Saiba como fazer networking em evento esportivo
Aprendizado

Saiba como fazer networking em evento esportivo

Escrito por Unisport Brasil

Um evento esportivo pode ser uma excelente oportunidade para você estabelecer importantes contatos e se inteirar a respeito do que outras pessoas estão fazendo na área. Em tais ocasiões, procure se mostrar interessado naquilo que outras pessoas têm a dizer e não perca a oportunidade de aprender e dividir experiências.

Confira excelentes dicas que selecionamos para você fazer um networking de sucesso e, assim, aumentar sua credibilidade e reconhecimento junto ao mercado.

Mantenha o profissionalismo

Não se apresse em “adicionar” as pessoas em sua lista de amigos nas redes sociais: é de bom-tom esperar até que exista certo nível de relações pessoais antes de enviar convites nessas mídias.

Evite, também, realizar propostas de negócios: profissionais já estabelecidos no mercado consideram esses eventos como uma oportunidade de confraternização, então, foque em ser simpático e marcar presença de um modo mais leve e descontraído sem, no entanto, abandonar o profissionalismo ou deixar de lado seus objetivos.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Seja você mesmo

A participação em um evento esportivo pode ser tão relevante a ponto de representar um salto em sua carreira e na construção de influentes relacionamentos profissionais e, até mesmo, pessoais (se o networking for bem feito, é claro).

Se você não agir com ética e transparência, estará baseando esses novos relacionamentos em mentiras. Portanto, não tente ser a pessoa que você acha que os outros querem conhecer – seja genuíno!

O grande benefício de ser autêntico é que as pessoas com as quais você se conectar, vão permanecer ao seu lado durante toda a sua jornada profissional. Simplesmente por que gostaram de você por aquilo que realmente você é. É dessa forma que se fundamentam relações profícuas e duradouras!

Defina objetivos razoáveis

Ao participar de um evento esportivo, é preciso que você tenha definido claramente o que deseja fazer e quais são os seus objetivos.

Você pretende conhecer uma nova organização e acumular algumas informações sobre ela? Durante o evento, sua meta será conhecer cinco novas pessoas? Ou então buscará se aproximar e estabelecer conversação com duas pessoas específicas?

Esses são exemplos de objetivos razoáveis e, para defini-los adequadamente, será preciso um planejamento prévio a fim de ajustar suas linhas de ação.

Não tente fazer tudo de uma só vez

Comece interagindo com tantas pessoas quanto possível e, em seguida, comprometa-se apenas a algumas conforme o tempo passar. Lembre-se de que para atingir seus objetivos, você deve se tornar uma figura importante nesses eventos.

Isso não significa que você deva frequentar todos os eventos esportivos possíveis para fazer networking. Pelo contrário! O ideal é que se progrida a passos moderados e seguros e se evite tentar fazer tudo de uma só vez. Se você for, constantemente, a eventos nos quais ninguém o conheça, estará prestando um desserviço a si mesmo por se colocar na posição de ter que construir sua imagem do “zero” em cada evento.

Faça anotações rápidas

Quando você pedir o cartão de visita de alguém depois de ter uma boa conversa, anote informações pertinentes no verso do próprio cartão, logo após o término do evento. Isso vai ajudar você a não se esquecer de dados relevantes e a ser mais preciso em seu acompanhamento.

Apresente-se aos organizadores

Uma ótima maneira de conhecer mais sobre as organizações e pessoas envolvidas em um determinado evento esportivo é procurar os organizadores do mesmo e se apresentar. Eles poderão ajudar você a se colocar no caminho certo, além de apresentá-lo a líderes e outras pessoas importantes que também estarão presentes.

Trate todos como amigos

Você iria até um amigo, interromperia sua conversa, entregaria um cartão de visita e, depois, iria embora? Claro que não.

Trate os novos relacionamentos adquiridos através do networking como você trata os seus amigos mais queridos. Se você agir com educação e gentileza será mais fácil fortalecer a relação com seus contatos e a realização de novos negócios acontecerá naturalmente.

Elabore boas perguntas

A melhor forma de conhecer alguém é dirigir-lhe perguntas refletidas e bem elaboradas. É sempre melhor terminar uma conversa tendo permitido a seu interlocutor falar mais do que você. Além de fazer com que ele se sinta bem, isso dará a você a oportunidade de aprender mais sobre essa pessoa: esse conhecimento pode ser de grande valia no momento de planejar suas próximas ações de networking.

Compartilhe informações e recursos

Muitos são os profissionais que fazem networking de forma equivocada e se mostram astutos, desrespeitosos ou egoístas. Além do fato de atitudes dessa natureza não trazerem nenhum benefício, elas demonstram uma total falta de compreensão dos elementos principais das relações interpessoais.

As pessoas, de modo geral, são mais propensas a se relacionar com aqueles que consideram justos, respeitosos e altruístas. De modo que, ao fazer networking, você deve se mostrar disposto a compartilhar contatos e recursos com outras pessoas, de modo que vai receber, em troca, a ajuda que precisa.

Leve em consideração as redes de contatos de outras pessoas

Quando em contato com outras pessoas, lembre-se de que, ainda que elas não possam ajudá-lo diretamente, alguém em suas redes de contatos poderão. Sendo assim, pense bem antes de descartar qualquer relacionamento por julgá-lo pouco prático ou útil.

Conecte contatos com interesses semelhantes

Se você aproveita os eventos esportivos para, durante os diálogos, fazer boas perguntas e, ao mesmo tempo, sempre se coloca à disposição para ajudar os outros, você vai naturalmente começar a construir conexões entre seus interlocutores e outras pessoas em sua rede.

Ofereça-se para realizar essas conexões: talvez sejam duas pessoas que têm os mesmos interesses e poderão se beneficiar de um trabalho em conjunto, ou algum contato que esteja procurando os serviços que outro contato fornece.

Após essas apresentações, incentive ambas as partes a contarem os resultados dessas interações: se derem certo, seus contatos ficarão gratos a você e ansiosos para retribuir a gentileza e atenção despendida.

Fale com clareza e exatidão a respeito de suas pretensões profissionais

Quanto mais específico você puder ser a respeito daquilo que você faz e da forma como seus interlocutores podem ajudar (no caso de eles perguntarem, é claro), melhor será para a sua imagem e para a construção de networkings de sucesso.

Ao fazer networking em evento esportivo, você não deve deixar de mencionar o nome de algumas organizações ou empresas específicas para as quais você gostaria de trabalhar, deixando que seus contatos conheçam algumas de suas intenções profissionais. Afinal, nunca se sabe quando um deles vai ouvir a respeito de uma oportunidade e se lembrará de você, não é mesmo?

Gostou do artigo? Quais estratégias você coloca em prática para realizar um bom networking? Deixe um comentário contando para nós sua experiência!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This