Saiba como o curso de iniciação em esportes pode alavancar a carreira
Iniciação Esportiva

Saiba como o curso de iniciação em esportes pode alavancar a carreira

Escrito por Unisport Brasil

Alavancar a carreira é objetivo de profissionais das mais diversas áreas, como administração, engenharia, secretariado, informática e, claro, educação física!

Você concluiu as aulas e estágios, pegou seu diploma e trabalha há alguns anos, mas sente falta de ir além, de conseguir se destacar e alcançar objetivos mais altos. Para isso, a solução é (e sempre foi) a qualificação profissional, que pode ser elaborada de muitas formas, indo desde cursos pontuais como aplicabilidade das táticas de jogos até especializações como curso de iniciação em esporte.

Para te ajudar, trouxemos algumas explicações sobre o curso de iniciação em esportes e seus benefícios para a carreira. Dê uma olhada e vá longe!

Crescimento profissional

Além de outras habilidades, as empresas valorizam duas coisas em um funcionário: qualificação e atualização. Afinal, um trabalhador acomodado é sinônimo de uma equipe estagnada e uma empresa que não vai para frente.

Na área de educação física não é diferente, mesmo que a atuação varie de acordo com o profissional. Além disso, com a competição do mercado, é sempre bom se manter em destaque, com maiores chances de conseguir promoções, novas oportunidades ou mesmo recolocação.

Crescer como profissional te oferece um horizonte de possibilidades, com chances de trabalhar de acordo com seu plano de carreira ou sonho pessoal. É isso que o curso de iniciação em esporte vai oferecer: uma chance de criar possibilidades a partir dos seus oferecimentos e habilidades.

Em conjunto, há opções como:

  • cursos livres de extensão que vão além da área de formação, como: trabalho em equipe, gestão de conflitos e etc.;

  • atividades extracurriculares como trabalhos voluntários ou prática em esportes (que pode até contar no currículo);

  • cursos de idiomas;

  • cursos profissionalizantes, pós e MBAs.

Os cursos geralmente prezam pela atualização do profissional, ensinando novas metodologias, trabalhos e atividades para os dias atuais. Assim, além de se preparar para novos horizontes, o trabalhador passará a oferecer diferenciais em seu atual emprego.

Trabalho reconhecido

O reconhecimento é consequência da qualificação. Pense, por exemplo, em treinadores que reciclaram as formas de trabalho e atuação para, a partir disso, vencerem nos esportes, como:

  • Mano Menezes: com a rotina corrida (não estamos falando da época em que era técnico na seleção brasileira), Mano Menezes optou pelo curso de treinador nível 4 pela UEFA – União das Federações Europeias de Futebol, saindo da zona de conforto e agregando valor à sua carreira;

  • Dorival Júnior: mesmo depois de muitos fracassos, Dorival Júnior reconheceu a necessidade de se atualizar. Para isso, optou por pesquisar novas metodologias e testar formas de trabalho que, no final, renderam muitos frutos para o Peixe da Vila Belmiro;

  • Tite: claro que não podemos deixar de falar no Tite! Afinal, ele é um exemplo de profissional que busca se qualificar mesmo com inúmeros títulos e experiências. Um exemplo foi sua peregrinação na Europa para melhorar sua estratégia, entendendo um pouco mais sobre faltas e treinamentos ofensivos.

Se sente mais impelido à qualificação agora que viu grandes nomes como case de sucesso? Tente não se acomodar e corra atrás!

Currículo valorizado

Se você está buscando recolocação profissional, quer encontrar outro emprego ou pretende ocupar outra vaga, a qualificação com o curso de iniciação em esporte pode fazer uma diferença grande para seu currículo. Afinal, a teoria e prática contam muito nas áreas relacionadas ao esporte, então as especializações são fundamentais.

No curso, haverá a apresentação de conceitos essenciais para os dias de hoje, como:

  • fundamentos do modelo UniSport de Iniciação Esportiva;

  • características da Terceira Infância;

  • meninos vs meninas durante a Terceira Infância;

  • o desenvolvimento motor durante a infância;

  • aplicação do modelo UniSport de Iniciação Esportiva.

Se algumas dessas opções for o foco da vaga almejada, pode apostar que seu currículo estará em destaque quando comparado com profissionais sem a qualificação necessária!

Salário compatível

Geralmente, o salário não é o foco de profissionais que buscam se aprimorar, porém, é claro que com melhor currículo, habilidades desenvolvidas e aperfeiçoamento, o aumento de salário é uma consequência.

Lembre-se de considerar sua qualificação e diferencial no mercado quando for aceitar alguma vaga ou rediscutir sua posição atual. Todo o trabalhador deve ser reconhecido e valorizado, afinal, as horas de investimento trabalhando e estudando devem ser compensadas agora para um futuro mais cômodo e seguro.

Pesquise a média de mercado, converse com colegas de funções semelhantes e vá atrás dos seus direitos!

Networking “de peso”

O networking é sempre exaltado no mundo profissional, mas não pense que é exagero! Bons contatos ajudam a:

  • criar parcerias fortes para projetos futuros;

  • receber dicas sobre carreira, profissão e situações no trabalho;

  • entender como sua profissão é vista por fora e se há detalhes que poderia melhorar para alavancar sua carreira;

  • encontrar novas oportunidades de emprego ou mesmo opções que nunca pensou antes, como trabalhar como autônomo, iniciar sua academia ou dar aulas particulares.

Outra questão é o networking voltado para aprendizado. Separar cursos com aulas oferecidas por profissionais renomados ou trocar algumas ideias com colegas especialistas em determinada vertente da sua formação é uma oportunidade muito boa considerando a quantidade de dados de má qualidade presentes nos dias de hoje.

Invista em um networking renomado e encontre novas possibilidades!

Caminhos novos

Você pode ter dificuldade ao se imaginar daqui 3 anos no emprego atual. Ou ser totalmente inverso e não conseguir se enxergar fazendo outra coisa, porém, não por gostar do trabalho, mas por comodidade.

Um dos benefícios de se qualificar é entender as possíveis oportunidades. Com o curso de iniciação em esporte, por exemplo, o objetivo é oferecer a filosofia de trabalho sobre as áreas estratégicas para o desenvolvimento no esporte, um conteúdo que pode mostrar novos caminhos mais compatíveis com seus sonhos, habilidades, desejos de carreira e futuro profissional.

Pode parecer difícil e assustador pensar em outras opções e sair da sua zona de conforto, porém, ser ativo em uma área que oferece satisfação pessoal traz vantagens antes impensáveis, como:

  • motivação diária para trabalhar e, consequentemente, fazer as tarefas com maior qualidade e desempenho;

  • vontade de aprender e crescer como profissional, alavancando carreira e gerando bons resultados para sua imagem como trabalhador;

  • pensamentos positivos que levam a ideias novas como projetos, qualificações no exterior e possibilidades de crescer sempre.

Gostou de saber um pouco mais sobre os benefícios do curso de iniciação em esporte e a possibilidade de alavancar sua carreira? Então aproveite o pique e baixe nosso e-book com tudo o que você precisa saber sobre coaching esportivo!

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This