP) e Rio Grande do Sul (STPERS). Atualmente é Team Manager pela federação portuguesa de futebol e em breve será Treinador de Futebol grau C da UEFA. Trabalhou em diversos clubes no Brasil na área da formação como a ULBRA (futsal) ; Flamengo- RJ, Cruzeiro – MG, Figueirense -SC , Juventude – RS, e atualmente, atua no Clube GD PENICHE de Portugal na temporada 19/20.

    Referências:

    Nelson Pereira, Miguel Miranda, Rui Vieira, As 1001 Decisões do Guarda Redes de futebol, ed. Prime Books, ,2019.

      Fique por dentro de novidades da área esportiva!

      Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas.

      Sobre o autor

      Unisport Brasil

      Deixar comentário.

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      Share This
      /* ]]> */