Saiba como ser um empreendedor de sucesso na área de educação física
Aprendizado

Saiba como ser um empreendedor de sucesso na área de educação física

Escrito por Unisport Brasil

Abrir o seu próprio negócio é uma das várias possibilidades que o profissional de educação física tem. Essa atividade aumenta a flexibilidade de salário e tempo, já que você é o responsável por cuidar da empresa e montar todo o seu planejamento. Contudo, como ser um empreendedor de sucesso nessa área?

Existem algumas habilidades que o profissional precisa desenvolver para trabalhar como autônomo. Ao mesmo tempo em que o empreendedorismo garante mais liberdade, ele pode comprometer a sua renda se não houver um conhecimento mais amplo do setor que deseja investir.

Separamos algumas dicas para você ter sucesso como empresário no ramo de esportes e educação física, além das características que são necessárias para isso. Continue a leitura!

Por que empreender na educação física?

O empreendedorismo pode ser visto de formas diferentes. Há profissionais que têm dificuldades para conseguir emprego e, por obrigação, encontram formas de ganhar dinheiro. Entretanto, há aqueles que, mesmo com uma carreira promissora, veem mais vantagem em abrir a sua empresa e ser o próprio chefe.

O dinheiro pode não ser o mesmo todos os meses na carteira, mas isso não é um ponto ruim. A independência financeira é a consequência natural para o empreendedor que consegue se organizar e montar um negócio lucrativo — o melhor é que, com a tecnologia, está mais fácil começar com pouco e alcançar muitos clientes.

Essa atividade também é nobre, porque consegue impactar na vida das pessoas. Todas as empresas que crescem e se tornam líderes de mercado começaram pequenas, mas enxergaram um caminho para resolver os problemas dos seus clientes e hoje estão consolidadas.

No fim, abrir o próprio negócio também pode ser um sonho realizado. É uma maneira de se provar e se destacar no mercado, ou seja, criar uma marca reconhecida e virar referência naquilo que faz. Para isso, será necessária muita dedicação para estudar e correr atrás das metas.

Como ser um empreendedor de sucesso nesse setor?

É essencial entender que o empreendedorismo não é uma trajetória mais fácil. Apesar de todos os benefícios, o índice de empresas que fecham nos primeiros anos de existência é grande — 25% não completam dois anos — e o ambiente de negócios brasileiro não é dos mais tranquilos, com muita burocracia e impostos.

Por isso, quem é formado em educação física e pretende trabalhar como autônomo deve desenvolver algumas habilidades importantes para conquistar clientes e ter sucesso na área. O fundamental é verificar as necessidades do mercado e aproveitar as oportunidades para oferecer um trabalho diferenciado.

Priorize capacitação e atualização

O conhecimento é o seu maior ativo. É com ele que você é capaz de se diferenciar no mercado e criar soluções inovadoras, o que chama a atenção para o seu trabalho. Os cursos de especialização são uma excelente forma de aprofundar os estudos e criar uma rede de contatos.

Lembre-se de que as ideias que você teve neste ano podem ser inovadoras agora, mas defasadas daqui a cinco anos. Ou seja, a atualização constante é a saída para adaptar a sua atividade à realidade da profissão e oferecer sempre a melhor experiência para o seu cliente.

Seja organizado

Um dos maiores problemas que as micro e pequenas empresas passam, nos seus primeiros anos, é a falta de gestão. É comum que o proprietário tenha excelência na área de atuação, mas encontre dificuldades para se organizar e acabe não chegando aos resultados esperados.

Planejamento é essencial. Se você sente que não está preparado para gerir o negócio, busque capacitação para entender como você deve atuar. O mesmo vale para o futuro, quando você tiver funcionários e precisar delegar as tarefas para administrar o ambiente de trabalho. Disciplina e responsabilidade são duas características importantes.

Foque em solução de problemas

Se você é um profissional novato no mercado, deve procurar formas de se destacar e ser visto pelos clientes. Quando você oferece um serviço igual ao que já existe, as chances de ser bem-sucedido são menores, porque a experiência dos seus concorrentes falará mais alto.

Por isso, uma dica é lembrar dos problemas que você percebeu na sua experiência na graduação ou nos primeiros trabalhos e pensar em como resolvê-los. É provável que eles sejam os mesmos de outras pessoas, que comprariam o seu produto se ele fosse bem desenvolvido.

Invista no marketing pessoal

Para um profissional autônomo, o marketing pessoal é uma necessidade para encontrar interessados nos seus serviços. Depois da popularização da internet, essa tarefa ficou mais fácil, porque não é preciso fazer anúncios nos jornais ou entregar panfletos para alcançar as pessoas.

Com as redes sociais, é possível criar um perfil comercial no Instagram e uma página profissional no LinkedIn, por exemplo. Por lá, você compartilha a sua rotina e os seus conhecimentos, o que atrai público e potenciais clientes para o seu negócio.

Seja resiliente

Mesmo que você tenha muito conhecimento na área e siga todo o planejamento corretamente, algumas pedras aparecerão no caminho. Como em qualquer empresa, você estará suscetível a erros, crises e problemas financeiros que podem atrasar o crescimento e acabar com as suas noites de sono.

Aqui, resiliência é uma palavra-chave. Não é bem-sucedido o empreendedor que não enfrenta dificuldades, mas sim aquele que tem a força de vontade para ultrapassá-las e sair mais forte do processo. Por isso, faça o máximo para não cometer erros, mas entenda que eles são parte da história.

Quais são as possibilidades de negócio nessa área?

A atuação mais conhecida dos profissionais de educação física como autônomos é a de personal trainer. A sua vantagem é que, pelos preços serem cobrados por hora, ele tem capacidade de ganhar mais do que o salário de professor nas academias. Para isso, é necessário prospectar clientes e desenvolver uma boa imagem no mercado.

Um novo nicho é o de coaching, que é uma atualização do personal. Além de montar as séries e auxiliar no treinamento, esse profissional também funciona como um motivador para que o seu cliente alcance os seus objetivos — seja emagrecer saudavelmente ou aumentar a massa muscular.

O ramo de franquias é uma opção interessante, porque o empreendedor investe em uma marca consolidada no mercado, com produto testado e aprovado. Existem opções de baixo custo que contam com o suporte da franqueadora e têm retorno rápido do capital — as academias de crossfit são um exemplo atual de negócio em alta.

Para quem deseja se especializar nos esportes, as escolinhas são buscadas pelos pais que desejam iniciar os seus filhos nas atividades físicas e melhorar a sua qualidade de vida. Além disso, existem as opções para a terceira idade que, com o envelhecimento da população, devem crescer nos próximos anos.

Esperamos que não tenham ficado dúvidas sobre como ser um empreendedor de sucesso. A área de educação tem muitos caminhos para o profissional seguir, mas é importante focar na capacitação e na atualização constante para enxergar as tendências do mercado e oferecer o melhor serviço para os seus clientes.

E aí, o que achou deste artigo? Curta a nossa página no Facebook e receba mais informações sobre a área esportiva.

Quer se tornar um especialista da área esportiva?

Assine e receba informações gratuitas sobre treinamentos e as melhores práticas esportivas!

Sobre o autor

Unisport Brasil

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share This