Saiba mais sobre a maratona aquática
Natação

Saiba mais sobre a maratona aquática

Escrito por Unisport Brasil

A preocupação com a vida saudável tem levado muitas pessoas a praticar exercícios físicos com regularidade. Dessa forma, os esportes vêm ganhando cada vez mais popularidade e adesão do público.

Nesse cenário, a Maratona Aquática tem atraído a atenção das pessoas. Essa atividade realizada no mar exige mais cautela e a observância de uma série de cuidados. Além disso, há o fator condicionamento físico, pois é preciso bastante preparo para suportar a intensidade do esforço feito.

Você é um educador físico e quer se especializar? Ou apenas tem interesse em começar a disputar essas provas, mas não sabe exatamente por onde começar?

Então, continue a leitura! Vamos apresentar as principais informações a respeito das Maratonas Aquáticas.

Em que consiste a Maratona Aquática?

A Maratona Aquática é uma modalidade de natação praticada em águas abertas, em mares, lagos ou rios. Ela é definida como um esporte de longas distâncias. Geralmente, o nadador precisa percorrer, pelo menos, dez quilômetros (total estipulado a ser feito nas últimas Olimpíadas de 2016).

Essa classe de esporte tem regras tradicionais semelhantes às que são adotadas na natação.

Essa espécie de natação tem origens antigas. Ela remonta à habilidade de sobrevivência do homem nos tempos pré-históricos e está relacionada com os primórdios da civilização. Os registros mais antigos remontam à Grécia Antiga, que previa a sua prática em águas abertas.

No mundo moderno, a documentação das Maratonas Aquáticas relata que elas foram inauguradas pelo nadador inglês Mattew Webb, em 1875. Esse militar atravessou o Canal da Mancha (cerca de 34 km) a nado e sem o uso de itens de segurança como boias salva-vidas. A partir daí, o esporte foi ganhando cada vez mais evidência.

Como se pode observar, as distâncias percorridas são longas e exigem um preparo físico e psicológico. Isso é alcançado por meio de um treinamento forte, uma alimentação adequada e a adoção de métodos de resistência intensivos.

Quais são as regras gerais?

As provas de Maratona Aquática são disputadas por vários nadadores que têm como objetivo completar todo o percurso até a faixa de chegada. Ganha quem conseguir chegar primeiro nadando toda a distância em menos tempo.

As Olimpíadas de 2016 permitiram que participassem 25 nadadores, em ambas as classes, feminina e masculina.

Assim como na piscina, todo o percurso da Maratona Aquática é demarcado por boias que ficam bem visíveis. Dessa maneira, o nadador tem um ponto de orientação ao longo de todo o caminho e não se sentirá perdido.

Há a participação de árbitros que observam de perto os participantes e cronometram o tempo feito por cada um, desde o ponto de largada até a placa de chegada. Eles ficam localizados em pontos estratégicos, como barcos e plataformas. Além disso, graças à tecnologia, os nadadores utilizam uma espécie de chip ou marcador no seu pulso que também faz a contagem do seu tempo.

Outra característica importante a ser mencionada é a temperatura da água. Ela deve ser medida pelos fiscais responsáveis antes da prova começar. Esse é um fator essencial, já que águas muito frias podem prejudicar o desempenho do atleta e causar hipotermia. O ideal é que ela oscile entre 16 a 31 graus Celsius.

Quais são os principais eventos existentes?

Existem diversos campeonatos nacionais e internacionais de Maratona Aquática. Cada um tem a liberdade de estabelecer suas regras e organizar seus eventos.

No campo internacional, esse dever fica a cargo da FINA (Federação Internacional de Natação), com sede em Lausanne, na Suíça. No Brasil, existem diversas organizações que representam o esporte, como a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos(CBDA), a Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) e diversas outras espalhadas em vários Estados do país.

O esporte foi representado na competição dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. As partidas aconteceram nas águas da famosa Praia de Copacabana e os candidatos às medalhas tiveram que percorrer a distância total de 10 quilômetros.

Por sua vez, o Circuito de Maratona Aquática é uma referência no esporte e acontece todos os anos, desde 1990, em várias cidades no Estado de São Paulo. São várias provas, divididas em quatro categorias: curta, média, longa e triátlon.

A modalidade também é representada no Campeonato Pan-Pacífico de Natação. Este ano, o evento ocorreu em Tóquio, no Japão. A competição estabelece que seja percorrido um percurso de 10 quilômetros.

Quais são as melhores dicas de treinamento?

Apresentamos agora algumas dicas de como treinar para o esporte de forma mais eficiente.

Use roupas próprias

É importante usar as roupas especialmente desenvolvidas para a prática de esportes na água. Assim, é fundamental o uso de vestimentas confeccionadas com material de neoprene, pois além de ajudarem na flutuação, mantêm o corpo aquecido e evitam que o organismo sofra em caso de oscilações de temperatura muito fortes.

Também não se pode esquecer dos óculos que ajudam a proteger os olhos do sal da água e dos raios solares.

Nade com cuidado

Tenha cautela enquanto estiver nadando. Vá pegando velocidade aos poucos, de maneira progressiva. A fisiologia recomenda evitar fazer movimentos bruscos para não ocorrer torção nos membros, principalmente nos joelhos.

Além disso, tente não tocar nos concorrentes e nem deixe que eles esbarrem em você de propósito. Como não existem raias separando os competidores, o contato físico costuma ser muito maior.

Treine a respiração

A respiração é um fator crucial para conseguir um bom desempenho nas provas. Faça exercícios diários para treinar o pulmão e o diafragma a suportarem alguns períodos de tempo sem receber oxigênio do ambiente externo. Além disso, o esporte exige a respiração bilateral, contudo, muitos nadadores estão acostumados a virar para um lado apenas. Por isso, vá se acostumando com as regras e busque respirar para ambos os lados.

Trabalhe o campo de visão

‎Deve ser feito o treinamento do levantamento de cabeça frontal. Esse método é exigido nas provas e é essencial para localizar um ponto de orientação corretamente.

Levante apenas o suficiente para os olhos saírem da água e você conseguir se localizar. Da mesma forma, evite respirar nesse momento para não criar mais atrito com a água. Deixe para fazer isso quando virar a cabeça para as laterais.

Treine a técnica que será usada na prova

Você pode usar uma técnica na prova, como uma braçada mais longa, para tentar aumentar a velocidade. O importante é testar tudo antes para ter a certeza de que elas vão funcionar e o seu desempenho poderá ser melhor.

Quais são os equipamentos exigidos para a prática desse esporte?

A prática da Maratona Aquática requer praticamente os mesmos equipamentos usados para a natação. Confira:

  • óculos, de preferência com ampla visão e espelhados;
  • touca de cabelo para evitar atritos;
  • Pull Buoy/Flutuador;
  • nadadeiras;
  • palmar;
  • elástico estacionário etc.

A Maratona Aquática tem muitas semelhanças com a natação, já que ambas são praticadas na água. Contudo, existem várias diferenças. Por isso, se você é um competidor em piscinas e está interessado em migrar para essa nova modalidade, precisa se dedicar e criar uma boa resistência física. Experimente! Esse esporte só tem benefícios a proporcionar para a sua vida!

Você já conhecia a Maratona Aquática? Tem vontade de praticar esse esporte? Deixe um comentário abaixo para a gente saber!

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